segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Os fantasmas sumiram?


Alguns leitores podem estar estranhando a minha baixa frequência de postagens nas últimas semanas. Essa baixa assiduidade tem ocorrido devido a três motivos básicos: falta de tempo, falta de ânimo para escrever e, para completar, meu PC pifou. Mas como não consigo deixar de escrever por muito tempo, vira e mexe posto algo novo.

Hoje, como nos velhos tempos, resolvi deixar a política de lado para tratar sobre um assunto muito debatido no início deste bloguinho: o ceticismo. O que me motivou a escrever este post foi uma conversa que tive há alguns dias com um amigo sobre o sobrenatural. Depois de uma conversa breve, disse a ele que não acredito em nada de sobrenatural. A justificativa para isso é que aliens, fantasmas, fadas e anjos deixaram de existir subitamente após a chegada dos smartphones. Não existe uma filmagem ou fotografia decente, clara e nítida desses supostos seres sobrenaturais. Tudo que foi registrado até hoje nesse sentido ou foi fraude, ou não havia qualquer evidência de que fosse real. E justo agora que quase todo mundo tem uma câmera no bolso, tudo fica ainda mais difícil de se fotografar? Isso não é estranho?
É por isso que eu não levo a sério essas histórias: elas são folclóricas demais pro meu gosto. Acho que ser adulto envolve contestar todas essas crendices infantis. Se não pode ser visto, ouvido, pesado, estudado ou detectado, como posso acreditar que exista?

3 comentários:

  1. hoje a minha irmã me perguntou se aliens existem, e eu disse sim, ai ela perguntou se eles são do 'bem' ou do 'mal' ai e eu disse, imagino que ela não criou a capacidade de entender o que eu por que ela só tem 11 anos, e eu disse qualquer espécie que quisesse gastar muito tempo, recursos e energia para matar uma formiga qualquer que nem sabe direito o que tem fora da cozinha e ainda esta aprendendo como funciona os potes ao seu lado enquanto esta comendo seus poucos grãos de açúcar como se não houvesse amanha, essa espécie seria tão burra que nem teria capacidade de criar os meios, nem a tecnologia em especifico, para poder nos matar. por que os aliens que eu acredito são seres que possuam vida, independente se é uma simples bactéria ou um ser que sem baseia em uma vida diferente da de carbono e água, pode ser baseado em etano e silício substituindo os da vida da Terra, ou seja, qualquer coisa parecida com a da Terra mesmo que com outros elementos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até acredito que exista vida fora da Terra, mas duvido que essa vida extraterrestre esteja nos visitando. Acho que civilizações do tipo 2 e 3 da Escala de Kardashev não dariam a mínima para seres recém saídos da pré-história como nós. Fora que, na minha opinião, civilizações bilhões de anos mais avançadas que a nossa sequer possuem corpo físico, Acho que eles transcenderam a materialidade e suas mentes são totalmente virtuais. Talvez nós, humanos, sejamos os avatares desses aliens rodando em um simulador de universo estilo Matrix. Já pensou se nós formos os próprios aliens sem saber?

      Excluir
    2. bem eu já conhecia essa escala, eu já li ela numa revista da Super interessante, eu acho que os humanos podem ser uma das primeiras espécies com vida inteligente por que o universo só tem uns 13,7 bilhões de anos e boa parte dos elementos existentes vieram ainda do Big Bang, como hidrogênio e hélio, e se houvessem muitas espécies inteligentes na galáxia, creio eu que existiram rotas comerciais, impérios galáticos, e talvez seria visível muitas esferas de dyson para poder manter todas as maquinas, ou seja, chegamos muito cedo na festa da vida inteligente, talvez a humanidade vai se destruir antes dessa festa começar. sim não tem uma teoria que diz que a vida veio do espaço e que já encontraram na Antártida meteoros e pedras que vinheram de Marte e quando foram analisar de perto viram foseis de bactérias.

      Excluir