terça-feira, 5 de abril de 2016

Como seria uma sociedade femista?


Aproveitando um rápido pit stop sobre o tema política, resolvi publicar um post antigo sobre o femismo (que é algo bem diferente do feminismo, diga-se de passagem).
Pois é, os reaças têm o vício de afirmar que vivemos numa sociedade femista e que as mulheres têm mais direitos que os pobres homens. Mas você já imaginou como seria uma sociedade femista de verdade?
Os grupos masculinistas – que recentemente entraram em estado de choque ao descobrir que a trilogia Matrix foi dirigida, na verdade, pelas IRMÃS Wachowski – agora terão mais um motivo para entrar em desespero. Existe uma sociedade femista: e ela fica lá na China.

O texto abaixo em destaque foi copiado de uma notícia antiga tirada do site UOL Tabloide. Vale a pena ler e descobrir que o país (ou o mundo) em que vivemos está muito, mas muito longe mesmo de ser uma sociedade feminista:

Na cidade das mulheres, elas mandam, e eles obedecem.
Da Redação:

"As mulheres sempre têm razão e os homens nunca deveriam rejeitar seus pedidos". Esse é o slogan do letreiro de uma cidade que está sendo planejada na China. Paraíso para o sexo feminino – e pesadelo para o masculino – já está na maquete e começará a ser construído em três anos, segundo o portal "Chinanews".

A cidade feminina de Chongqing terá estilo arquitetônico antigo e um letreiro na sua entrada avisando do status matriarcal do lugar. E, por incrível que pareça, a idéia foi de um homem, Li Jigang, diretor do Escritório de Turismo do distrito de Shuangqiao. O motivo de Jigang foi nobre: ele teve a idéia da cidade das mulheres quando tentava conquistar sua esposa, à qual prometeu então obedecer durante toda a vida.

Agora o projeto, planejado durante meses, foi aprovado pelo Governo de Chongqing, que construirá a cidade das mulheres em uma área de 2,3 quilômetros quadrados ao redor do lago Longshui.

As regras de funcionamento da cidade são pesadas – se você não tem nervos de aço, é melhor para de ler por aqui. O Editor do UOL Tablóide avisa – e quem avisa, amigo é. Eis as leis da cidade: uma vez dentro da cidade, os homens terão que obedecer a suas mulheres, namoradas ou mães sem discutir, sob pena de serem multados pela administração local, obviamente dirigida por elas. As mulheres, e só elas, poderão andar em suas ruas para se divertir, enquanto os homens só poderão fazer isso se satisfizerem às vontades de suas companheiras ou mães. As mulheres poderão livremente "discriminar" e "castigar" os homens quando estes não respeitarem seus pedidos e desejos, antecipou Li.

O Editor do UOL Tablóide adverte: tem que ser muito macho para visitar a cidade das mulheres.

Será esse o nosso futuro?

Antes que algum mascuzinho desesperado compartilhe a notícia xingando as mulheres chinesas, é bom que se diga que essa notícia é falsa, porque a tal cidade de Chongqing não existe do jeito que foi retratada na notícia. Chongqing é uma cidade como outra qualquer na China: machista e onde os homens também mandam. A proposta do tal Li Jigang parece não ter ido muito longe.
Uma sociedade femista de verdade seria aquela onde as mulheres realmente tivessem mais direitos que os homens, onde elas fossem maioria na política, nas forças armadas, nas religiões, onde fossem donas da maior parte da propriedade privada do mundo, onde teriam mais liberdade sexual que os homens e onde xingariam um homem mandando ele esquentar a barriga no fogão e esfriar no tanque. Essa sociedade, evidentemente, não existe. O que existe, como sabemos, é o oposto dela. Mas existem sociedades matriarcais e igualitárias, onde homens e mulheres possuem um padrão de vida muito melhor que nas violentas sociedades patriarcais e machistas.

Pelo menos nisso eu concordo com ela

Será que depois dessa ainda há quem acredite que a nossa sociedade é feminista, ou pior ainda: femista?

0 comentários:

Postar um comentário