domingo, 1 de abril de 2012

Sustentabilidade para quê?


Sei que muita gente acha a temática da sustentabilidade algo maçante e até mesmo irrelevante, pois, aparentemente, esse assunto não parece afetar o nosso cotidiano. Porém, eu vou tentar ser o mais direto possível para que as pessoas entendam a minha preocupação: ou a gente cuida do nosso planeta, ou não haverá amanhã para a nossa espécie - simples assim.
Não existe outro lugar no universo para onde possamos fugir. A Terra é o nosso único lar dentro da escuridão implacável do cosmo. O espaço interestelar é absolutamente hostil e nocivo à vida como conhecemos, logo, o nosso planeta é tudo o que temos e o único lugar do universo onde podemos existir. Adicione a isso o fato de que os recursos naturais do planeta são limitados e que a nossa espécie está consumindo esses recursos como se eles fossem infinitos. E também acrescente nessa conta o aumento progressivo do efeito estufa, a degradação da camada de ozônio e as chuvas ácidas, que são consequências diretas da forma irresponsável do uso do meio ambiente.
Tomando conhecimento desses fatos, nós precisamos tanto individualmente quanto coletivamente contribuir de alguma maneira para o desenvolvimento sustentável da nossa forma de viver. Caso contrário, toda a vida no planeta corre o sério risco de desaparecer para sempre.

Espaçonave Terra: o nosso único lar no cosmo

Sobre a escassez da água potável
Não é mais tolerável que as pessoas continuem vivendo como se o planeta existisse apenas para o deleite da nossa geração. Se não houver um controle do desperdício de água, da poluição dos rios e das construções que degradam as mananciais, certamente entraremos num colapso. Um surto de desabastecimento poderá afetar seriamente as futuras gerações devido ao nosso mau uso da água. Não temos o direito de fazer os nossos filhos e netos sofrerem pela falta da água que desperdiçamos hoje. 
Além disso, em um caso mais extremo, a falta de água potável poderá gerar guerras entre as nações desabastecidas. E guerras no século XXI me causam calafrios devido ao provável uso de armas de destruição em massa.                                        
  
A falta d'água poderá nos levar a uma guerra

A seguir, sugiro um vídeo excelente sobre o tema onde há uma abordagem dinâmica sobre o assunto, envolvendo o consumismo, a política  e o capitalismo de uma forma fácil de entender.                                                                  

0 comentários:

Postar um comentário