segunda-feira, 11 de abril de 2016

Lula dá a volta por cima


A nova pesquisa do Datafalha Datafolha mostra algo que os golpistas não esperavam: que apesar de todo o persistente e covarde ataque midiático contra Lula, a tentativa de destruir a sua imagem não deu certo. Sim, Lula foi perseguido, massacrado, difamado, esculachado, grampeado, proibido de assumir o cargo de Ministro – não obstante sobe e volta a liderar, ou a co-liderar – as pesquisas em todos os cenários. Os gráficos do Datafolha, divulgados no início de abril, seguem abaixo:



Marina Silva, a eterna indecisa, está onde sempre esteve e de onde certamente nunca sairá: em lugar algum, como a candidata dos que rejeitam a política. O PSDB, em clara decadência, tem seus candidatos perdendo cada vez mais votos para a extrema direita. Já o Lula segue renascendo das próprias cinzas para liderar as pesquisas novamente. Mas aí alguém diz que o índice de rejeição dele está muito alto. Muito alto uma pinoia! Porque essa rejeição é mínima para um homem que todos os dias, nos jornais e nas tevês, é acusado de todo o tipo de falcatruas e que por medo da reação popular (e, talvez, por outras razões) não foi para os cárceres de Sérgio Moro. Inclusive, a mesma pesquisa aponta que para 39% dos brasileiros, Lula foi o maior presidente brasileiro de todos os tempos.
O povo brasileiro é, antes de tudo, um forte. Sem nada, senão um ou outro comentarista, uns blogs paupérrimos, o boca a boca e a memória histórica, vai se esclarecendo. Os que cogitam atentar contra a democracia brasileira precisam pensar duas vezes, porque os tempos mudaram. Tudo o que se mostra na pesquisa pode virar uma onda que não dependerá mais de televisão nem de jornais. Até porque os grandes jornais perderam credibilidade com sua divulgação seletiva e tendenciosa de grampos e supostos crimes de um único partido. A imprensa, o quarto poder, está perdendo seu poder de influência e virando vítima da própria loucura. Nada será como antes. Ou os golpistas mudam de tática para cassar os direitos políticos de Lula e derrubar o PT, ou eles terão que passar várias décadas adiando o entreguismo (vulgo recolonização) do Brasil.
O que realmente me preocupa nessa história toda é que os golpistas estejam orquestrando algo muito mais sério para evitar que Lula assuma o poder numa próxima eleição. A única coisa da qual ninguém pode escapar, como todos sabem, é a morte. E é isso que pode ser a bala de prata de uma plutocracia que sempre esteve acima da lei e que não consegue deter Lula de jeito nenhum. Mas eles não tentarão assassinar o Lula como fizeram com John F. Kennedy, porque isso o martirizaria e daria uma força descomunal ao PT. Uma morte como a de Ulysses Guimarães ou de Eduardo Campos, que pareceram acidentais, pode ser a salvação de psicopatas que tenham muito dinheiro no bolso. Uma sabotagem de uma aeronave poderia ser um exemplo disso. Eu não duvidaria da psicopatia que um plutocrata seria capaz de por em prática em uma situação extrema. Mas enfim, ainda há muita água para passar por baixo da ponte.

E, para terminar, uma aulinha de gramática:


0 comentários:

Postar um comentário