quarta-feira, 18 de maio de 2016

A revolução dos "blogs sujos"


Quem não vive alheio à realidade da blogosfera brasileira sabe muito bem que a bola da vez sobre jornalismo político são os blogs de notícias. Há dezenas de blogs, sejam eles profissionais ou amadores, que se colocam como alternativa à grande mídia oligárquica que domina a imprensa tradicional. A grande mídia de direita já começou a se sentir incomodada por esses blogs e colocou sua tropa de choque para detoná-los, censurá-los e desqualificá-los. Daí surgiu o termo "blogs sujos" para se referir a esta imprensa livre e democrática que frequentemente desmente e desmascara a grande mídia tradicional. Estes blogs – por serem progressistas, sociais democratas ou de esquerda – são constantemente acusados de serem "petistas", "comunistas" e "vendidos". Enfim, vendo essas reações da grande imprensa, parece que estamos diante de uma ditadura midiática que além de monopolizar e manipular a opinião pública, ainda persegue os blogs alternativos de esquerda. E o Sr. Marinho, dono da Globo, ainda teve a ousadia de dizer que a nossa mídia é "plural e democrática" nos comentários do The Guardian.
Com a queda de Dilma, a perseguição criminosa ao PT e esse desgoverno Temer que aí está, a tendência é que esses blogs independentes cresçam ainda mais. Já faz tempo que a internet se transformou no quinto poder e vai, cedo ou tarde, destruir a mídia tradicional, seja ela radiofônica, televisiva ou impressa.


Sobre essas acusações e perseguições desesperadas da grande mídia, blogs como O Cafezinho e Tijolaço já se pronunciaram de maneira magistral, dando respostas que simplesmente desmoralizaram os magnatas das comunicações. Eu defendo uma mídia verdadeiramente democrática e pluralista onde a esquerda não precise viver em guetos assistindo a plutocracia predatória monopolizar os meios de comunicação a seu favor.
Por tudo isso, afirmo com absoluta convicção que a nossa direita plutocrata que controla a grande mídia é a direita mais desumana, mais sórdida, mais perversa, mais impiedosa, mais predadora, mais covarde, mais cafajeste, mais bandida e mais [mega]corrupta do mundo.

A seguir, vou deixar uma pequena lista de alguns blogs e sites "sujos" que eu acompanho e recomendo:

Carta Capital
Brasil 247
O Cafezinho
Tijolaço
Conversa Afiada
Mídia Ninja
Carta Maior
DCM - Diário Centro do Mundo
Viomundo
Portal Vermelho
Rede Brasil Atual
Opera Mundi
Pragmatismo Político
Jornalistas Livres

Também indico jornalistas e blogueiros que eu acompanho e que estão ajudando a tornar a nossa imprensa mais democrática:

Fernando Morais
Paulo Nogueira
Luis Nassif
Bob Fernandes
Paulo Henrique Amorim
Altamiro Borges
Leonardo Sakamoto
Glenn Greenwald
David Miranda

Mas se não concorda comigo...
Então continue financiado a sua própria lavagem cerebral:


3 comentários:

  1. Ei, Wellington! Recomende o meu blog lavado e remido pelo sangue do Cordeiro (Jesus Cristo): https://joaoemilianoneto.blogspot.com.br

    Se bem que segundo o Reinado Azevedo, colunista aparentemente tucano de Veja, meu blog seria "feio, sujo e malvado", pois sou discípulo do filósofo Olavo de Carvalho

    kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, João.
      Eu preferi recomendar os blogs grandes, porque são eles os mais perseguidos pela grande mídia oligárquica.
      O "tio Rei" da Veja provavelmente teria essa opinião mesmo sobre o seu blog, porque o posicionamento político que predomina na Veja é o entreguismo pseudo liberal e antipatriota.

      Excluir
    2. Veja Wellington, eu acho que o Tucanaldo Azevedo escreveu diretamente de algum hospício ou ébrio em algum boteco da vida, um certo post, em que xinga o professor Olavo de Carvalho e xinga os seguidores dele como eu de "feios, sujos e malvados". Enquanto isso em outro post mais antigo tece uma apologia fantástica à um livro do Olavo. Quer dizer, o cara está esquizofrênico. Ele diz que o Olavo defendera uma intervenção militar, mas é impossível ele provar isso em qualquer texto do Olavo na grande mídia ou nas redes sociais.

      Enfim, você é de esquerda, e se me permite um sugestão, amigo, deixe de lado essa mídia da sua vertente política, pois só mostra o quanto a esquerda está fora da realidade. Se um dia vocês pensam em voltar ao poder, vocês precisam se acercar dos motivos reais que os fizeram serem apeados do poder. Sei lá, se é que algo se salva na esquerda, tomem, como o Imperador Constantino I, a cruz como símbolo de vitória para vocês. Pois na Bíblia aprendemos nós, os cristãos que devemos honrar o rei e se vocês de esquerda defendem tanto o poder estatal mostrem que o rei precisa ser honrado, que sempre haverá poder político real ou republicano, algo assim.

      Excluir