domingo, 30 de dezembro de 2018

Shadow of the Tomb Raider foi uma decepção


Como já faz bastante tempo que não escrevo nada sobre games, vou aproveitar meu ócio de final de ano para fazer uma crítica ao game que mais me decepcionou neste ano: Shadow of the Tomb Raider. Sei que muitos leitores não curtem games, mas como este blog também cresceu graças às postagens envolvendo jogos, eu não poderia deixar de dar a minha opinião sobre um game que eu não recomendo e que cuja grana poderia ter sido gasta em outros jogos melhores.

Pois bem, sendo franco, eu nunca gostei muito da saga Tomb Raider. Desde que lançaram os primeiros jogos da Lara Croft lá nos anos 90 que eu nunca tive a menor vontade de jogar os games da arqueóloga que fazia acrobacias enquanto desvendava tumbas. Os jogos da série Tomb Raider sempre me pareceram monótonos e repetitivos até então. Só que a partir de 2013, a coisa mudou radicalmente com o reboot. Eu gostei tanto da história, da nova Lara e da jogabilidade que virei um fã incondicional do game. Aí veio o Rise of The Tomb Raider que apesar de ter um enredo mais clichê, teve a jogabilidade aperfeiçoada, os gráficos melhorados, modos de jogo maravilhosos e muita ação e estratégia ao lidar com os inimigos. O Rise of The Tomb Raider é, diga-se de passagem, um dos meus jogos favoritos de todos os tempos e que mais tenho horas jogadas na Steam. Devido a este brilhante game, foi criada uma expectativa enorme em torno do novo Tomb Raider que foi lançado em 2018. Só que quando o terceiro game da nova trilogia saiu, foi uma decepção total.

Shadow virou um jogo cafona de escaladas e tumbas medíocres

O Shadow of the Tomb Raider, o último game dessa nova trilogia, não tem o enredo brilhante do primeiro pós-reboot e nem a ação e os modos de jogo do segundo. O game é cheio de bugs, travamentos, missões ridículas, possui um enredo fraco, os inimigos são estúpidos e o foco na exploração é extremamente tedioso e repetitivo. E como se todos esses problemas não fossem suficientes, o jogo ainda é o mais caro da franquia. A decepção que eu tive com o Shadow of the Tomb Raider foi semelhante à que tive com o Resident Evl 7, porque os desenvolvedores usaram o nome da série para vender um jogo que não tinha nada a ver com Resident Evil. Eu até escrevi um post criticando esse game, porque além dele ser horrível, é em primeira pessoa, não tem os personagens centrais da série, não tem o modo mercenários e é um saco de se jogar. Isso tanto é verdade que o verdadeiro Resident Evil 7, para mim, foi o fabuloso Resident Evil Revelations 2 por ele conservar as características principais da série, além do modo Raid que é uma variação muito bacana do modo mercenários. Apesar do orçamento baixo e da falta de polimento, o Revelations 2 foi um jogo muito mais interessante e surpreendente. Mas enfim.

Isso parece Resident Evil?

Espero, honestamente, que tanto os produtores de Tomb Raider quanto os do Resident Evil revejam seus conceitos, porque eles conseguiram estragar jogos renomados que mereciam mais atenção na produção.

2 comentários:

  1. como vc disse bem no começo mts leitores não gostam d jogos,eu diria q estou +/- nesta lista, mais tem uma categoria de jogos que eu gosto, ela é o "grand strategy" nessa categoria você, geralmente, é um líder supremo de uma nação e pode fazer o que quiser como: desenvolver a economia, criar exércitos, investir em educação, fazer guerra, entrar no comunismo, melhorar a vida da populaçao e o que um lider normalmente faz -na realidade essa categoria é tao complexa que daria para fazer um blog para poder explicar. como essa categoria não tem mts jogadores a Paradox acabou fazendo um monopólio nessa categoria por fazer mt bem eles e com ótimos gráficos e tal. caso vc se interessou por essa categoria eu tenho uma lista de jogos dessa categoria, em primeiro lugar heart of iron 4, esse jogo é o principal por ter ótimos gráficos e por se passar na segunda guerra mundial e ter os nazistas, soviéticos, americanos...e ate o Brasil com Getúlio, em segundo geopolitical simulator 4 esse jogo é mais voltado para economia, terceiro a serie de jogos civilizator, quarto spore parece q vc já jogou e por fim stellaris o ultimo vc é dono de uma empresa que controla a galaxia ou coisa assim.

    ResponderExcluir
  2. Concordo quanto ao Shadow of the Tomb Raider, bem fraquinho, quase sem combates. Acho que eles se preocuparam demais na implementação de novas mecânicas (o ato de usar lama como camuflagem é um ótimo exemplo) e diminuíram drasticamente o número de inimigos. Quanto ao Resident Evil 7, é um excelente jogo. Pegou a franquia pela mão em um momento muito obscuro pelo qual a Capcom passava, com jogos bem ruins como o RE6, ou mais fracos, como os dois Revelations. Resident Evil 7 elevou o patamar. Abriu caminho pra Capcom poder respirar novos ares e voltar à tona com o RE2 e RE3, este último recém anunciado.
    Gostei da publicação. Abraços!

    ResponderExcluir