quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

O amor não é para amadores


Há uma frase popular que diz que: "se o amor é verdadeiro, não existe sofrimento". Para mim, a frase correta deveria ser justamente o oposto: só é amor se houver sofrimento. Ora, amor é preocupação, é renúncia, é sacrifício, é estresse, é esgotamento, é ouvir as queixas do outro, é se envolver com os problemas do outro, é se sacrificar pelo outro: é deixar de amar a si mesmo para suportar outra pessoa. Amar é uma coisa muito difícil que exige muita maturidade, muita sabedoria e muita consciência. O amor é um sentimento muito bonito, mas também é muito difícil, porque ele martiriza. Eu acredito que o amor nos torna melhores, mas não é fácil amar. Não é algo que fazemos inconscientemente ou instintivamente, por osmose. Você precisa deixar a sua zona de conforto para fazer algo de bom por alguém. É muito fácil dizer que ama alguém quando tudo está bem, mas a prova de amor você dá quando as coisas estão difíceis, desfavoráveis e quando falar que ama é mais duro. Amar exige lidar de forma sadia com os defeitos, decepções, manias e chatices do ser amado. Sabe quando você tem vontade de reclamar, de discutir, de brigar e até mesmo de agredir a pessoa que você ama? É aí que o amor é posto em prova. Digo por experiência própria que amar é muito difícil, porque a entrega precisa ser total e integral.
Enfim, como já dizia o escritor Menotti del Picchia: "Não amar é sofrer. Amar é sofrer mais". Ou se preferir, como disse também Claris de Florian: "O prazer do amor dura só um instante, já a dor do amor dura a vida inteira."

2 comentários:

  1. Qual a sua opinião sobre mgtow ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um estilo de vida dos homens que prezam pela liberdade e pela autonomia. Ninguém precisa mais aguentar as chatices e estresses de um modo de vida que não se enquadra mais com a evolução social do terceiro milênio. O Mgtown mostra claramente um esgotamento de muito homens diante do modelo antigo de felicidade que existia para atender a expectativas sociais e não às aspirações pessoais.

      Excluir