quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O deus que eu acredito



Um deus panteísta falando com você:

"Para de ficar rezando e batendo o peito! O que eu quero que faças é que saias pelo mundo e desfrutes de tua vida. Eu quero que gozes, cantes, te divirtas e que desfrutes de tudo o que Eu fiz para ti.

Para de ir a esses templos lúgubres, obscuros e frios que tu mesmo construíste e que acreditas ser a minha casa. Minha casa está nas montanhas, nos bosques, nos rios, nos lagos, nas praias. Aí é onde Eu vivo e aí expresso meu amor por ti.

Para de me culpar da tua vida miserável: Eu nunca te disse que há algo mau em ti ou que eras um pecador, ou que tua sexualidade fosse algo mau. O sexo é um presente que Eu te dei e com o qual podes expressar teu amor, teu êxtase, tua alegria. Assim, não me culpes por tudo o que te fizeram crer.

Para de ficar lendo supostas escrituras sagradas que nada têm a ver comigo. Se não podes me ler num amanhecer, numa paisagem, no olhar de teus amigos, nos olhos de teu filhinho... Não me encontrarás em nenhum livro! Confia em mim e deixa de me pedir. Tu vais me dizer como fazer meu trabalho?

Para de ter tanto medo de mim. Eu não te julgo, nem te critico, nem me irrito, nem te incomodo, nem te castigo. Eu sou puro amor.

Para de me pedir perdão. Não há nada a perdoar. Se Eu te fiz... Eu te enchi de paixões, de limitações, de prazeres, de sentimentos, de necessidades, de incoerências, de livre-arbítrio. Como posso te culpar se respondes a algo que eu pus em ti? Como posso te castigar por seres como és, se Eu sou quem te fez? Crês que eu poderia criar um lugar para queimar a todos meus filhos que não se comportem bem, pelo resto da eternidade? Que tipo de Deus pode fazer isso?

Esquece qualquer tipo de mandamento, qualquer tipo de lei; essas são artimanhas para te manipular, para te controlar, que só geram culpa em ti.

Respeita teu próximo e não faças o que não queiras para ti. A única coisa que te peço é que prestes atenção a tua vida, que teu estado de alerta seja teu guia.

Esta vida não é uma prova, nem um degrau, nem um passo no caminho, nem um ensaio, nem um prelúdio para o paraíso. Esta vida é o único que há aqui e agora, e o único que precisas.

Eu te fiz absolutamente livre. Não há prêmios nem castigos. Não há pecados nem virtudes. Ninguém leva um placar. Ninguém leva um registro. Tu és absolutamente livre para fazer da tua vida um céu ou um inferno. Não te poderia dizer se há algo depois desta vida, mas posso te dar um conselho. Vive como se não o houvesse. Como se esta fosse tua única oportunidade de aproveitar, de amar, de existir. Assim, se não há nada, terás aproveitado da oportunidade que te dei. E se houver, tenha certeza que Eu não vou te perguntar se foste comportado ou não. Eu vou te perguntar se tu gostaste, se te divertiste... Do que mais gostaste? O que aprendeste?

Para de crer em mim - crer é supor, adivinhar, imaginar. Eu não quero que acredites em mim. Quero que me sintas em ti. Quero que me sintas em ti quando beijas tua amada, quando agasalhas tua filhinha, quando acaricias teu cachorro, quando tomas banho no mar.

Para de louvar-me! Que tipo de Deus ególatra tu acreditas que Eu seja? Me aborrece que me louvem. Me cansa que agradeçam. Tu te sentes grato? Demonstra-o cuidando de ti, de tua saúde, de tuas relações, do mundo. Te sentes olhado, surpreendido?... Expressa tua alegria! Esse é o jeito de me louvar.

Para de complicar as coisas e de repetir como papagaio o que te ensinaram sobre mim. A única certeza é que tu estás aqui, que estás vivo, e que este mundo está cheio de maravilhas. Para que precisas de mais milagres? Para que tantas explicações? Não me procures fora! Não me acharás. Procura-me dentro... aí é que estou, batendo em ti."

(Texto de algum anônimo genial)

“Acredito no Deus de Spinoza, que se revela por si mesmo na harmonia de tudo o que existe, e não no Deus que se interessa pela sorte e pelas ações dos homens”. (Albert Einstein)


Abaixo, o áudio desse texto:


18 comentários:

  1. Um anônimo genial, concordo!
    "Para de crer em mim - crer é supor, adivinhar, imaginar. Eu não quero que acredites em mim. Quero que me sintas em ti. Quero que me sintas em ti quando beijas tua amada, quando agasalhas tua filhinha, quando acaricias teu cachorro, quando tomas banho no mar."

    Esse também é meu Deus!

    Se superou agora, amigo! rss..

    Beijos meus

    Em tempo: Sabemos que o espaço de um blog é elitista, nem todo mundo tem paciência para frequentar blogs. Populariza, joga no outro espaço coalhado de fanáticos, cegos e burros..!
    Fica aí a minha sugestão, dá um sacode naquele povo, incapaz de sentir Deus na brisa da manhã, no abraço do amigo, na capacidade de ser solidário! Deve ser porque perdem a vida rezando e trabalhando para pagar dízimos rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh, llManuh, esse deveria ser o deus de todos nós...

      Infelizmente a INTERNET é elitizada, pois poucas pessoas têm acesso à grande rede. O povo, em sua maioria, sequer tem um PC em casa e são obrigados a engolir as verdades absolutas das religiões teístas.

      Vou tentar divulgar essa mensagem em outros points da internet, porque essa ideia é capaz de tocar qualquer um que tenha um mínimo de sensibilidade.

      Ah, bem lembrado: estranha coincidência ser o dia de um Santo panteísta! Eu nem tinha reparado nisso! rss

      Beijo.

      Excluir
  2. Mais um "em tempo"... Se coincidências não existem, ou não, hoje é o dia de São Francisco de Assis, considerado um santo panteísta...
    Precisamos mais e mais dessa crença..
    + Bjos

    ResponderExcluir
  3. Wellington, meu primeiro impulso foi publicar no meu blog essa mensagem, vou esperar algum tempo... Mas que fique o aviso, vou publicar, com os devidos créditos, claro!
    Bom dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, llManuh, você pode e deve publicar essa mensagem onde quiser. Aliás, esse texto não é meu e foi supostamente atribuído a Baruch Espinoza em vários sites e blogs da internet. Mas enfim, o que importa é que a mensagem seja difundida.

      Inté!

      Excluir
  4. "Para de louvar-me! Que tipo de Deus ególatra tu acreditas que Eu seja? Me aborrece que me louvem. Me cansa que agradeçam. Tu te sentes grato? Demonstra-o cuidando de ti, de tua saúde, de tuas relações, do mundo. Te sentes olhado, surpreendido?... Expressa tua alegria! Esse é o jeito de me louvar." Espetacular. Acho que já li esse texto em algum lugar, supostamente assinado por Baruch Spinoza. Não me parece um texto do estilo dele (embora eu não conheça muito as obras do filósofo), mas não deixa de ser um belo texto.
    Acho encantadoramente poético o panteísmo, embora, como falou Schopenhauer, chamar o Mundo de Mundo e chamá-lo de Deus não é algo muito diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já faz um tempo que esse texto circula pela internet e ele realmente foi atribuído a Baruch Spinoza, muito embora não exista nenhum registro confiável de que o texto tenha sido dele.

      O panteísmo, como muitos dizem, é uma espécie de ateísmo romantizado. Acho que a própria ciência acabou divinizando a natureza e o universo quando desvendou que somos poeira de estrelas.

      Obrigado, Paulo. Abraço.

      Excluir
  5. Que texto formidável! Há tempos eu procurava uma forma de colocar em palavras o que eu pensava a respeito de Deus, esse foi o que mais se aproximou, Parabéns!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh, eudyrj, eu também achei esse texto perfeito. Se há um deus que vale a pena acreditar, esse deus é exatamente o oposto do que as religiões teístas colocam.

      Abraço.

      Excluir
  6. Não é Deus que existe ou não existe.
    Somos nós é que não existimos.
    Nossa individualidade ainda que pareça existir é o que, de certa forma, não existe.
    Não existe um Deus além de nós porque nós todos juntos somos o Deus e nada há que exista de fato, além disso, que somos todos nós juntos.
    Não há uma voz sobrenatural vinda dos céus porque somos todos os céus e tudo o que há.
    Não há outro além de nós.
    Não há essa dualidade imaginária.
    Somos todos apenas uns em UM.
    Somos uns é claro, mas o eu que defendemos e imaginamos existir em cada um de nós é o mesmo que o do UM que muitos imaginam ser outro ser imaginário.
    A grande ilusão é imaginarmos que existimos separados de algo. É imaginarmos que existe algo além do que realmente há.
    Quer conhecer a Deus? Então conheça você mesmo e não um ser criador imaginário de barba nos céus porque isso nunca existiu.
    O universo é mental e somos mentes sobre mentes em uma só mente.
    Repito:
    Somos todos uns em UM.






    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, João Luiz! Essa definição de Deus casa perfeitamente com a minha. Penso que todos nós somos diferentes manifestações de um mesmo Ser em criaturas diferentes.

      Grato pela participação.

      Excluir
  7. Acho que se trata de um Deus Panenteísta, e não de um Deus Panteísta. Concordo com o texto, penso e acredito desta mesma maneira.
    Mas para projetar e atuar no Cosmo Deus teria que SER e ESTAR além dele, além do tecido espaço-tempo. Como Deus poderia criar o "espaço-tempo" se estivesse submetido ao espaço-tempo?
    Ora, algo que existe, só existe no espaço-tempo. Se Deus está além do espaço-tempo, então, tanto a afirmação "Deus existe" quanto a afirmação "Deus não existe" não possuem lógica alguma. Trata-se de uma tentativa inútil de pensar o impensável, porque nosso pensamento só consegue pensar aquilo que plota (delimita) no espaço e no tempo.
    E Deus, sendo o impensável absoluto, só pode se manifestar na intimidade mais profunda de cada ser em particular, nos lampejos da intuição de cada ser humano, e não na sua razão lógica e verbal.
    Se não pode ser pensado, Deus também não pode ser verbalizado, transmitido através de palavras.
    O ato de pensar e falar em Deus exige que Ele seja tratado como uma ideia, como algo que está no espaço e no tempo. Portanto, é uma forma de negá-Lo, tirando dEle os atributos que o tornam Deus: a onisciência e Onipresença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se formos filosofar mais profundamente sobre Deus, certamente não chegaremos à conclusão alguma. Seres finitos, como nós, não podem compreender o infinito. Às vezes acho que é mais fácil achar Deus em nosso cérebro do que fora dele.
      Abraço e obrigado por sua participação.

      Excluir
  8. Estou com depressão e ninguém me entende, eu cansei de viver e as pessoas me chamam de covarde, para alguns é muito cedo preu me matar(11 anos) minha psicóloga não está ajudando em nada, e meu pai... Bem ele liga pra mim, mas eu não quero preocupa-lo devido ao seu problema cardíaco. Pra mim a melhor forma de morrer é de fome:eu já tentei fazer isso mas eu sou forçada a comer. Pelo menos não dói nada,mas é triste... Bom espero ter ajudado. Ah e também queria ajuda para como eu me suicidar sem ninguém me impedir

    ResponderExcluir
  9. tenho trinta anos,ok..e adoro a vida,,amo mergulho,o fundo do mar,,,,,
    construi minha vida,,casas,,plantei arvores,,li,,estudei,,assisti todos filmes classicos ,,preto e branco,,,amei,,fui amado..
    mas a cinco meses sofro de bronquite cronica, e essa dor me mata...
    gosto de viver,,nao sobreviver...
    entao,,prefiro a morte a viver com dor,,ou nao poder sentir a agua do mar o vento,,,,
    quero morrer em uma cacchoeira,,numa floresta bosqueada,,onde so os animais serao minhas testemunhas...
    nao entendo de suicidio,,mas de auto eutanasia,,entendo,,
    e uma pratica comum na veterinaria..e tem protocolo,,nao pode haver erro nem dor..
    para o homem,,essa forma,,sera,,
    um tiro de magnum 45,,,no ceu da boca,,num angulo de 45graus,,a morte sera sem dor em um segundo,,,
    mas antes irei viajar,,,passear,,,e doar minhas proprieadades para unicef...
    tenho namorada mas o q ela conhece de ssa nova amiga q me acompanha......
    por isso deixo meu email,,eduale2010@hotmail.com
    e tem,,11-953199386..para qquer garota sensivel,,que tenha essa amiga em comum,,comigo,,q me dara paz no final.
    talves possamos ser amigos,,ir no hopi hari,,conhecer o fundo do mar..e depois se ela qzer viver ,pois tenho muita alegria,,sera bom,,se qzer me acompamhar ,,sera em paz,,e nao ouvira um lamento quem caminha ao meu lado,,como disse o poeta,,,,romancista,,so na morte o amor e perfeitoo,,tristao e isolda.........nao choremm,pois lagrimas me comovem,e preciso de forcas para morrer tao cedo,,,,,,,,,,,nao comentem,meu epitafio,,reflitam,,como diz o eclesiaste,,o tolo vive em festa pois nao comnhece seu destino ,,o sabio e triste pois conhece a morte....seus depoimentos me comoveram,,e me fiszeram chorar,,,que deus os ilumine,,e que osol ou a lua,seja testemunha,,de seus pezares,,.uma abraco..
    aleph

    ResponderExcluir
  10. estou no email,,ok
    pelo menos teremos algum amigo em comum,,a morte,,,como no filme de bergman,,o setimo selo,,,assistam,,muito bom,,ele joga xadres com amorte,,por mais um tempo de vida,,,mas enevitavel,destino quem tem como amiga ,,ela.
    ................................
    nao gosto de lagrimas e as lagrimas me comovem,,e preciso de forcas para morrer tao jovem,,,e querido ,,,e desejado pelas mulheres,,mas o q elas sabem da morte,,entao vc que a conhece,,me liga,,pelo menos no hopi hari,,podemos,,ir,,,
    quero viver um gde amor,,o ultimo......
    e como disse descartes,,em seu epitafio,,,
    como pensador ,,pensei,,como soldado.lutei..
    e como homemm,,,amei.......
    .....................................................nao comentem por favor,,,,reflitam em seus coracoes,,e boa sorte a todos..
    como diz o livro sagrado do tibet em sua primeira pagina,,
    sabei q sou deus e fazei silencio...
    depois nada mais fala de deus,,
    mas da forma como vivemos,,
    com amor e tristeza ,me despeco de vcs no blog,,
    e nao chorem pois ,,lagrimas me comovem,,e preciso de forca,pra morrer tao jovemm,,com carinho..
    aleph....,,

    ResponderExcluir
  11. depois de viajar ,,passear,,irei de encontro a paz,,,ninguem sabera,,nem vizinho,,nem parente,,,douo em vida para unicef,minhas propridades,,,
    nao havera carniceiros em minha cova,,,,nem pensamentos silenciosos,e sorrisos escondidos da vaidade invejosa humana..
    como ninguem sabera de meu destino,,serei eterno,,como sou ,,,pois leonardo da vinte,,diz,,
    sou eterno porque minhas obras ,sao eternas..
    num bosque dentro da floresta profunda ,cercados de cahoeiras,encontrarei a paz,,e melhor ser comida de animais,,que de verme no caixao,,,
    pois o bufalo,,e comida de leao,,os insetos ,alimento de passaros,,eo homem alimento de vermes,,prefiro ser alimento de animais no bosque sagrado ,,onde ninguem retirara meus ossos,,,o cobrara cemiterio,,e la naqueele paraiso,,descansarei,,sem lamento,,sem lagrimas,,,
    no eclesiaste,,unico livro filosofico da bliblia..os outros sao profeticos,,ok...
    diz,,do po vemos,,para o po voltamoss,,o resto tudo e vaidad,,
    vi u amante que nadou uma noite inteira para ver sua amada,,e um velho que so,,se encontrou com um general e salvou uma cidade inteira,,
    e quem lembra deste jovemm,que amor maior existiu,,e quem lembra deste velho q so,,salvou uma cidade inteira,,,
    nao ha nada novo embaixo do soll.tudo e vento,,tudo e nevoa,,tudo e po,,,,
    .....................................
    gostaria muito de conhecer alguemm,,que sabe o q e amorte,,uma garota sensivell,,qem sabe podemos viver um gde amor,,o ultimo,,,,
    pois,,,o q e morte,,senao,,a ausencia de vida,,eo que e a solidao..senao a ausencia de amor,,,,
    no pequeno principe,,a raposa ensina ao principe o q e cativar..mas depois o principe nao gosta da separacao ediz,,me encanaste,,pois essa historia de cativar me deixa triste pois vou partir,,,e a raposa responde ,,nao,,por que antes campos de trigo era simples campos de trigo para mim,,e agora lembrarei sempre do dourado de seus cabelos,,,e as estrelas eram simples estrelas,,mas agora saberei,,qdo velas,,que vc esta la...
    qdo o pequeno principe encontra a serpente,,ela nao e uma inimiga,,,
    e diz,,,este corpo e pesado demais para leva lo de volta ao meu planeta,,por isso deixo esta casca,,para mais leve ficar..
    ...............a vida e maavilhosa e se morro e por nao mais vie la,,e sim sobrevive la....
    nao comentem meu epitafio,,reflitamm,,e vc nova amiga,,meu mande um wat sap,,ou emailleduale2010@hotmail.com
    tel11,953199386...
    um abrao de carinho a todos,,vcs que me comoveramm,,
    mas nao chorem pois lagrimas me comovem,,e preciso de forca para morrer tao jovem,,
    com carinho..
    aleph.

    ResponderExcluir