terça-feira, 10 de maio de 2016

Não existe mídia "imparcial"


Há muitas pessoas ingênuas que acreditam no conto da "imparcialidade da imprensa" defendido amplamente pela grande mídia. Porém é preciso dizer que essa tal imparcialidade simplesmente NÃO existe. Todos os meios de comunicação possuem interesses políticos e partidários próprios. Além disso, mesmo que quisessem, seria impossível ser 100% imparcial. A própria escolha das notícias que serão publicadas em um jornal já é parcial. Isso porque é absolutamente impraticável noticiar tudo que acontece no espaço limitado de jornais e telejornais, o que os obriga a usar o filtro da seletividade parcial para decidir o que vai ser divulgado ou não. A forma de apresentar as notícias também não tem como ser totalmente imparcial, porque o simples fato de ter que escolher entre usar a voz ativa ou a voz passiva em uma manchete, por exemplo, pode mudar substancialmente o ponto de vista sobre uma matéria. Isso, claro, sem falar do uso da hierarquia de informações que é um das maneiras mais explícitas de se transmitir parcialidade.
Então quem acredita em imparcialidade da mídia é, desculpe o termo, um midiota. A imprensa, que é o quarto poder, age – propositadamente ou não – como formadora de opinião. Isso é um fato. As pessoas que acham que estão se informando estão, na verdade, sendo induzidas a ter o mesmo ponto de vista dos editores dos jornais que elas leem ou assistem. Apesar disso tudo, não existe problema algum no fato da mídia ser parcial. O problema é quando há grandes conglomerados e oligopólios midiáticos comandando o jornalismo no Brasil. E é aqui que entra a grande mídia brasileira, formada por meia dúzia de família ricas que praticamente monopolizam os meios de comunicação. A maior delas é/são as Organizações Globo, que tem verdadeiros poderes de Estado.

Os três patetas magnatas da mídia nacional

A Globo, como bem se sabe, é de direita e defende com unhas e dentes os ideais da elite econômica brasileira e norte-americana. A Globo e os seus múltiplos tentáculos servem de porta-voz da plutocracia predatória que domina o Brasil desde sempre. A caçada implacável contra o PT, Lula e Dilma ocorrendo em coalizão entre Globo, Moro, Janot, Gilmar, Temer e companhia limitada mostra explicitamente os interesses antidemocráticos da elite oligárquica brasileira. A Globo, mais uma vez, se mostra inimiga da democracia e do Brasil. Além de ser agente ativa do Golpe, a Globo tem influenciado a mente dos seus telespectadores e até mesmo pressionado a posição de alguns políticos, como Renan Calheiros e Waldir Maranhão, que mudaram de opinião após investidas da empresa para favorecerem o Golpe. É o famoso lobby em ação. Waldir Maranhão, por exemplo, teve alguns minutos de achincalhamento no JN e foi ameaçado de expulsão pelo próprio partido: fatos estes que o obrigaram a recuar na sua decisão de anulação do impeachment. Renan Calheiros, que todos sabem bem a peça que é, não recebeu nenhuma crítica da Globo exatamente porque esteve do lado da mesma, mantendo o rito do Golpe. Enfim, mais uma amostra explícita da "imparcialidade" da Globo.


A solução para esses problemas é a democratização da mídia. Não é possível que um país tenha a sua televisão controlada por seis famílias. Isso é ridículo. Nos países sérios, de primeiro mundo, a mídia é democratizada. Já aqui, é um cartel patético que favorece à poderosa Globo. Sou a favor de múltiplas emissoras e múltiplos jornais recebendo a mesma verba publicitária do governo, mesmo que elas (as emissoras) defendam ideias que não me agradem. É preciso ter liberdade de imprensa, sim: porém, essa liberdade não pode exceder limites constitucionais a ponto de ser usada para perseguir políticos e derrubar governos de forma autoritária. A internet, graças à tecnologia, não é manipulada e tem espaço aberto para todos montarem os seus próprios jornais, blogs e canais no YouTube para noticiarem o que quiser. E a mídia precisa justamente disso: de liberdade e democracia. Do contrário, teremos que aturar a direita oligárquica usando o jornalismo como sua arma mais eficaz para manter as pessoas burras e manipuladas.


2 comentários:

  1. "[...] é preciso dizer que essa tal imparcialidade simplesmente NÃO existe.[...]mesmo que quisessem, seria impossível ser 100% imparcial"

    Você tirou as palavras da minha boca, cara(sim, isso é um elogio). Mais um ótimo post

    ResponderExcluir