domingo, 15 de maio de 2016

O apedeutismo dos canais de direita do YouTube


A internet no Brasil é um território dominado pela classe média, fato. E como todos sabem, ou pelo menos deveriam saber, a classe média brasileira é majoritariamente fascistoide, despolitizada e massa de manobra da grande mídia corporativista. Pronto, só disso já dá para saber o tipo de pensamento que temos em abundância no ciberespaço tupinambá. O que não falta na web é gente desqualificada pra dar pitaco sobre política, economia, história e sociologia: é astrólogo falido, roqueiro fracassado, mágico que não faz mágica e até ex-integrante de boyband que falam besteira impunemente na internet, especialmente no YouTube.

Olha o nível da direita do YouTube

Algumas pessoas já me perguntaram qual é a minha opinião sobre vários desses "comentaristas políticos" de direita do YouTube, mas eu nunca tive interesse em conhecê-los mais a fundo – até porque eu teria que me submeter à tortura de assistir os vídeos dessa ralé subintelectualizada – para ter uma opinião formada sobre eles. Porém, no fim das contas, tive que assistir a vários vídeos desses vloggers para saber o porquê de tanta (má) fama dos mesmos. E, francamente, eu só lamentei, porque só passei raiva e senti que o meu QI baixou uns vinte pontos apenas de ver esses apedeutas vomitarem reacionarismo neoliberaloide na internet. A conclusão a que cheguei é que a educação no Brasil ainda precisa melhorar muito, mas MUITO mesmo. São milhares de pessoas que se inscrevem nos canais desses vlogueiros e os seguem como se eles fossem caudilhos redentores. Muitos desses vlogueiros, intencionalmente ou não, agem como verdadeiros pastores, porque além de conduzirem um verdadeiro rebanho, pregam valores religiosos arcaicos, conservadorismo e cobram uma espécie de dízimo através de Patreons e plataformas similares para arrecadar dinheiro dos seus "fiéis". A grande e dura verdade é que muitas pessoas, especialmente as mais jovens e incautas, estão sofrendo lavagem cerebral gratuita e dando mais crédito a esses "pastores" do YouTube do que aos seus próprios professores e livros de ensino.

O que você ganha levando a sério esses canais

A seguir, vou deixar a impressão individual que esses canais – todos de direita – me causaram após assistir vários vídeos de cada um deles. Prepare o seu estômago:
PS: Resolvi alterar os nomes dos vloggers/canais para não dar audiência gratuita para essa gente noiada.

Enganando Moura
Cosplay de metaleiro gospel
Esse apedeuta aqui mais parece um integrante estereotipado do Massacration, sendo que mais caricaturado ainda. Ou seja: o Enganando Moura é uma caricatura de uma caricatura. Ele tenta parecer o "roqueiro malvadão", mas parece mesmo é um troglodita fundamentalista. Além disso, suas opiniões de senso comum e sua mania de falar mal dos outros youtubers refletem aquilo que a geração adsense mais sabe fazer: NADA. Ele nada mais é que um aspirante a Olavo de Carvalho, ou melhor: ele é o Olavo de Carvalho da geração Y. Enfim, não há muito o que se dizer sobre esse projeto de roqueiro que ficou famoso na web por usar o seu carisma e a sua eloquência para disseminar preconceito, reacionarismo, mentiras, teorias conspiratórias e senso comum. Sério mesmo: o cara mais parece um guri de 12 anos preso no corpo de um marmanjo de 30 arrumando altas confusões na internet. Enfim, um caso perdido.
  
Camaro Filósofo 
Bode Falante
Outra figura que sofre amor platônico por Olavo de Carvalho. Apesar da sua aparência excêntrica e de seu ar sereno e intelectual, a pseudo sofisticação de seus argumentos não consegue disfarçar a falta de coerência lógica dos mesmos. O cara parece que se informa sobre política lendo a Desciclopédia e forma suas opiniões través do Gerador de Lero Lero. Diz ser professor de história, mas parece ser professor de patafísica. Suas linhas de raciocínio claramente reacionárias são cheias de sofismas, ilações contraditórias e falácias. Enfim, o cabeludo é uma anedota que é frequentemente ridicularizada dentro e fora do meio acadêmico.

Canal dos Otários
Neoliberal pobre
Não sei se é por medo ou vergonha, mas esse cara usa um saco de pão para cobrir a cara e fala mais palavrões que Olavo de Carvalho e Dercy Gonçalves juntos. Um sujeito que se autodenomina "otário" não tem mesmo a menor intenção de ser levado a sério. Mas o pior de tudo é que os vídeos antigos do seu canal são bastante interessantes, porque neles, ele defendia os direitos do consumidor e fazia entrevistas bem instigantes. O problema deste canal foi quando ele começou a falar de política, porque aí virou uma diarreia mental neoliberal que mais parecia um guia eleitoral gratuito do PSDB. Enfim, nada mais digno de um Otário do que defender o neoliberalismo e o macarthismo sendo pobre. Se ele não fosse pobre, duvido que estaria mendigando atenção ao seu Patreon para ajudar com as "despesas do canal". Acho que se ele pedisse uma mesadinha para Veja ou para Globo ganharia bem mais, hein?

Ideias Magicais
Mágico anarcomiguxo
Nada mais esperado para um mágico hipnólogo que usar truques e falácias ilusionistas para mostrar que o grande problema do mundo é o Estado malvadão. O problema é que não há poder mágico no mundo que convença o Deus Mercado que o Estado deva deixar de existir. Isso porque todo mundo minimamente instruído sabe que o Estado precisa existir para proteger o próprio sistema capitalista. Mas enfim, o discurso utópico do nosso mágico só funcionaria mesmo na Terra de Oz, pois só lá os Bitcoins valem mais do que diamantes. O grande problema deste rapaz é que ele defende a escola austríaca com a mesma devoção cega que um comunista defende Marx. Nem que para isso tenha que apelar para sofismas, paradoxos desconexos e distorções megalomaníacas na tentativa de esconder falhas claras do anarcocapitalismo.

Tristente TV
Ex-boybander
Eis mais um pacóvio que esconde a cara, defende pseudociência e sofre de esquerdofobia. O Tristente é um zé ruela que defende intervenção militar e outras ideias lamentáveis enquanto roda gameplays de fundo nos vídeos. Suas opiniões reacionárias sobre política são típicas de quem parou de estudar na quarta série. Enfim, um pirralho mimado que fala mal de todo mundo e não aguenta ver ninguém falar mal dele, porque senão ele apaga os próprios vídeos e diz que foram os outros que apagaram. Se o Enganando Moura parece um moleque de 12 no corpo de um balzaquiano de 30, o Tristente parece um piá de 7 anos no corpo de um crianção de 36.

Kim Katacoquinho
Kim Kata Cocô 
Kim é um analfabeto político que ganha mesadinha dos irmãos Koch para participar do corrupto MBL. Sua missão na Terra é usar os poderes dos Power Rangers para defenestrar o PT e a esquerda. Amiguinho do Eduardo Cunha, Kim ficou famoso por criticar o Estado malvadão mesmo sendo salvo pela SAMU. Isso sem falar da sova histórica que o japinha cafuzo levou no debate contra Carina Vitral, presidente da UNE. Com a saída do PT, só resta agora o Kim arrumar uma vaga de figurante no remake dos Power Rangers em 2017 para ganhar evidência novamente.

Luanta Basto
Guria Retardada
A Luanta se parece com uma aborrecente rebelde sem causa que desconta na esquerda e no PT a frustração por não ser rica. Cínica, inconsequente, analfabeta política, fascista, infantil, debiloide, olavete, bolsonarete e adepta de teorias da conspiração, essa guria retardada é musa da extrema-direita do YouTube. O canal dessa anta falante é um besteirol reacionário tão tosco que faria os conservadores do século 19 parecerem progressistas perto dela.

Condeta
Porconde
Este leitão falante é um dos youtubers reacionários mais antigos, tanto que em 2011 ganhou um CD com suas canções e dos seus amigos Vaginética, Cagando aos Berros, Homer e Bin Lelder. O Condeta – ou a Condessa Raquel, para os mais íntimos – é um fanático religioso, homofóbico, ateofóbico, fascista, reacionário, desonesto e pseudo intelectual. Enfim, o Condeta é um caso perdido que até hoje ainda é tratado como joguete na web.


Claro que há uma infinidade de outros canais sem noção de direita no YouTube, mas esses citados já servem como amostra para se ter ideia da podreira que tem dominado a internet brasileira. E antes que digam que eu sou um esquerdopada direitofóbico, há canais de direita e de centro-direita que eu admiro e respeito, apesar de discordar de forma saudável de várias de suas ideias, como é o caso de Daniel Fraga, Clarion de Laffalot e João Vitor Dias. Acho uma bobagem essa idolatria cega a Mises ou Marx que acaba criando um culto à personalidade e transforma a pessoa numa idólatra cega. Eu admiro as pessoas que pensam, que fazem autocríticas, que são moderadas e que usam a racionalidade para defender o seu ponto de vista. Se quiser ser de direita, seja. Mas pelamordadeus, tente não ser um idiota também.

Uai, não gostou?


Vai fazer um examezinho de próstata, vai!

12 comentários:

  1. quais canais que você me recomendaria
    e o Evandro Sinotti
    O que você me diz dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana Cristina Tobias.

      Existem vários bons canais no Youtube. Tem o canal do Professor André Azevedo, do Prof. Humberto, do Merlin das Trevas a EcovoxTV, o Justificando, o Canal do Pirula, a Julia Jolie e o Maestro Bogs. Tem muitos outros, mas para a lista não ficar grande demais, deixei os principais.
      Sobre esse Evandro Sinotti, eu nunca ouvi falar dele.
      Abraço.

      Excluir
    2. Obrigado pelas recomendações Wellington, gostei muito do artigo. Dos canais que você comentou, o condeta teve o canal excluido? nunca ouvi falar dele. Eu fiquei triste com a saida do daniel fraga do youtube, só de ver a forma civilizada e controlada emocionalmente que eram os videos dele, já valia a pena assistir. É uma pena que esse ódio crescente dentro dele contra o estado foi envenenando sua mente e tirando sua sanidade. O ápice foi ele filmar o policial e falar da juiza. Tem uma extensão no google chrome chamada Video Blocker, que você pode instalar e bloquear esses canais nocivos no youtube. tem muito tempo que graças a deus eu não vejo mais nada dessa luanta bastos, tristente, queue moura, enfim, não vou postar nomes aqui pra não atrair fãs desses caras e sujar seu post. abração, ganhou um novo leitor do seu blog.

      Excluir
    3. Olá, camarada Snake.
      O conde loppeux continua ativo no Youtube, assim como vários dos amigos reacinhas dele. Pelo visto, ele continua o mesmo apedeuta de sempre. Também lamento a saída do Daniel Fraga e por sua paixão exacerbada pelo ancap, porque ele era um dos sujeitos mais racionais e equilibrados que conheci no Youtube.
      Eu não bloqueio esses canais de direita porque vez por outra preciso saber o que eles estão falando seja para criticá-los ou para criticar a mim mesmo e a minha própria postura. Não posso me fechar em torno de um único pensamento para evitar o que ocorreu com o Daniel Fraga. Procuro sempre ouvir os dois lados para ter um pensamento crítico coerente.
      Enfim, obrigado pelo prestígio camarada. Sinta-se bem-vindo.

      Excluir
  2. Conheço alguns desses! infelizmente o Pirula caiu na conversa daquele pessoal do "Escola sem Partido"
    Esse Evandro Sinotti escreveu um livro chamado "Não, Sr. Comuna" onde ele diz que pega "falácias" esquerdistas e refuta todas elas! Ele fala que a população brasileira é esquerdista e que a mídia é esquerdista! É um retardado que tem muitos seguidores! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, o pobre Pirula caiu bonito na lábia da turma que finge estar sendo imparcial com essa tal de escola sem partido de esquerda.
      Quanto ao Evandro Sinotti, sorte minha em não ter conhecido mais um maluco do time do Olavo de Carvalho.
      Abraço.

      Excluir
    2. https://www.youtube.com/channel/UCiYbxOAS_IOJhCXGVRs81lw Esse aqui é o canal do retardado!

      Excluir
    3. Esse Evandro Sinotti é terrivel. Ele não leu uma linha sequer de Marx, nem dos autores da Escola Austríaca que ele cita, e se baseia no que ele ACHA que seja o pensamento dos mesmos, para "refutar" o marxismo.

      Excluir
  3. podia fazer uma continuação desse post porque isso e so a ponta do iceberg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até pensei em fazer, mas fui bastante criticado pelos meus colegas de esquerda porque eles consideraram esse tipo de crítica um ad hominem.
      Se eu estiver de bom humor, quem sabe não faço uma parte 2?

      Excluir
    2. Boa ideia, poderia falar também sobre as páginas de Facebook.
      Sobre os canais poderia incluir:
      (só canal "rÚin")

      Canal Patriotas (ex-Direita Maranhense): https://www.youtube.com/channel/UCeZupAIGWx6FsFi2ELvERxg/

      Bolsonaro Tv: https://www.youtube.com/channel/UCQnsO3lTUtDQLMaW997qbFA

      Força Brasileira (ex-Presidente BOLSOMITO): https://www.youtube.com/channel/UCihVHQPWplXN3JfBRlYyg6Q

      Sr Opressor (ex-Hacker da Direita): https://www.youtube.com/channel/UCprcrA7xPF73dqy2pKaEjMw

      Capitão Bolsonaro: https://www.youtube.com/channel/UClpcA4QYhFDqb3XU9xIYuMw

      conservaTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCIL1VWV4PNI5RzCsHRN65iA

      André Fernandes: https://www.youtube.com/user/andreanony

      Na verdade são praticamente todos iguais, serve como presente para os masoquistas :)

      Excluir