domingo, 23 de dezembro de 2018

Como eu lido com a dor do lado na barriga na corrida


Uma das coisas mais incômodas para quem está começando a correr é aquela famigerada dor do lado na barriga após um esforço físico mais intenso. Essa dorzinha chata também conhecida como "dor de veado" ou "dor de facão" pode surgir por diversas razões, mas a razão principal pela qual ela me incomodava era a respiração errada. Essa dor é uma espécie de "cãibra" ou "fadiga" nos músculos do abdômen e no diafragma por estarmos respirando de forma muito descompassada ou rápida demais. Essa dor me atacava frequentemente no início, quando eu estava saindo do sedentarismo e começando a correr. Hoje, ela só aparece quando faço um ritmo de corrida muito forte ou quando respiro de forma errada. Neste caso, a solução é simples, basta que eu reduza a intensidade da corrida e passe a respirar mais devagar pelo nariz e pela boca ao mesmo tempo. A hiperventilação devido à baixa oxigenação é a causa central dessa dor chata que sempre senti ao correr desde criança.
Enfim, agora que eu aprendi a colocar essa dor no seu devido lugar, o único obstáculo aos meus treinos e corridas recreativas é o meu preparo físico. Sei que pode parecer muita pretensão para um iniciante, mas eu espero passar o resto da vida correndo e um dia disputar nem que seja uma grande maratona. E olha que eu detestava correr, achava a corrida desconfortável, cansativa demais e dolorida. Já hoje, que o bichinho da corrida me picou, não quero nunca mais parar de correr. Se você tem saúde pra correr, se dê uma chance e experimente o quão incrível é passar horas saltitando a altas velocidades por aí. Correr é bão demais da conta.

9 comentários:

  1. otimo blog amigo.Bom mudando de assunto vi em outros posts seus que voce é introvertido e me identifiquei muito com voce.Bem, diferente de voce sou pessimista e não encontrei sentido na vida e não sei o que vim fazer na terra e atualmente tanto faz eu estar vivo ou não.Desculpe pelo longo texto mas acho que precisava falar isso com alguém e achei que voce era a melhor pessoa,Enfim continue postando gosto muito de seus textos abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diego. Eu não sei se sou tão otimista assim. Tenho vários textos linkados neste post que tratam sobre a porcaria que a vida é e como lidar com isso.
      Obrigado pelo prestígio. Volte sempre.

      Excluir
    2. Eu sou tbm introvertido, mas de alguma forma eu tbm sou extrovertido, rsds

      Excluir
  2. Respostas
    1. Na minha opinião, tudo que aconteceu e irá acontecer até o fim do universo já está escrito e foi determinado no momento do Big Bang. Se recriássemos o nosso Big Bang numa realidade simulada, ela repetiria rigorosamente toda a história do universo. Então olhando por este ponto de vista, eu acredito em destino, sim, mais ou menos como o Demônio de Laplace. Não acredito em livre-arbítrio, para mim tudo está escrito, apenas não temos consciência disso.

      Excluir
    2. Então quando alguém faz um crime a culpa não e dele ?

      Excluir
    3. A culpa por nossos atos sempre será de nossa responsabilidade. O fato de não haver consciência de que "o futuro já aconteceu" não nos torna inimputáveis diante das nossas ações. Até porque sem um sistema que puna os culpados, a civilização tornar-se-ia insustentável. A punição (ou reparação pelo mal causado) também é parte do script. Um livro já escrito não teria sentido se os personagens criminosos de sua história não fossem responsabilizados por seus crimes.

      Excluir