sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Encordoamento 09 para violão: tô fora!


Sei que o tema política tem se tornado prioritário neste blog, mas para sair um pouco da rotina, hoje vou falar um pouco sobre música, ou melhor: sobre violão. Vou fazer uma análise rápida sobre um encordoamento que não me agradou muito.

Eu toco violão há 16 anos e nunca havia tocado antes em violões de cordas de aço com encordoamentos menores que o calibre 010. Então aproveitando uma manutenção geral que fiz no meu violão, resolvi experimentar um encordoamento de diâmetro menor, o 09, para ver se era mais confortável e também como ficava o som.
Como eu uso o 09 na guitarra e o acho perfeito, então fiquei curioso para saber como esse mesmo calibre se comportaria no violão. Enfim, troquei as cordas e resolvi tocar para ver no que dava...

A primeira coisa que percebi é que as cordas são MUITO moles, bem mais moles que a 010: mais moles até que as 09 da guitarra. Fazer bends fica realmente mais fácil, mas um bend que era para ser de meio tom acaba virando um bend de um tom devido ao excesso de maleabilidade da corda. Tive, inclusive, que dar uma ajustada no tensor, porque as cordas balançavam mais que o normal e começaram a trastejar.

Outro problema é que a corda mizinha é fina demais, parece até um fio de cabelo. E como a minha pegada é forte na hora da batida, com menos de cinco minutos tocando, a corda mizinha arrebentou-se. Sorte que o encordoamento já vinha com outra mizinha reserva de brinde. E falando em cordas, estranhei que a corda sol é bem mais fina, sem aquele revestimento que tem nos calibres maiores.
Mas o que realmente me deixou chateado foi a perda de corpo no timbre das cordas. O som realmente é mais magro e com menos volume. Apesar de aparentemente ter mais sustain, o encordoamento é muito ruim para dedilhar e na hora fazer uma base mais forte, fica dando a impressão que as cordas vão se arrebentar todas de uma só vez.

Corda é uma questão de gosto

Enfim, não gostei e não recomendo – exceto se for para iniciantes ou para crianças. Para violão, só presta mesmo ou a 010, ou a 011. A 012 eu achei dura demais, muito desconfortável e parece que vai arrancar o cavalete a qualquer momento devido à tensão exagerada das cordas. Mas enfim, essa foi a minha impressão.

2 comentários: