quinta-feira, 19 de abril de 2012

Padre prova a existência de Deus


Em um dia nublado qualquer, eu me deparei com uma mensagem de um colega na minha caixa de entrada de e-mails que dizia que um matemático tinha ganhado um prêmio de quase 3 milhões de Reais por provar matematicamente que Deus existe. Eu, como qualquer livre pensador que se preze, fiquei curioso e corri atrás dessa informação para saber do que se tratava.

Reação de um cético sobre essa notícia
Os links a que tive acesso falavam de um padre polonês, o Michael Heller, que tinha supostamente provado a existência de Deus através da ciência. E como eu já imaginava, os artigos que falavam sobre esse assunto enfatizavam com muito ânimo o feito do cidadão, mas não contavam como ele havia chegado a essa conclusão. Busquei mais informações e descobri que o tal padre recebeu o prêmio milionário da Fundação John Templeton, que nada mais é que uma instituição que divulga e premia estudos ligados à teologia, hummmmmm... E a desculpa para a criação desse prêmio foi que os prêmios Nobel simplesmente "ignoravam o lado espiritual". Hummmmmm...
Como se isso não fosse suficiente, a maioria dos ganhadores desse prêmio são padres, freiras, teólogos e crentes em geral: bem suspeito, não?

O que eu me pergunto é por que não encontrei nenhum artigo científico escrito por esse tal Michael Heller tratando sobre a sua brilhante descoberta a respeito da existência de Deus. Se a descoberta dele foi tão brilhante assim, então por que a comunidade científica não aceitou seus argumentos? Ou por que será que as igrejas não usam os métodos e teorias desse sujeito para convencer os ateus de que o deus cristão existe?

Argumentos religiosos são assim mesmo...

Uma coisa interessante é que praticamente todos os argumentos lógicos que eu conheci até hoje a favor da existência de um deus recaem sempre em um deus impessoal, como o deus do deísmo, por exemplo. Mas mesmo esses argumentos são muito fundamentados em achismos e em uma visão profundamente antropocêntrica do universo, como se todo o cosmo fosse feito para nós - coisa que eu duvido muito. Um universo que existiu por 13,7 bilhões de anos sem a presença humana não deve ter sido feito mesmo para o nosso deleite, uma vez que somos poeira das estrelas, ou seja: somos um subproduto do universo que surgiu apenas nos últimos 200.000 anos.

A minha conclusão acerca desse assunto é uma só: tudo não passa de uma forma dos religiosos inflarem seu próprio ego. Não existem evidências que convençam um cético a respeito da existência de um deus. A própria religião diz que devemos ter fé, ou seja: crer sem evidências - o que é exatamente o oposto da razão, da lógica e do pensamento crítico científico. Não foi dessa vez que os teístas provaram a existência de um deus.
Um dos maiores críticos desse prêmio é o famigerado biólogo Richard Dawkins, que declarou: "O Templeton é uma soma de dinheiro muito grande que se concede normalmente a um cientista disposto a falar coisas boas da religião". Acho que não é preciso acrescentar mais nada.

Para quem achou a história absurda demais, vou deixar os links abaixo:
Padre ganha prêmio por 'provar' que Deus existe
Mais informações sobre o tal prêmio, com críticas
Sobre o prêmio Templeton

5 comentários:

  1. Nada parece absurdo quando falamos em religião! rss

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Não é necessário provar a existência de Deus, basta senti-Lo em seu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, falando de fé, isso é verdade. Basta crer e sentir. Mas querer provar a existência de Deus cientificamente já é um sinal de que a fé está se dissipando.

      Excluir