quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

A prova de que os fantasmas não existem


Uma das coisas que mais me assustava quando eu era criança eram as histórias envolvendo fantasmas, espíritos, vultos e assombrações. Durante muitos anos da minha infância e até mesmo durante parte da minha adolescência eu tinha pesadelos frequentes com essas coisas. Mas quando cheguei à idade adulta, perdi todos os meus medos de fantasmas devido a um fato muito simples: nenhuma entidade extracorpórea pode coexistir com a lei da gravidade.

Ora, pare e pense no seguinte: os fantasmas têm peso? As respostas só podem ser sim ou não. Se sim, então eles têm um problema muito sério. No caso dos fantasmas possuírem peso, eles são atraídos para o centro da Terra com a mesma intensidade que tudo à nossa volta também é. Se, neste caso, os fantasmas forem capazes de interagir com a matéria (poltergeists), eles teriam que ser obrigatoriamente detectáveis fisicamente: coisa que nunca aconteceu na história. Fantasmas com peso e que interagem com a matéria obrigatoriamente seriam feitos de matéria bariônica e, assim sendo, não poderiam sequer ser considerados fantasmas, porque eles estariam tão vivos quanto nós por serem materiais. Deste modo, eles seriam considerados seres vivos ou, na pior das hipóteses, zumbis.
Agora se os fantasmas possuírem peso e não forem capazes interagir com a matéria (sendo capazes de atravessar paredes e portas, por exemplo), sendo formados por alguma matéria exótica qualquer como a matéria escura, por exemplo, então eles seriam puxados diretamente para o centro da Terra e ficariam presos por lá. Então ter peso não é compatível com as histórias de fantasmas que ouvimos por aí.

Agora, se os fantasmas não possuem peso, aí que a coisa fica complicada. Isso porque se algo não possui massa, não é atraído pelo nosso planeta. E como o planeta Terra está girando em torno do Sol - assim como o nosso sistema solar está girando em torno da Via Láctea e como a nossa galáxia está em movimento contínuo a velocidades altíssimas pelo universo - isso obrigaria os fantasmas sem peso a terem que voar nas mesmas velocidades e nas mesmas direções do nosso planeta permanentemente. Isso também não é compatível com a lógica, porque corpos pequenos, ainda que "espirituais", não têm condições de se manter estáveis pelo universo se movendo a velocidades astronômicas.


É por isso que não acredito em fantasmas de jeito nenhum. Casas mal-assombradas, vultos, sons estranhos, calafrios fantasmagóricos: tudo isso não passa de imaginação e crendice popular. Pode até existir uma vida além dessa, mas com certeza ela não fica perambulando por aí dando sustos nas pessoas e se escondendo de câmeras e de laboratórios. Se as almas penadas existem, quero que elas apareçam no meio do Maracanã lotado, com todas as câmeras registrando definitivamente suas existências. Mas isso nunca irá ocorrer porque fantasmas não passam de subprodutos de mentes humanas que têm medo da morte.

Namastê.

3 comentários: