quarta-feira, 13 de abril de 2016

As verdadeiras razões por trás do Golpe


Muitos falam sobre o impeachment da Dilma, sobre a perseguição ao Lula e sobre essa tentativa de provar que apenas o PT é corrupto. Mas essas coisas não estão acontecendo à toa. Assim como a Primavera Árabe não aconteceu por acaso, o que se passa no Brasil atualmente também não é mera casualidade política. Há razões muito fortes para explicar tudo o que está acontecendo. Existem, basicamente, dois grandes motivos para essa verdadeira cassada contra o Partido dos Trabalhadores que aí está juntamente com o crescimento de ideologias neoliberais e fascistas. O primeiro e o mais forte motivo é o internacional. O segundo é o nacional. Vamos refletir sobre cada um deles.

1 - Os motivos internacionais
Já cansei de dizer neste blog que o Brasil, assim como todo o resto da América Latina, é o quintal dos EUA. Para as oligarquias ianques, somos os selvagens, os subdesenvolvidos e os latinos semianalfabetos que possuem um vasto território a ser explorado, saqueado e dominado. O Golpe de 64 foi a maior prova disso, porque os EUA não queriam outro país (além de Cuba) alinhado com os interesses da URSS durante a Guerra Fria. Daí que os norte-americanos patrocinaram o Golpe Militar para manter o Brasil (e outros países sul-americanos) sob o seu domínio. O que acontece hoje é parecido. O Governo do PT criou uma aliança econômica com os BRICS, formado pelo bloco Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. E o fortalecimento deste bloco econômico enfraquece o velho imperialismo norte-americano. Como já era de se esperar, os EUA estão tentando de tudo para enfraquecer os BRICS. E uma das jogadas mais previsíveis, como parte desse plano, é justamente de tirar parte do seu quintal das garras dos BRICS. Na atual conjuntura, nada melhor que expulsar quem apoia os BRICS do poder – o PT, no caso – e inviabilizar o seu retorno com todo o espetáculo midiático que foi feito para prender o Lula e desmoralizar o seu partido.

Outro ponto importante dentro da questão internacional é a crise do petróleo. O petróleo, como quase todos sabem, é um combustível fóssil. E combustíveis fósseis não são eternos. Quando o petróleo do mundo está quase se esgotando, eis que surge o Brasil com a menina dos olhos do mundo: o Pré-sal. Além disso, a Petrobrax Petrobras, que é uma mina de ouro negro, também passou a ser motivo de interesse dos EUA. Tirar o PT do poder daria aos EUA a chance de recolonizar o país oficialmente, roubando as nossas riquezas e comprando nossas estatais a preço de banana. Quem não tem Mal de Alzheimer lembra muito bem que FHC fez exatamente isso durante o seu governo. E para quem não sabe, esse alinhamento do PSDB com os EUA é, inclusive, uma das razões para a blindagem dos tucanos por parte do MPF, da mídia golpista e de parte do judiciário.
Como tudo nessa história está interligado como num grande quebra-cabeça, as razões nacionais para a queda do PT – através desse Golpe de Estado travestido de impeachment – vêm, principalmente, da influência dos EUA sobre as nossas oligarquias, políticos e meios de comunicação.
O vídeo abaixo resume de forma concisa o que acontece no país:


2 - Os motivos nacionais
O fim do financiamento empresarial das campanhas eleitorais é a sentença de morte da direita política pelo simples fato dela ser antipopular. Essa direita é representada pelos grandes empresários, pela Fiesp, pela grande mídia e pela elite oligárquica. A direita não possui apoio da UNE, do MST, do MTST, da CUT, dos sindicatos, da grande massa assalariada, dos pobres e nem das forças democráticas. Os partidos que representam a direita só chegam ao poder de quatro maneiras: ou através de lavagem cerebral midiática; ou através de demagogia; ou através do poder do dinheiro; ou através de golpes, como está sendo agora. Com o fim do financiamento empresarial das campanhas políticas, a direita ficou sem saída, porque seus demagogos são corruptos, oportunistas e não enganam mais ninguém. Só há uma saída para eles: os Golpes de Estado. Além desse motivo nacional, ainda temos outros, tais como: a vingança pessoal do corrupto Eduardo Cunha contra o PT; a oposição carniceira do PSDB/DEM/PPS que não aceitou a derrota nas urnas em 2014; a crise financeira dos grandes meios de comunicação, especialmente das Organizações Globo; o medo dos mais ricos pela reforma tributária que ameaça taxar grandes fortunas e dividendos; a FIESP e entidades do gênero que defendem o patronato.

O curioso é que este Golpe está sendo defendido por uma maioria de parlamentares corruptos contra uma presidente que não cometeu nenhum ato ilícito comprovado desde que assumiu em 2010. Fora que há nomes reacionários e fanáticos como Marco Feliciano, Silas Malafaia, Bolsonaro, Maluf, Cunha e todo o tucanato apoiando esse golpeachment. Eu jamais ficaria do lado dessa gente de mente fechada e que só tem vocação para defender os próprios interesses e nunca os do povo.

PS1: E olha que eu nem citei o ódio de classe contra o PT, o Macarthismo e a massa de manobra da grande mídia guiada pelo efeito manada. Na verdade, essas são razões menos relevantes e que, sozinhas, não alteram porcaria nenhuma. Massa de manobra reacionária só serve mesmo para ser enganada e se enganar.

PS2: Se você acha que tudo isso dito aqui é teoria da conspiração, recomendo que escolha a pílula azul e volte a acreditar no que você quiser. Só uma dica: evite livros de história e mídias alternativas, porque eles podem te transformar num comunista.

Imagens do Memorial do Golpe 2016:
Blog do Itarcio (Claudicando)

2 comentários: