quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Quem gosta mais de sexo? (Post Resposta)


Quem acompanha o blog Ideias Embalsamadas já deve ter percebido que na barra à direita há uma lista de Sites Imperdíveis. Entre esses sites há um chamado Casal Sem Vergonha, que trata sobre a sexualidade de forma inovadora, dinâmica e sem vergonhas! rs) O site não é pornográfico, como alguns pensam, ele é muito educativo e acho que vale a pena conferir. Apesar de achar esse site superbacana, eu me deparei num dia santo qualquer com uma postagem intitulada de Homens, Mulheres & Sexo: quem gosta mais? Curioso como uma criança arteira, fui dar uma olhada para ver o que eles tinham a dizer a respeito disso.
Embora a proposta do Casal Sem Vergonha fosse boa, eles pecaram em alguns argumentos que eu preciso criticar aqui de forma construtiva.

Para entender as respostas que eu vou apresentar, é recomendável que você dê um pulinho no post deles para não parecer que eu estou inventando. O link do post que vou responder está logo aqui.

Será que a testosterona nos torna menos humanos?

A desculpa biológica
Em resumo: o site critica duas questões: a hormonal e a evolutiva - alegando que elas só funcionariam se fôssemos animais irracionais.

Bom, para começar, o argumento biológico é subdividido basicamente em três categorias: hormonal, anatômica e genética (não vou entrar nas questões anatômicas e genéticas, prefiro deixar para tratar delas em outro post, vou ficar no fator hormonal, que foi levantado pelo site). O fator hormonal, por si só, não determina quem gosta mais ou menos de sexo. Apesar dos homens possuírem cerca de 20 vezes mais testosterona que as mulheres, sabe-se que as mulheres são mais sensíveis à testosterona que os homens. Por isso que implantes de reposição hormonal com testosterona aumentam tanto a libido das mulheres. Isso quer dizer que mesmo em doses mais baixas, a testosterona pode dar uma aumentada considerável na libido feminina. E eu não apenas digo, como também provo. Abaixo seguem dois links que confirmam que a libido da mulher depende da testosterona, mesmo que em doses baixas:
Testosterona e o desejo da mulher
Desejo feminino, origem masculina?
Além disso, o argumento da testosterona não anula a necessidade sexual feminina, uma vez que a capacidade de sentir prazer sexual não depende da quantidade de testosterona que corre em nossas veias. O grande problema aqui é que o nível de testosterona nas mulheres tende a variar muito dependendo do período do ciclo menstrual. E como nos homens a variação de testosterona é bem menor, então temos a libido masculina mais constante que nas mulheres.

Mas o que ficou feio nesse argumento foi dizer que os fatores hormonais e evolutivos só nos influenciariam se fôssemos búfalos, borboletas ou girafas. Uma coisa é termos uma ancestralidade baseada no vale-tudo da sobrevivência paleolítica, outra coisa é gostar ou não de sexo. Aliás, ter mais desejo não indica que alguém vai ter um comportamento antissocial.
Além disso, os hormônios e neurotransmissores influenciam, sim, no nosso comportamento. Basta ver que as pessoas que têm mais dopamina e serotonina são normalmente mais calmas do que as que possuem doses mais baixas dessas substâncias. E as pessoas que possuem mais ocitocina, por exemplo. normalmente têm um relacionamento mais duradouro com seus parceiros. Ou será que somente búfalos, borboletas ou girafas são capazes de se tolerarem mesmo após a chegada dos filhotes?

Será que a culpa é sempre dos homens?

A desculpa dos precoces
Em resumo: o site coloca que a falta de interesse de muitas mulheres ocorre porque o parceiro é ruim de cama.

Concordo plenamente. Tem caras que são um verdadeiro DESASTRE entre quatro paredes. O que tem de homem insensível que acha que o sexo é fundamentado apenas na auto-satisfação, não está no gibi. Sem falar nos homens que tratam mal as suas mulheres fora da cama e depois querem uma leoa insaciável debaixo dos lençóis...
Mas e qual é o problema desse argumento então? É que nem sempre isso é verdade. Existem homens que são especialistas em dar prazer a uma mulher, só que encontram pela frente uma mulher reprimida, que desconhece o próprio corpo, que sofre de vaginismo, frigidez, anorgasmia, dispareunia, falta de lubrificação, falta de desejo... Nesse caso, é injusto colocar a culpa no homem, que acaba sofrendo por se esforçar e não conseguir proporcionar prazer à sua parceira. É o mesmo que ocorre, por exemplo, no caso de um homem broxa: por melhor e mais maravilhosa que a mulher seja na cama, ela não vai conseguir fazer o dito-cujo ter uma ereção, pois aqui o problema está nele - e não nela. Ficar jogando a culpa para cima dos outros é um ato de irresponsabilidade.
Então é preciso ter cuidado quando for fazer essas abordagens, porque existem casos e mais casos diferentes.

Será mesmo que elas não gostam de uma boa safadeza?

Elas só pensam naquilo?
Eu iria mais longe nesse sentido. Na minha opinião, não é possível responder com total certeza sobre quem gosta mais de sexo, se é o homem ou a mulher. Isso porque homens e mulheres são diferentes, são educados de formas diferentes e vivem o sexo de forma diferente.
Para se ter uma resposta mais próxima da realidade, precisaríamos eliminar as variáveis trazidas por fatores culturais, religiosos e sociais que não são os mesmos para homens e mulheres. Não podemos fazer a mesma pergunta para grupos que são tratados de formas diferentes e esperar respostas iguais. Se houvesse um tratamento igual à sexualidade de homens e mulheres, aí, sim, poderíamos realizar pesquisas, estudos, exames e testes que confirmem quem realmente gosta mais da coisa.

No mais é isso: acho que faltaram argumentos mais contundentes e consistentes para esse post do Casal Sem Vergonha.
E falando em sexualidade, eu estou preparando uma série de posts tratando de responder sobre quem gosta mais de sexo, se são os homens ou as mulheres. Quem viver, verá! ;)

2 comentários:

  1. Quem gosta mais de sexo é quem faz sexo prazeiroso com quem confia e colabora para esse prazer...rss Concordo com tudo que foi dito aqui, tem as questões psicológicas que interferem, as questões hormonais, afetivas ou não, e se não existe possibilidade de comunicar isso com naturalidade a(o) parceira(o), tudo vira uma grande empreitada, melhor a masturbação. Sexo é uma necessidade, é natural, um ou outro podem falhar em alguns momentos, isso é irrelevante! Só não pode ser usado como arma de dominação, só não pode se esquecer do parceiro e ter como único objetivo o próprio prazer físico, mental, moral..rss Não entendo como pode ser usado como "arma" quando se pretende ofender ou humilhar a(o) parceira(o). Se alguém fez ou faz isso em algum momento, esquece, já era, parte pra outra, quebrou a corrente, não existe mais intimidade suficiente!
    Muito bom e corajoso o blog..., o mesmo da sua postagem.
    Beijos meus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh, llManuh, vc tocou num ponto interessante: a grande empreitada que é o sexo. Já li algumas reportagens que falavam sobre pessoas assexuadas, que achavam que transar dá tanto trabalho e pouco prazer, que não valia a pena fazer! rs) E, de fato, o sexo bem feito de verdade demanda muita mão de obra! rss) Daí que é muito mais fácil brincar sozinho(a) ou pagar para que alguém nos dê prazer.

      E, realmente, esse é um dos maiores problemas dos relacionamentos: o sexo usado como arma, moeda ou ameaça. Quando se chega nesse ponto, aí a vaca já foi pro brejo.

      Valeu, beijos.

      Excluir