quarta-feira, 16 de maio de 2018

Instrumento bem regulado é outra coisa


Já ouvi sobre muitas pessoas que desistiram de tocar violão por achar as cordas duras demais e não conseguir fazer as pestanas. Isso ocorre na maioria das vezes por falta de uma regulagem básica no instrumento. Eu mesmo sofri durante alguns anos com as cordas muito altas do meu primeiro violão. Foi aí que eu mesmo fiz uma regulagem nele e melhorou bastante. Eu tentei fazer uma regulagem também na minha guitarra e ficou bem meia-boca, sendo que baixei demais o nut (pestana) e tive que trocar por outro. No fim das contas, levei minha guitarra e meu baixo para o luthier e o resultado final ficou excelente. Hoje, minha guitarra e meu baixo estão sem chiados, com a ação das cordas baixa, sem trastejamento e bastante confortáveis para tocar. A diferença para o que estava antes é muito impressionante. Para se ter uma ideia, as cordas 0.10 da guitarra estão mais confortáveis de tocar que as 0.09 quando ela estava desregulada. É por isso que todo instrumento de cordas novo deve ser regulado por um profissional.
O aprendizado se torna muito mais prazeroso quando extraímos todo o potencial de tocabilidade que o instrumento que está em nossas mãos tem para nos oferecer. Então o negócio é fazer a regulagem e ser feliz.

0 comentários:

Postar um comentário