sábado, 8 de outubro de 2016

Não existe debate político entre despolitizados


Debater política hoje no Brasil virou uma coisa praticamente impraticável. Enquanto a esquerda tende a encerrar a discussão rotulando a direita de "fascista", "coxinha" e "reaça"; a direita por, sua vez, tende a finalizar a conversa com a esquerda com frases como "vai pra Cuba", "petralha" e "comunista". O problema nem são esses rótulos em si, mas a ausência de um debate político. Todo mundo quer sempre ter razão, todo mundo demoniza quem pensa diferente, todo mundo lê muito pouco e todo mundo está errado ao mesmo tempo. Essa simplificação grosseira e essa supressão do debate político têm tornado as pessoas menos politizadas, porque não há espaço para se ouvir quem pensa diferente. O brasileiro, portanto, não está mais politizado, ele apenas transferiu a lógica do futebol para a política e o que vemos hoje é "o meu time contra o seu". A grande mídia corporativa, controlada por meia dúzia de oligarcas bastante politizados, percebeu isso e simplesmente produziu manchetes tendenciosas para atrair a massa menos politizada para o seu curral. Daí que tanto na esquerda quanto na direita vemos pessoas achando que a condução coercitiva do Lula foi totalmente legal, que divulgar uma gravação sigilosa entre a Presidente da República e o ex no maior telejornal do país também foi legal e que a atuação unipartidária da Lava Jato é algo normal.

O fato é que: o que impera no Brasil de 2016 é o analfabetismo político. Ninguém lê quase nada e todo mundo acha que sabe de tudo. A turma neoliberal adora atacar Marx, mas nunca leu suas obras para saber a diferença entre dinheiro e capital. O mesmo pode-se dizer da turma stalinista que nunca leu Mises para afirmar que o PT é "neoliberal". Enfim, o que temos hoje tanto na mídia quanto na internet é um bando de gente posando de cientista político sem ter a menor imaginação para compreender o que é política e como é imprescindível debater sobre a mesma para vivermos em uma sociedade melhor para todos. O analfabetismo político só serve para criar massa de manobra e fortalecer o domínio de quem está, de fato, no poder. Não há país que vá para frente com tanta gente que odeia política fingindo que sabe de tudo sobre o assunto por meio dessas discussões rasas e maniqueístas. Assim não dá.
Quem lucra com esse nosso analfabetismo político são as elites e os super ricos que vivem de rentismo e gozam de uma generosa isenção tributária. Enquanto isso, nós estamos aqui discutindo feito idiotas se o nazismo era de esquerda ou de direita enquanto pagamos impostos e juros altíssimos para encher o bolso de uma classe plutocrata, cleptocrata e parasitária.

Para terminar, um videozinho desemburrecedor, como já é de praxe:

0 comentários:

Postar um comentário