sábado, 12 de dezembro de 2020

CyberFlop 2077


 
Cyberpunk 2077, um dos jogos mais aguardados da história, chegou e o que vimos foi uma verdadeira tragédia. Um festival de crashes, bugs, glitches, má otimização, texturas horríveis, fps baixo, falta de dublagem em português e muita reclamação dos gamers. A versão do PC, apesar dos incontáveis problemas, foi a menos problemática. Mas a bronca séria mesmo foi nos consoles bases (Playstation 4 e XBOX One). O game parecia um pré-alpha produzido de qualquer jeito nos consoles da geração passada, tornando a experiência tão ruim que muitas pessoas desistiram de jogá-lo e chegaram a pedir reembolso. A coisa foi tão feia que as ações da CD Projekt Red, produtora do game, cairam em 20%. Enfim, nunca se viram tantos problemas no lançamento de um game que claramente precisava de mais tempo para ser otimizado e polido. 

Gráficos do PS4 no lançamento do game.

Quem jogou The Witcher 3 (último jogo produzido pela CD Projekt, em 2015) no lançamento teve que encarar muitos bugs e problemas também. Mas o caso do Cyberpunk foi muito pior, porque o game não dura nem 10 segundos sequer sem aparecer um bug ou problema técnico nos consoles base. A ambição da CD Projekt foi grande demais em produzir um game tão grande e complexo para tantas plataformas diferentes ao memo tempo. Esse game tinha que ter saído apenas para PC e para as gerações atuais, mas na ganância de vender mais jogos, tentaram produzir também para a geração passada um jogo que claramente não tinha condições de rodar direito nela. E com o tempo apertado para lançar o game, aí que as coisas saíram mais feias ainda. Eu acredito que pelo profissionalismo e pelo histórico da empresa, nós teremos, sim, um jogo melhor daqui a uns seis meses após vários patches de correção. Mas por hora, está praticamente impossível desfrutar de uma experiência bacana com um jogo tão mal acabado.

É rir para não chorar.

A minha experiência com o game não foi nada boa. Eu tentei jogar no PC, mas como eu uso o Windows 7, o jogo fechou sozinho dezenas e dezenas de vezes. A CD Projekt esqueceu de colocar nos requisitos para PC que o game necessita do Directx 12 para rodar. E o Directx 12 é nativo apenas do Windows 10. Ele só funciona no Windows 7 na base da gambiarra que eu até tentei fazer, mas que não resolveu o problema dos crashes. Fora que mesmo rodando com os drivers de vídeo mais recentes, a 720p e com tudo no low, o game ficava a maior parte do tempo abaixo dos 30 fps. Sem mencionar, claro, os bugs de tudo quanto é tipo que eu vi e que atrapalhavam a imersão. Joguei uma vez só, por cerca de 2 horas como Street Kid, e apesar de ter gostado do prólogo e da dublagem em português brasileiro, não achei a jogabilidade muito intuitiva e os menus do inventário me pareceram confusos. Como o jogo continuou dando problemas e crashando, achei melhor desinstalá-lo e só voltar a jogá-lo depois que ele tiver recebido vários patches e updates de correção que tornem o game estável.

0 comentários:

Postar um comentário