quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Tecnolgia do futuro


Se perguntássemos ao polímata Leonardo da Vinci, no ano de 1500 d.C, como ele imaginaria o mundo 500 anos depois, provavelmente, ele erraria feio no palpite. Mesmo para um bom futurólogo como o Da Vinci, era inimaginável para ele e para as pessoas daquela época pensar em coisas como satélites artificiais, GPS, internet, armas nucleares, viagens à Lua, etc. Com relação aos dias atuais, penso o mesmo. Acredito que ninguém consegue ter uma ideia muito clara de como estará o mundo daqui a 500 anos ou mais. Podemos supor apenas eventos que podem ocorrer, no máximo, daqui a algumas décadas. Talvez, vejamos nesse século coisas como a ascensão política de alguns países em desenvolvimento, ou a cura de doenças como a aids, ou mesmo um videogame controlado apenas pela força do pensamento. Porém, daqui a muitos séculos no futuro, fica difícil imaginar como estarão vivendo os nossos descendentes.

Mas pelo bem da argumentação, vou supor algumas cosias que acredito que ocorrerão dentro dos próximos 500 anos a nível tecnológico. As suposições se baseiam no fato da nossa tecnologia estar crescendo exponencialmente a cada década. As novidades que acredito que surgirão até lá serão:  


Holografia
Creio que as tv do futuro, os videogames, os outdoors, ou até mesmo as revistas adotem assa tecnologia para tornar a interação mais dinâmica. Ver objetos em três dimensões é muito mais atrativo que ver objetos desenhados. A prova dessa tendência está aí: o cinema 3d, os videogames 3d, as imagens 3d... 


Teletransporte
Imagino que seja possível descobrir um meio de enviar objetos - ou até mesmo pessoas - de um lugar para o outro instantaneamente. Hoje, fazemos isso através da internet, baixando música, filmes, jogos, imagens, etc. Num futuro não muito distante, talvez possamos usar uma impressora molecular para recriar objetos da internet, molécula por molécula. 


Impressora molecular
Imagine que as impressoras 3D um dia possam imprimir molécula por molécula, como citado acima. Isso é perfeitamente possível, só que será necessário ter um cartucho com muitas moléculas separadas. Assim, poderíamos imprimir objetos, alimentos ou até mesmo seres vivos. 


Videogames que rodam no cérebro
Acredito que um dia será possível conectar o nosso cérebro numa máquina e a nossa consciência será ‘enviada' para dentro de uma realidade simulada por um software. Assim sendo, nos sentiremos dentro do próprio game, tal como vimos na trilogia Matrix. O neurocientista Michael Persinger, professor da Laurentian University, no Canadá, já desenvolveu um capacete que gera alucinações na mente das pessoas através de impulsos elétricos no lobo temporal, dando a sensação de que estamos vendo coisas que não estão acontecendo. Tal experimento ficou conhecido como "Capacete de Deus" (God Helmet), por relacionar as visões dos voluntários na experiência a visões religiosas. Esse seria um indício de que futuramente possamos fazer bem mais que meras alucinações. 


Antigravidade
Hoje, fazemos o uso da levitação magnética em guindastes e em trens-bala. Futuramente, acredito que a levitação magnética poderá ser implementada de uma forma mais global, permitindo carros voadores, pessoas imitando pássaros e objetos que se movam semelhante a objetos em gravidade zero. Pelo fato da força eletromagnética ser substancialmente mais poderosa que a força da gravidade, não creio que um mecanismo antigravitacional seja mais prático ou mais eficaz que a levitação magnética. 


Terraformação
Se a espécie humana não se destruir, a exploração e a colonização de outros planetas serão inevitáveis. Acredito que colonizar Marte será o nosso primeiro passo. Mas para tornar Marte um planeta possível de se viver, precisaremos torná-lo o mais parecido possível com a Terra. O processo de terraformação irá mudar seu clima, produzir água, estabilizar a sua atmosfera, criar gravidade artificial e mais todos os demais estágios necessários para concluir a terraformação. Logo depois, levaremos plantas e animais para transformar Marte numa segunda Terra. 


Clonagem
Hoje a clonagem é considerada antiética, mas num futuro onde não haja tantas barreiras morais e religiosas, creio que a manipulação genética e a clonagem de seres humanos serão uma forma bastante racional de reduzir doenças congênitas, doenças hereditárias e predisposição genética a algumas doenças como câncer e diabetes, por exemplo.

Enfim, mais muitas outras coisas poderão surgir num futuro próximo. Isso aqui é apenas um exercício de imaginação - o que talvez seja bem diferente do que, de fato, ocorra num futuro distante.

2 comentários:

  1. Realmente, Marte será uma segunda Terra. Mas todos os processos dessa "terraformação" são relativamente simples se comparados com um problema gigantesco: A marcação dos territórios que cada país terá direito. Se aqui na Terra brigam até por ilhotas medíocres como as Malvinas, o que não farão com o planeta Marte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, essa questão territorial ainda vai dar muita confusão! Mas até Marte ser colonizado, creio que a própria ideia de nações irá se modificar, afinal, os continentes da Terra estarão muito diferentes daqui a algumas centenas de milhares de anos devido à movimentação das placas tectônicas. Vamos ver no que vai dar...

      Excluir