sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Liberte-se do sedentarismo!


Quando terminei o ano de 2017, eu tinha em mente dois objetivos: o primeiro era de emagrecer e o segundo era de sair do sedentarismo. Agora, ao final de 2018, apesar de sido um ano horrível em quase todos os sentidos, pelo menos posso me gabar de ter atingido essas duas metas. Com mudanças simples na minha alimentação e com a retomada de atividades físicas regulares, emagreci 14 quilos em menos de 12 meses, reduzi todas as minhas taxas (glicose, colesterol e triglicerídeos), minha pressão arterial está controlada, melhorei meu humor, voltei a usar roupas que não cabiam mais em mim, não adoeci durante todo o ano de 2018 (e olha que pegava um resfriado todo mês) e até a minha caspa acabou. Mas nem tudo são flores, tudo isso foi a custo de assaduras, bolhas, calos, canelites, tombos, dores, cãibras e alguns machucados. Se não fosse por disciplina, foco, paciência e determinação, eu jamais chegaria onde cheguei. Hoje, com uma média de 300 horas de atividade física moderada e intensa por semana, deixei o sedentarismo para trás (e para sempre, eu espero). Minhas atividades físicas libertadoras foram a caminhada, a corrida e o ciclismo. E agora que peguei o embalo, pretendo ir cada vez mais longe.


Eu escrevi este post para tentar estimular as pessoas que estão sedentárias a saírem de cima do sofá ou da frente do computador para que comecem a ter uma vida mais ativa e saudável. Os benefícios da atividade física regular são enormes para o corpo e para a mente. Se você está parado, dê prioridade a sua atividade física favorita e comece a praticá-la hoje mesmo. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Três horinhas de exercícios por semana e a sua vida terá uma melhora fabulosa. Faça um check-up se você pretende começar com uma atividade aeróbica, procure um personal trainer e se entregue de corpo e alma ao prazer de correr, pedalar, jogar, nadar, surfar... Não deixe para depois, porque você vai se arrepender de não ter começado antes.


Enfim, publicarei futuramente algumas dicas para quem quer começar a correr e a andar de bicicleta. Eu, que sou um atleta iniciante, sei muito bem das dificuldades que a gente tem no começo e posso compartilhar informações preciosas para ajudar quem está começando. Mas não espere por mim, porque o primeiro passo tem que ser seu.

Namastê!

8 comentários:

  1. Você já pensou em criar a dieta wellington, pode da muito certo, rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pensei sim, mas o povo não quer uma dieta igual a minha que você só perde 14kg depois de um ano. O povo quer perder 14kg em um mês. Aí não tem como.

      Excluir
    2. bem imagino que emagrecer aos poucos seja mais saudável, eu não tomo refrigerante a dois anos(e coca cola 4), foi uma promessa de fim de ano comprida por que o que eu prometo eu cumpro, devo ter evitado de ganhar uns 3kg pode ser pouco mais além disso eu evitei ter alta taxa de glicose, e tomar mais suco, além de ter influenciado a minha família a beber menos.Acho que para perde 14kg em um mês a pessoa tem que fazer greve de fome ou correr por 10. você acha que querer emagrecer muito rápido pode ser ansiedade?

      Excluir
  2. wellington você já pensou em escrever um livro, tô pensando em escrever um nessas ferias de dezembro para janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pensei, sim, Jean. Inclusive, eu escrevi já três livros-jogos (nenhum deles foi publicado), um livro de poesias (também não publicado) e também pensei em escrever um livro baseado no meu TCC da faculdade sobre marcas. Fora que eu escrevo histórias desde os 13 anos de idade e tenho vários projetos de artefatos narrativos. E falando nisso, até o fim deste ano vou escrever um post sobre a minha maior obra ainda não escrita: a Sociedade do Rock.

      Quanto a você, tem todo meu apoio para escrever seu livro. Vá fundo e escreva mesmo, você vai adorar.

      Excluir
    2. bem boa sorte com os seus livros, a autora de Harry Potter também passou por problemas para publicar os seus livros, imagino que eles são bons, imagino que a Sociedade do Rock deve ser muito bom.
      Sobre a minha ideia de escrever um livro: esse livro seria um mundo em que todos os adultos e crianças sumiram e só restaram os adolescentes, não irei a fundo com a realidade porque se não o livro ia acabar no primeiro capitulo com um inverno nuclear, e esses adolescentes começam a viver uma vida sem compromissos em festas e bebedeiras sem nenhum responsável para ver, ate que sem adultos a economia para e começam a faltar as coisas: comida, energia, internet e toda a infinidade de produtos. o meu livro seria como uma partida de Spore, no inicio é cada um por si e vc é a pessoa principal, depois com a falta de coisas começam a aparecer clãs e grupos de adolescentes que lutam pelas ultimas coisas, depois começamos na revolução agrícola e formam-se vilas, reinos, nações e quem sabe países formados de adolescentes. Eu no meu livro de quebra faria criticas escondidas para: o consumismo desenfreado que o capitalismo ponhe em cima do adolescentes, uma critica da forma em que boa parte dos adolescentes pensam e agem (se você um dia me conhecer em pessoa nessa minha fase de adolescente você iria ver o adolescente mais diferentes de todos, rsrs, não é raro meus colegas, e meus pais de quebra, me chamarem de estranho, do tipo agir como adulto ou como um gênio ou que é contra todo um sistema), fazer uma critica leve sobre a política e e como os adultos não entendem os adolescentes e machucam muitos querendo ganhar em cima deles.
      mais creio que esse tema é muito grande para um livro e poderia virar uma "serie", mais eu primeiro deveria ver se as gráficas iriam lança-lo.
      você acha que ainda vai conseguir publica-los algum dia?

      Excluir
    3. Bacana esse enredo, ainda mais inspirado num dos meus jogos favoritos. Eu acho que você poderia apostar numa plataforma digital para lançar seu livro em formato de e-book, assim ele ficaria mais acessível e teria um custo bem menor de produção. Eu escrevi dois livros infantis neste formato durante um projeto de artefatos narrativos para a faculdade e eles tiveram um alcance maior que se tivessem saído apenas em mídia física. Seria interessante dar uma olhada como está o mercado literário atual para você ver como ficaria melhor para lançar seus livros.
      Já no meu caso, eu comecei a pensar em outras alternativas para meus livros, tais como quadrinhos, animações e jogos, porque eles têm um alcance bem maior que os livros.

      Enfim, boa sorte pra você. Abraço.

      Excluir
    4. Seria interessante começar o livro numa forma e-book, mais eu não sei como isso funciona por isso vou pesquisar desde já. Já imaginava que você iria gostar por que a ideia do enredo é muito boa.
      Mais por fim, obrigado por tudo. Abraço.

      Excluir