sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Copa do mundo do Brasil


Desde criança que eu sonho em ver uma Copa do Mundo de Futebol aqui na Terra do samba. Além do prestígio de sediar um evento desse porte, ainda teremos a chance de ver um jogo de Copa do Mundo bem pertinho da nossa casa. Não precisaremos gastar nada com viagens, com hospedagem e nem com guias turísticos ou tradutores: basta ter o ingresso na mão. Isso sem mencionar os empregos diretos e indiretos, o aumento do turismo e a circulação de dinheiro que esse evento vai trazer para o Brasil.
O meu medo com relação a essa Copa é de que tenhamos caos aéreo nos aeroportos, problemas de transportes nos dias dos jogos, alagamentos em dias de chuva e surtos de assaltos a turistas pra todos os lados. Isso tudo pode ser um motivo de vergonha e de descrédito estrangeiro no nosso país.

O Maracanã só receberá a seleção brasileira na final; se receber...

Mas se tem uma coisa que eu achei realmente desorganizada foi a tabela dos jogos da Copa. Para começar, teremos uma quantidade abusiva de viagens para as delegações. O cabeça de chave do grupo D, por exemplo, vai estrear em Fortaleza, depois vai para São Paulo fazer o segundo jogo e vai finalizar a primeira fase jogando em Natal. As distâncias percorridas serão enormes e desnecessárias. Os grupos, ou chaves, deveriam ser organizados por região para evitar essas viagens longas e cansativas.

De onde veio a ideia da logomarca da Copa

Outra coisa que chamou a minha atenção foi a sacanagem que fizeram com a cidade de Curitiba-PR. A capital paranaense terá apenas quatro jogos, todos eles na primeira fase. E a única seleção cabeça-de-chave que vai jogar em Curitiba vai jogar no mesmo dia e na mesma hora do jogo do Brasil, no dia 23 de Junho. E o que me causa estranhamento nisso tudo é que Curitiba é uma das cidades com melhor infra-estrutura e melhor desenvolvimento humano do país.
Enquanto isso, a cidade de Fortaleza terá 6 jogos da Copa, sendo dois jogos da seleção brasileira. Se nem o Rio de Janeiro terá dois jogos do Brasil, então por que Fortaleza terá dois jogos? Segundo fontes mais ou menos confiáveis, o que se diz é que o estádio do Castelão será um dos mais modernos do país e terá uma capacidade para mais de 60 mil torcedores (capacidade mínima exigida para ter jogos da seleção brasileira). Além disso, há a questão das obras bastante adiantadas na cidade e também uma amizade notável entre Ciro Gomes e Ricardo Teixeira, o que deve ter influenciado bastante na preferência pela capital cearense.

Claro que não seria possível agradar a todo mundo, mas essa tabela da Copa foi visivelmente manipulada por fatores políticos.

Esse logo, sim, ficou bacana

0 comentários:

Postar um comentário