sábado, 31 de maio de 2014

Meritocracia ou meritocovardia?


Hei, você que defende a meritocracia burguesa baseada na hegemonia elitista, tenho algo para lhe dizer: É muito cômodo defender a meritocracia quando você frequentou as melhores escolas, quando você nunca passou fome, quando você sempre teve onde morar e quando você leva vantagem sobre os demais concorrentes pela sua condição social. Será mesmo que você acha que está concorrendo de igual para igual num mundo onde uns poucos têm tudo e a maioria não tem (quase) nada?
Se essas palavras não te tocam, talvez algumas imagens possam fazê-lo. Afinal, dificilmente o coração sente aquilo que os olhos não veem. Veja bem as manchetes abaixo:









Se acha isso tudo cruel, então pare de defender esse sistema injusto que só privilegia quem sempre teve tudo. Pare de usar a palavra 'meritocracia' de forma errada, pare de fazer das exceções uma regra e aprenda de uma vez por todas que o assistencialismo e as ações afirmativas não são "populismo". Se o mundo é tão justo para todos, então por que você não troca de vida com um miserável que cata lixo para sobreviver?
Para que a verdadeira meritocracia realmente tenha alguma chance de existir, temos que fazer com que todas as pessoas nasçam igualmente, tendo o mínimo de dignidade para concorrer de igual para igual com qualquer reacionário individualista. Não se esqueça de que você vive em sociedade e de que o mundo não é só seu.
Se ficar difícil de entender, os vídeos abaixo talvez sejam mais didáticos:





Meritocracia burguesa traduzida numa imagem

Enquanto todas as pessoas não tiverem direito às necessidades básicas da Pirâmide de Maslow, a meritocracia plutocrata vai continuar perpetuando desigualdades e injustiças indefinidamente. Só me venha com essa conversa de meritocracia depois que todos tiverem pelo menos três refeições por dia. Desça do seu pedestal de egocentrismo e aprenda a enxergar os seres humanos como iguais. Mas se você não é capaz de enxergar o mundo além do seu véu de comodidade aristocrata, me desculpe a sinceridade, mas eu tenho todo o direito de chamá-lo de psicopata.



“Esta noite milhões de crianças dormirão na rua. Nenhuma delas é cubana”.
(Fidel Castro)




Fontes das notícias acima:
Uma em cada oito pessoas no mundo passa fome
Pelo menos cinco crianças morrem de fome por minuto
6 mil crianças morrem de fome a cada dia no mundo
Mais de dois milhões de pessoas morrem de fome a cada dia
Catador de lixo é assassinado em disputa por restos de comida

2 comentários:

  1. Que excelente post!
    As evidências empíricas, facilmente observáveis, comprovam que não se pode haver meritocracia em um sistema cujo objetivo é a acumulação de riquezas, onde existe competição ao invés de colaboração.
    O conceito de meritocracia precisa de uma reconstrução. Sua definição deveria abranger todas as diferenças democraticamente, reconhecendo o esforço e limites de cada indivíduo. Não é correto que o sucesso seja comprimido á capacidade de acumular riquezas. Isso não é democrático.
    E uma coisa é óbvia: as pessoas necessitam de condições mínimas de sobrevivência, caso contrário, elas dificilmente poderão ser produtivas.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Infelizmente, o conceito de meritocracia tem sido corrompido para satisfazer àqueles que querem acumular mais capital e manter seus privilégios. As pessoas precisam entender que isso não é uma questão de caridade, mas sim de justiça. Não há mérito algum em concorrer com quem não teve o mínimo necessário para manter suas necessidades básicas. Estão confundido meritocracia com covardia.

      Excluir