quinta-feira, 19 de maio de 2016

O presidencialismo no Brasil é uma farsa


Nesta semana tive a oportunidade de conversar com um velho camarada sobre política e perguntei a ele qual era a sua opinião sobre o impeachment de Dilma Rousseff. Ele me deu uma resposta que, a princípio, me surpreendeu. Segundo este meu amigo, as pessoas precisam parar de falar que houve um golpe. Não houve golpe algum em 2016. O Golpe ocorreu em 1988 e a farsa foi completada em 1993 com um plebiscito. E daí eu perguntei como isso era possível. A resposta dele foi, no mínimo, interessante. Ele me disse que o presidencialismo que temos no Brasil, hoje, é uma grande farsa. Nunca houve um presidencialismo, de fato. O que há no Brasil é um parlamentarismo disfarçado de presidencialismo. Isso tanto é verdade que muitos o chamam de presidencialismo de coalizão pelo fato do Presidente da República ser um verdadeiro refém do Congresso. Dilma, segundo ele, está sendo afastada simplesmente porque perdeu o apoio político da maioria do parlamento, especialmente do PMDB e do PP. E como bem se sabe, não existe Governo Federal no Brasil sem o PMDB. O que temos no Brasil é uma farsa: uma farsa presidencialista. A Dilma não foi afastada por ter cometido crime doloso, como todos com o mínimo de bom senso sabem. Ela está sendo impedida por razões exclusivamente políticas. Foi assim com Collor e agora está sendo com ela. E assim continuará sendo até haver uma próxima Assembleia Constituinte. Não foi golpe, foi farsa.

Lógico que esse meu velho amigo concordou que os parlamentares estão agindo sob influência do Grande Capital, também conhecido por 'elite econômica'. A direita tem capital suficiente para "incentivar" os nossos parlamentares indecisos a agirem a seu favor. E essa peça que aí está é fruto da nossa colonização por parte dessa elite inescrupulosa que sempre viu o Brasil como uma republiqueta a ser saqueada para atender aos seus próprios interesses.

Alguma solução à vista?

Infelizmente, a solução para isso não vem a curto prazo. As pessoas precisam aprender a votar. Mas para aprenderem a votar, precisam se politizar. Mas para se politizarem, precisam ter educação de qualidade que trate sobre política e legislação. Mas para haver qualidade na educação, precisamos de leis democráticas. Para haver leis democráticas, precisamos de políticos que lutem pelo povo. Mas termos políticos que lutem pelo povo, precisamos aprender a votar... Eis o ciclo vicioso que precisa ser rompido. Se não for assim, estaremos sempre à mercê de déspotas, corruptos e sacripantas que só pensam em si mesmos e na manutenção eterna de seus poderes.
É por isso que adoro conversar com pessoas inteligentes.

0 comentários:

Postar um comentário