terça-feira, 31 de agosto de 2021

Jogos da minha vida #9: Sonic 3 & Knuckles


O ano era 1994. Eu era fã absoluto do Sonic e já tinha os cartuchos do Sonic 1 e do Sonic 2 para o meu Mega Drive. Foi aí que vi num anúncio do SBT a propaganda do novíssimo Sonic 3. Bastou aquilo para eu ficar desesperado para por as mãos naquela fita. Por sorte, como estava perto do meu aniversário, acabei ganhando o cartucho do game no meu niver de 11 anos. E aí foi só alegria. Mas como alegria de pobre dura pouco, pouco tempo depois, o cartucho do jogo deu algum problema bizarro e nunca mais voltou a funcionar. Não foi possível trocar o game porque a loja que o vendeu também havia falido poucos dias depois da compra. E aí então fiquei um tempão louco para voltar a jogar o game que eu sequer havia zerado. Foi aí que veio 1995 e ganhei de natal o Sonic & Knuckles. O game era muito parecido com o Sonic 3, sendo que ele trazia duas novidades. A primeira é que o Knuckles retornou como personagem jogável e a segunda é que o cartucho tinha um encaixe em cima dele para acoplar com os Sonic 2 e 3. O S&K foi um game que joguei bastante, mas que não era tão bom quando o Sonic 3. O tempo passou mais um pouco e eu só voltei a jogar o Sonic 3 em meados de 1997 quando aluguei numa locadora antiga, numa tacada só, o Sonic 3, o Streets of Rage 3 e o Ultimate Mortal Kombat 3. Aluguei numa sexta-feira para devolver na segunda-feira, mas acabei ficando quase uma semana com os cartuchos. Paguei uma pequena multa pelo atraso, mas joguei o suficiente para matar a minha saudade e conhecer o fabuloso game Sonic 3 & Knuckles que ocorria quando se conectava o Sonic 3 ao meu Sonic & Knuckles. Depois disso, só voltei a jogar esses games sensacionais juntos em 2004 num emulador.

Modo lock-on ativado entre os cartuchos.

Sobre o game
Sonic 3 & Knuckles seria, na verdade, um jogo só que acabou saindo dividido em dois cartuchos separados por motivos de atraso na produção. Então o S&K era, na verdade, um Sonic 3 parte 2. De novidades em relação ao Sonic 2, no Sonic 3 agora tínhamos o fato de que Tails podia voar quando controlado; houve a estreia de um personagem novo, o Knuckles; a introdução de power ups novos (raio, fogo e bolha) com que o Sonic conseguia interagir com um pulo duplo; novos bonus stages; fases maiores e mais dinâmicas; cutscenes de transição entre as fases; bateria para salvar o progresso, modo competition e músicas incríveis: as melhores da história do Mega Drive. Já no Sonic 3 & Knuckles em modo lock-on, tínhamos, além das sete esmeraldas normais, as sete grandes esmeraldas; o super Tails, e os Hiper Sonic e Hiper Knuckles. Além disso, tínhamos um número recorde de fases, 14 ao total, incluindo aí uma fase extra secreta (Doomsday Zone) com o final verdadeiro caso pegássemos todas as 14 esmeraldas. Outro grande diferencial deste game é que ele tinha uma história legalzinha de pano de fundo. Era uma história simples, onde Robotnik enganou o Knuckles para roubar a grande esmeralda (Master Emerald) que mantinha a Angel Island segura. Então Sonic, Tails e Knuckles se uniram na luta contra o big boss para recuperar a esmeralda.

O colorido vivo deste game era muito bonito.

Como este game marcou a minha vida
Sonic 3 & Knuckles foi, de longe, o melhor game da história do Mega Drive. Ele fechou a saga do Sonic no console com chave de ouro. Os gráficos eram belíssimos para época, as músicas – que tiveram participação secreta em sua composição do astro Michael Jackson – eram maravilhosas e o desafio estava na medida com aquela velha e simples jogabilidade dos games do porco-espinho azul. A única coisa que me tirou do sério neste game foi um maldito barril que tinha na Carnival Night Zone que eu demorei muito tempo para descobrir como se passava. Tirando isso, eu considero o jogo simplesmente perfeito. Lembro que eu tinha ficado tão craque nele que sempre o zerava pegando todas as 14 esmeraldas e mais de cem vidas (sem contar os continues). Aliás, nem sem dizer quantas vezes já finalizei esse jogo até hoje tamanha foi minha paixão por ele. Lembro que quando eu ia para escola, ficava fazendo desenhos do Sonic no caderno durante as aulas chatas e cantava no pensamento a trilha sonora inteira do game. Era mais que paixão, era amor mesmo. Tanto é que sofri por anos quando o meu Sonic 3 quebrou e tive momentos de êxtase quando pude rejogá-lo. S&K foi a prova de que podemos nos apaixonar por jogos de videogame também, a ponto de perder o sono, perder o apetite e sonhar acordado.


Os games do Sonic, em especial este aqui, foram parte indissociável da minha infância e adolescência. S3&K, especificamente, foi um jogo que superou as minhas expectativas e entrou definitivamente na galeria dos melhores que joguei até hoje. Existe uma versão Complete Edition (uma hack rom) deste game criada por fãs cuja análise mais detalhada foi feita no site Alvanista. Se você nunca jogou este game, recomendo que se dê uma chance de desfrutar da maior obra-prima produzida para o 16 bits da Sega.

0 comentários:

Postar um comentário