domingo, 26 de janeiro de 2020

Forças armadas não deveriam existir


Num dia desses, vi dois parentes meus discutindo se o serviço militar deveria ser obrigatório ou não. Um era a favor e o outro era contra. Eu tenho uma terceira opinião. Na minha opinião, Forças Armadas sequer deveriam existir.

Sim, concordo que o Exército é uma escola, pois lá aprendemos lições para vida toda: aprendemos coisas importantes sobre defesa pessoal, sobre sobrevivência, sobre caráter, sobre disciplina, sobre autocontrole, sobre resiliência, sobre trabalho em equipe, sobre companheirismo e até mesmo sobre amizade. Você também ganha alimentação, condicionamento físico, tem assistência médica e odontológica, recebe um soldo, aprende a operar armas de fogo corretamente, aprende sobre estratégia, pode seguir uma carreira e tem respeito de certa forma por ser alguém que está ali em defesa da pátria e dos compatriotas. Mas nem tudo são flores. Forças Armadas não deveriam existir em um mundo ideal, porque a existência delas escancara o nosso fracasso como civilização. Para quem acha que países não deviam existir, que fronteiras não deviam existir, que guerras não deviam existir, que armas não deviam existir e que violência não devia existir, fica muito óbvio porque também acho que Forças Armadas não deveriam mais existir.

Ninguém deve esquecer que, em último grau, você é treinado para matar dentro das Forças Armadas. E ninguém vai a uma guerra para fazer piquenique: você vai a um conflito para matar o inimigo. Muita gente, por conta disso, se traumatiza com certos abusos que ocorrerem dentro das academias militares. Fora que há a rigidez excessiva no processo de disciplina, hierarquização sistemática, prisões disciplinares que muitas vezes são abusivas, trotes violentos e o treinamento é embrutecedor porque você está ali se preparando para uma guerra, coisa que tira parte da sua humanidade. E na guerra você mata pelo medo de morrer. Isso porque eu nem citei os casos onde recrutas morrem e até se suicidam diante do rigor dos treinamentos militares. Um filme que retrata bem isso é o Nascido Para Matar, de Stanley Kubrick.

Enfim, guerras, armas e militarização só mesmo nos games ou na ficção.

4 comentários:

  1. Wellington eu sei que vc é ateu mais se fosse pra escolher uma religião qual você preferiria ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu escrevi um artigo falando exatamente sobre isso. Apesar de não serem religiões muito sérias, eu gostei de várias delas. Mas das religiões sérias, acho que algumas escolas budistas e algumas correntes do hinduísmo possuem uma visão de mundo parecida com a minha.

      Excluir
  2. Wellington o que vc acha da quarta teoria política ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não conhecia. Pelo que li rapidamente, parece ser uma saída alternativa para a falsa dicotomia criada pelos atuais modos de produção. Eu simpatizo com teorias alternativas e até "namoro" com algumas delas, como o Projeto Vênus, por exemplo.

      Excluir