segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Vai ter golpe militar?


Algumas pessoas me perguntaram o que eu achei sobre as declarações de três generais do Exército de que os militares poderão voltar a tomar o poder. E a minha opinião é franca: eu acho que tudo isso não passa de blefe. Não há sentido nos militares darem um golpe de direita em um governo de direita. Essa história de que uma nova intervenção ocorreria contra "o caos" e contra "a corrupção" é ambígua e vaga demais. Corrupção sempre existiu e sempre existirá. A corrupção nunca foi um motivo real para dar golpes: ela sempre foi uma desculpa esfarrapada para disfarçar as razões reais dos golpes. Todos os golpes de Estado neste país foram dados para retomar o status quo da burguesia ameaçado por governos progressistas ou nacionalistas. Enquanto a Globo, a Fiesp, a OAB, a elite econômica e as oligarquias norte-americanas não quiserem um golpe militar no Brasil, ele não ocorrerá. Eu só começaria a ficar preocupado se a Globo – porta voz da plutocracia que controla o país – começasse a apoiar essa ideia de intervenção militar. Enquanto isso não acontecer, as falas dos generais não passam de bravatas para pressionar o governo atual a aumentar os salários e melhorar a logística dos militares, já que os cortes de investimentos promovidos por Temer também afetaram as forças armadas.

Não existe ditadura militar progressista no Brasil
O mais engraçado nisso tudo é a ilusão de alguns setores da esquerda que acham que os militares no poder serão menos piores que Temer. Não serão. As forças armadas sempre tiveram uma linha ideológica alinhada aos EUA e de cunho fortemente fascista. Não há a menor possibilidade de se pensar em um governo progressista promovido por militares brasileiros. O alto oficialato sempre teve aversão a tudo que fosse minimamente de esquerda. Um novo governo militar, se ocorresse, seria uma tragédia ainda pior que a atual por ser inerentemente autoritário e reacionário. Teríamos um estado de exceção com novos Atos Institucionais para censurar, prender, torturar, matar e banir indefinidamente a democracia no país. Até a internet seria totalmente controlada pelos militares, o que nos tornaria mais atrasados que países sem internet de banda larga. E isso seria um tiro no pé do capitalismo (neo)liberal, que é a nova tendência mundial.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Prefiro temer do que uma ditadura militar,mesmo ele ferrando com o país inteiro,pelo menos não censura a oposição, não persegue os opositores e a membros de outros partidos ou da esquerda, e não acaba com a liberdade de expressão. Mesmo ele sendo o capeta em forma de pessoa, é melhor ter ele no poder do que um militar que pensa pior que Jair Bolsonaro.

      Excluir