terça-feira, 15 de novembro de 2011

Curiosidades sobre os alienígenas


Poucos assuntos exercem tanto fascínio em nossas mentes quanto imaginar como são e onde vivem os seres extraterrestres. Para apimentar essa discussão, resolvi levantar algumas das questões mais comuns envolvendo seres alienígenas. Antes de responder a essas questões, gostaria de adiantar que qualquer coisa que se diga por aí a respeito dos alienígenas não passa de mera especulação e exercício de imaginação baseado na vida como conhecemos.

Em que planeta os Ets vivem?
Essa é uma questão interessante, porque ela parte da premissa de que os ets se originaram em algum lugar do universo semelhante ao que vivemos: um planeta telúrico. Vejo isso como uma hipótese perfeitamente racional, pois se a vida existe aqui, o que poderia impedir que ela se desenvolvesse de forma semelhante em outros planetas parecidos? Se os ets tiverem uma estrutura molecular baseada no carbono, como ocorre com os seres vivos da Terra, então é provável que o planeta de origem dos ets seja bem parecido com o nosso. Por isso, acredito que o planeta natal de possíveis seres extraterrestres tenha muitas semelhanças estruturais com a Terra. Porém, se tomarmos como exemplo o fato de que a colonização espacial é um fenômeno comum em civilizações mais avançadas, possivelmente, os ets devem viver em mais de um planeta. E onde estão estes planetas? Estamos procurando e escutando o universo em busca deles.


Os OVNIS são discos voadores?
Poucas coisas nesse mundo provocam tanta histeria coletiva quanto luzes em ziguezague no céu. E a alegação mais comum é que tais luzes são naves pilotadas por seres de outros planetas. Essa crença é popular exatamente pelo fato de não conhecermos e de não sabermos ao certo o que são tais luzes naquele momento. Porém, quando analisa-se com cautela as tais luzes e descobre-se que elas são apenas aeronaves, aves, balões, fenômenos naturais, fraudes ou cometas, ninguém continua a supor que tais luzes sejam de origem extraterrestre - isso porque, nesse caso, temos certeza do que se tratam as luzes. É a dúvida e a necessidade de respostas imediatas que faz com que as pessoas pensem que aquilo é algo de outro mundo, mesmo sem ter certeza do que se trata. É claro que existem alguns casos do gênero que ainda não possuem uma explicação - mas isso não é a prova de que aquilo é algo de outro mundo. O ato de não termos certeza de algo é a prova de que não sabemos do que aquilo se trata - e não o contrário: a prova de que é o que queremos que seja.

Os Ets estão nos visitando?
Não há uma única evidência física, material ou fotográfica de que seres alienígenas estejam aqui nos visitando, nos abduzindo ou nos espionando. Os ets realmente seriam muito imprudentes se investissem tão alto em viagens espaciais apenas para sequestrar um ou outro terráqueo, tendo tantas coisas alternativas para serem estudadas e analisadas na Terra e no sistema solar.

Que religião os Ets seguem?

Qual seria a religião dos Ets?
A religião nasceu dentro de um contexto social visto exclusivamente na espécie humana. As religiões, de um modo geral, surgem baseadas em laços de poder, submissão ao líder e medo do desconhecido. Não é possível afirmar se os extraterrestres evoluíram acreditando que tudo foi criado por algum alien superior ou se eles são, simplesmente, indiferentes ao conceito de um deus. Acho pouco provável que alguma civilização alienígena saia pela galáxia espalhando a palavra do seu deus - algo que vemos de forma caricaturada no game Spore, com relação às civilizações fanáticas que querem converter todos os outros seres do universo a seguir o seu deus, o Spode. Acredito que pelo fato da ciência impulsionar a exploração do espaço, certamente os ets terão mais motivos para acreditar na ciência que numa ideologia baseada em dogmas e verdades absolutas.

Como os Ets se reproduzem?
Essa questão é uma incógnita. Não sabemos como a vida se desenvolve em condições diferentes da Terra, por isso, não há como saber como ocorre a reprodução alienígena. Porém, acredito que os meios de reprodução assexuada não contribuam muito para a variabilidade, adaptação e sobrevivência de uma espécie. Por essa razão, se os ets forem seres complexos, eles devem ter algum meio de trocar material genético que pode se parecer muito com um acasalamento. Ou eles podem ainda se reproduzir de forma mais exótica, como, por exemplo, havendo uma espécie de fecundação coletiva onde vários gametas de vários seres se unam para formar um novo ser. Agora, se a tecnologia desses ets tiver atingido um nível muito alto, talvez eles tenham alcançado a imortalidade e não precisem mais se reproduzir - ou, se a reprodução ainda for necessária, eles poderiam utilizar algum tipo de engenharia genética de alto nível.

Aliens se acasalariam com humanos?

Os seres extraterrestres estão misturando seus genes com os genes humanos?
A incoerência dessa questão está no fato de que se os ets que nos visitarem, eles serão, por lógica, mais evoluídos que nós. Não faz sentido que eles queiram misturar os seus genes com os de primatas falantes recém saídos das cavernas de um outro planeta. Essa hipótese realmente não faz nenhum sentido. E aqueles que alegam isso devem se lembrar que alegações extraordinárias exigem evidências extraordinárias.

Que tipo de dieta os ets seguem?
Vejo em alguns filmes sobre aliens algumas afirmações de que os ets são vegetarianos por esse tipo de dieta ser considerada mais saudável. Acho essa hipótese uma bobagem falaciosa. Não conhecemos o ecossistema de outros planetas e não sabemos o que exatamente os ets comem. Se a cadeia alimentar de outros planetas seguir as mesmas regras da Terra e os ets forem mais complexos que árvores, com certeza eles se alimentam de outros seres vivos. Todos os animais do nosso planeta se alimentam de alguma forma de vida preexistente, seja ela animal ou vegetal. Uma hipótese possível é que os aliens se alimentem de comida artificial criada em laboratório. Essa hipótese é válida se os ets dominarem técnicas de engenharia molecular para produzir proteínas e carboidratos que sejam 99% saudáveis.

Um Et carnívoro caçando a sua presa

Como será o nosso primeiro contato oficial com os seres extraterrestres?
Acredito em duas hipóteses: ou os ets enviarão sondas robóticas até a Terra; ou enviarão transmissões de rádio semelhantes a Mensagem de Arecibo. A hipótese deles virem pessoalmente até aqui é muito improvável de acontecer, porque a Terra é um planeta lindo e perfeito para nós, mas para seres que vivem em outra gravidade, sob outra pressão atmosférica e respirando outros gases, a Terra pode ser um lugar impossível de se viver.

Teríamos um contato pacífico com os Ets?

Será que existe uma comunidade galáctica entre as diversas raças de Ets inteligentes?
A resposta para essa pergunta é inteiramente baseada em achismos. Não sabemos ainda se há vida fora da Terra para supor isso. Mas e se houver vida inteligente fora da Terra e também diferentes raças de ets inteligentes nos vários planetas habitáveis, a hipótese de haver uma espécie de ONU galáctica é algo que faz algum sentido. O grande problema na interação entre as diversas raças alienígenas entre si está no idioma. Como eles poderiam se comunicar uns com os outros? Mundos diferentes, seres diferentes, tecnologias diferentes... Tudo isso contribui seriamente para haver pouco entendimento entre as criaturas. Muito embora a troca de conhecimento entre diversas raças de ets possa contribuir para um avanço científico coletivo de um modo quase inimaginável.

Guerra entre alienígenas no game Spore

Guerras nas estrelas são possíveis entre os Ets?
Diferentemente do que a ficção normalmente expõe, acredito que guerras nas estrelas são improváveis. Isso por uma razão muito simples: porque uma civilização sempre estará muito mais avançada tecnologicamente em relação a outra. A civilização alienígena mais avançada irá massacrar a que se opor a ela. Seria mais ou menos como um bando de homens das cavernas tentando lutar contra aviões de guerra. Citando mais uma vez o game Spore, vemos isso ocorrer claramente com relação aos Grox, que são a civilização mais antiga e avançada tecnologicamente da galáxia do game. Nenhuma civilização enfrenta os Grox porque sabe que é suicídio enfrentar um adversário com tão alta tecnologia.

Abaixo, a primeira parte da série Alien Planet, do Discovery Channel, que explora um mundo alienígena fictício, explificando como poderia ser o nosso primeiro contato com seres extraterrestres.



Para saber mais:
Como são os Ets fisicamente?

0 comentários:

Postar um comentário