sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Nunca estivemos tão perto de uma guerra nuclear


Como se não bastassem as provocações mútuas entre Donald Trump e Kim Jong-un, está ocorrendo também neste momento um aumento das tensões diplomáticas entre os governos da Índia e do Paquistão. No caso de Índia e Paquistão, sempre houve atrito entre esses dois países, principalmente devido aos conflitos envolvendo a Caxemira. Mas o problema dos dias atuais é que os ânimos estão muito exaltados entre esses dois países que possuem juntos mais de duas centenas de armas nucleares. Então imagine o problema: de um lado, EUA e Coreia se ameaçando mutuamente com armas de destruição em massa. Do outro lado, Índia e Paquistão no mesmo embalo. Qualquer falha diplomática e qualquer erro no controle do uso das armas nucleares pode desencadear um ataque nuclear generalizado com milhões de mortos.
Diferentemente da época da Guerra Fria, onde a briga nuclear era exclusividade das grandes potências, hoje a ameaça vem também de países menores. Se duvida que é uma ameaça, basta lembrar que com apenas uma centena de bombas atômicas já é possível produzir uma catástrofe global irreversível.
Por isso eu digo que é necessário sempre buscar a via diplomática para resolução de conflitos – especialmente nesta época onde qualquer conflito local pode disparar um conflito nuclear que trará consequências letais para todos os seres humanos deste planeta.

Um comentário: