quinta-feira, 15 de maio de 2014

Por que os palavrões são ofensivos?


 
Atenção: esta postagem é para maiores de 18 anos!
Se você tiver menos de 18 anos, vai passear lá no site da Disney! Depois não diga que eu não avisei!

Antes de prosseguir com esta postagem, já vou avisando de antemão que ela estará repleta de palavras de baixo calão (vulgo palavrões). Infelizmente, é impossível fazer uma análise sociocultural dos palavrões sem citá-los. Portanto, se você não gosta de termos obscenos, por favor, feche essa janela/aba e vá ler uma coisa mais light, combinado? Se você vier me dizer que ficou ofendido com tantos palavrões, desculpa, mas eu avisei...

Por que os palavrões são palavrões?
Você já parou para se perguntar por que algumas palavras são consideradas ofensivas? Por que ao invés de xingar uma pessoa de calhorda, a gente manda ela ir se foder? Ou por que será que a gente – ao invés de dizer que uma mulher é mau-caráter – prefere a xingar de puta? Pois bem, se você não sabe a resposta, eu vou te revelar agora mesmo: você usa palavras obscenas porque que elas ofendem mais. Os palavrões ofendem mais porque nós aprendemos desde pequenos que eles são feios e não devem ser pronunciados, exceto em surtos de fúria ou para ofender alguém. Portanto, o poder ofensivo dos palavrões vem, basicamente, de duas fontes:
1º - Do uso restrito - Afinal, palavras comumente usadas ofendem menos que as 'proibidas'. A proibição dos palavrões em ambientes formais os torna uma espécie de 'arma secreta' muito eficaz na hora de insultar alguém.
2º - Da cultura preconceituosa - Palavrões só são ofensivos porque há uma raiz cultural que os torna feios, sujos e inadequados. E é exatamente sobre esse ponto que eu vou abordar a seguir.

Palavrões são uma forma de bater nos outros usando apenas as palavras

A essência dos palavrões
Os palavrões são um verdadeiro raio x da cultura onde eles são usados, porque eles isolam como sendo pejorativo aquilo que a sociedade mais condena. Para simplificar este post, vou focar apenas nos palavrões usados no Brasil, porque dependendo do país em questão, algumas palavras podem ser ofensivas por razões bem diferentes. O que ocorre no caso do Brasil é que a grande maioria dos palavrões ou são de cunho moralista, ou são machistas ou são homofóbicos. Para tornar o post mais didático, vamos classificar os palavrões em seis grandes categorias: os moralistas, os machistas, os sexistas, os homofóbicos, os excrementosos e os não-obscenos. Vamos conhecer mais sobre cada um deles:

1- Os moralistas: São um claro resquício da nossa moral cristã medieval que vê as práticas sexuais e os órgãos sexuais como sendo sujos e pecaminosos. Eis alguns deles:
-Bastardo
-Boceta
-Caralho
-Cacete
-Cu
-Escroto
-Foder
-Porra
-Putaria
-Se foder
-Suruba

2- Os machistas: São um sinal claro da sociedade patriarcal que sempre condenou e controlou a sexualidade feminina. Exemplos:
-Descabaçada
-Filho da Puta
-Piranha
-Puta/Rapariga
-Puta que pariu
-Vaca
-Vadia
-Vagabunda

3- Os sexistas: Enquanto a sociedade ataca a mulher sexualmente "promíscua", há, em contraponto, os palavrões que ofendem o desempenho sexual do homem ou a sua reputação como macho. Tais como:
-Broxa
-Chifrudo
-Corno
-Pau pequeno 
-Punheteiro (não existe 'siririqueira', porque mulher que não pega ninguém não é uma fracassada)

4- Os homofóbicos: Esses aqui sofreram influencia tanto do patriarcado quanto da moral cristã. A homossexualidade não é aceita pelo patriarcado porque não perpetua a submissão da mulher através da monogamia – enquanto que a moral cristã considera a homossexualidade uma abominação, um pecado sexual. Note que os xingamentos homofóbicos referem-se sempre à homossexualidade masculina, nunca à feminina. Na minha opinião, eles estão entre os palavrões mais pesados da língua portuguesa. Entre eles podemos citar:
-Bicha/Boiola
-Boqueteiro
-Dar a bunda
-Caga-leite
-Chupa rola
-Pederasta
-Tomar no cu
-Viado

PS: Expressões como 'coladora de velcro', 'sapatão', 'lambedora de xereca', 'siririqueira' ou 'botar as aranhas para brigar' não são ofensivas exatamente porque o lesbianismo não é tão ofensivo quanto o "gayzismo" masculino. Mulheres lésbicas sempre fizeram parte do imaginário sexual masculino, especialmente quando ocorre numa ménage à trois. Além disso, acrescente o fato de que a homossexualidade feminina sempre foi menosprezada.

5- Os excrementosos: São ligadas aos dejetos liberados pelo corpo humano e são menos ofensivos por não serem tão reprimidos e feios. Exemplos:
-Bosta
-Meleca
-Merda

6- Os não-obscenos: São palavras que ofendem a depender do contexto, exatamente porque elas não são consideradas obscenas por si só. Algumas se referem a doenças mentais, à pouca inteligência, à falta de higiene ou mesmo a preconceitos raciais. Eis algumas:
-Anta
-Banana
-Burro
-Filho da mãe (eufemismo para 'filho da puta')
-Idiota
-Imbecil
-Macaco
-Porco
-Palhaço
-Safado

Gestos obscenos podem surtir o mesmo efeito de um palavrão

A solução para que essas palavras listadas deixem de ser ofensivas é que as pessoas parem de se ofender com elas. O interessante sobre isso é que eu tenho notado que com a maior adesão popular dos grupos socialmente reprimidos, certas palavras estão começando a se tornar menos ofensivas, como é o caso da palavra 'vadia'. Enquanto isso, outras palavras como 'homofóbico', 'racista' e 'machista' têm se tornado tão ofensivas que estão começando a se tornar verdadeiros insultos: o que é muito bom justamente para ajudar a combater esses preconceitos idiotas que tanto atormentaram a humanidade. O canal Porta dos Fundos fez um vídeo satirizando essa mudança de paradigmas, saca só:


Para quem quiser saber a origem dos palavrões na língua portuguesa, o vídeo abaixo é bem didático:


Não gostou? Então xingue muito nos comentários! Rarará!

4 comentários:

  1. Cu merda bosta porra caralho puta

    ResponderExcluir
  2. To ofendido com os palavrões..

    ResponderExcluir
  3. Bela matéria :D Me diverti e ajudou a compreender um pouco mais sobre esse mundo de palavras que são ditas como ofensivas (palavrões)... Ajudou pra caralho XD
    Besos u3u

    ResponderExcluir