sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Por que não acredito em divindades


Algumas pessoas me perguntam porque eu não acredito em deus(es) e a resposta é a mais direta possível: porque não tenho motivos racionais para acreditar que ele(s) exista(m). Eu estou ateu a todos os deuses pessoais (teístas) que me apresentaram até hoje. Porém, isso não significa dizer que os deuses pessoais não possam existir, eu apenas não tenho fé na existência deles. No caso do cristianismo, não há evidências que corroborem a existência do deus judaico-cristão. Um livro antigo abarrotado de contradições e barbáries não é suficiente para me convencer que o deus abraâmico existe.
Além de tudo, eu não preciso crer em divindades para ser ético e também não sinto falta alguma de um deus. Penso que seja totalmente desnecessária a existência de um deus pessoal e humanóide para explicar as coisas. Futuramente, pretendo fazer uma série contando em detalhes todas as razões pelas quais eu não acredito em nenhum deus, mas isso fica para outra hora.

"Graças ao telescópio e ao microscópio, a religião não oferece mais explicações para nada importante" (Christopher Hitchens)

Deuses indiferentes
Sobre os deuses impessoais, ou seja: aqueles deuses abstratos que não se revelam aos homens, eu sou absolutamente agnóstico. Esses deuses do deísmo, do panteísmo e do panenteísmo são muito nebulosos e por demais vagos para serem conceituados ou investigados. Enquanto não mostrarem hipóteses falseáveis, esses deuses permanecerão no calabouço do meu agnosticismo.

“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!" (Carl Sagan)

Sobre Cristo
Não sei se Jesus realmente existiu ou se a sua história é apenas um mito. Porém, eu penso que seja muita teoria da conspiração alegar a sua não existência. Por esse motivo, eu acredito que o personagem histórico Jesus tenha, de fato, existido, mas não como um deus e, sim, como um homem comum à frente do seu tempo. Nada que seja muito superior a nomes como Maomé, Gandhi, Mandela ou Buda.


"Tudo aquilo que pode ser afirmado sem evidências, pode ser descartado sem evidências" (Christopher Hitchens)

Deuses astronautas
O problema com a teoria lançada por Erich von Däniken é a mesma das religiões: os deuses só se apresentavam no passado e em situações duvidosas. Não há qualquer evidência que convença um cético de que esses alienígenas estiveram aqui no passado e tenham ajudado a construir a história humana. Talvez homens como Maomé ou Cristo tenham sido híbridos alienígenas, mas onde estão as evidências que sustentam essa afirmação?


4 comentários:

  1. Nunca me sinto confortável falando sobre fé, religiosidade e afins..rss Tenho formação católica como a maioria dos brasileiros, briguei com a religião na adolescência, me auto intitulei atéia, entojei de notícias do papa, e passei a ver a igreja como algo repressivo sem contra partida.
    Hoje eu sei que a minha implicância não é com a fé, é com as religiões, que formam fanáticos, imbecis que procuram e acabam encontrando explicações fáceis para a vida.
    Entendo que as pessoas podem ou não ter fé, que a ciência até certifica uma força maior de quem a tem, até nas doenças, mas o milagre é a fé, é a crença de que existe uma força maior, seja ela qual for, e isso eu tenho, mesmo que não consiga explicar. Sei que dentro de mim existe uma força insuspeitada que resgato quando preciso, se isso é físico, espiritual, cósmico, pouco importa. Hoje me identifico com o agnosticismo, gosto da filosofia wica (Light!!), das crenças orientais(mais fortalecedoras do que repressoras), reconheço a incoerência e não exercito nada. Gosto de manter distância da religiosidade.
    Beijos meus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, llManuh, me identifiquei bastante com o seu depoimento. E concordo que as religiões é que são o problema, e não a fé. Inclusive farei uma postagem tratando justamente sobre esse assunto.
      Uau, filosofia Wicca! Pensei que só eu fosse meio esquisito! rss
      Obrigado pela participação.

      Abraço.

      Excluir
  2. Olá, Wellington. Em relação à frase de Christopher Hitchens, sugiro que vejam o ótimo filme O Vento será sua Herança.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tinha ouvido falar nesse filme, mas acabei perdendo o título de vista. Obrigado pela sugestão, assistirei assim que eu puder.

      Abraço.

      Excluir