quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Refutando as demências reacionárias

O humor reacionário não serve nem para fazer piada

Nesta postagem rápida, eu pretendo refutar quatro frases imbecis de reacionários que têm se proliferado na internet como uma praga. Apesar de serem "engraçadinhos", os sofismas do "vegano assassino", do "ateu no avião caindo", do "comunista rico" e da "feminista casada" têm sido usados, na verdade, para mostrar o quanto esses reacionários que elaboraram essas frases são ignorantes, dementes, rancorosos e intolerantes com tudo que é diferente ou minimamente progressista. Vamos lá.

O ser humano é vegano até a barata começar a voar
Uma das falácias mais ridículas que usam para difamar o veganismo é aquele velho sofisma de que os veganos são "assassinos de animais" porque matam baratas, insetos, vermes e ratos. Aí tem dois erros toscos. Primeiro que isso não tem nada a ver com veganismo e nem é uma contradição. Segundo que nenhum ser humano mata animais perigosos em sua casa para comê-los ou usar seus pedaços para fabricar produtos. Ser vegano é, em essência, boicotar tudo que tenha procedência animal. Veganos podem, sim, matar baratas, ratos ou pernilongos, porque quando fazem isso, eles estão agindo em legítima defesa. Eles não estão pagando para comer um pedaço de animal morto ou usando um artefato feito de pele animal descarnada. Ratos, baratas e pernilongos trazem doenças – assim como consumir carne também traz. E isso, ao contrário do que os dementes dizem, é muito diferente da caça. Porque na caça, você está matando animais indefesos que estão quietos no lugar (habitat natural) deles.

O ser humano é ateu até o avião começar a cair
Essa aqui é bem velha, mas ainda é muito usada por aí. Se um avião está caindo, quer dizer que o deus bíblico vai passar a existir só por causa disso? E vai fazer alguma diferença ser ateu ou não nessa hora, já que o avião vai cair de qualquer jeito? Pois bem, existem dois argumentos simples que destroem essa falácia tosca. O primeiro é que falar "meu deus" não significa que eu acredito neste deus, assim como quando eu digo "saravá, meu pai" não significa que eu siga uma religião afro-brasileira. São meras interjeições, assim como também é a expressão "oxalá". E, segundo, é que mesmo que em uma situação de desespero total um ateu apele para o sobrenatural para ser salvo, ele sabe que, lá no fundo, esse apelo ao sobrenatural não adianta porcaria nenhuma. Em momentos de desespero, a razão pode ser, sim, temporariamente suprimida. Mas dizer que alguém vai virar crente numa situação dessa é uma mera falácia de apelo ao medo para atacar ateus ou debochar dos mesmos.

O ser humano é comunista até ficar rico
E quando fica rico e continua comunista? Aí vira "esquerda caviar", né? Ora, ninguém precisa ser pobre para ter empatia pelos mais humildes e defender políticas que reduzam a pobreza. E mesmo assim, nada impede que um rico vire cristão praticante e doe toda a sua fortuna para os pobres para viver uma vida de santidade e caridade. Ser de esquerda não é ser contra os ricos: é ser contra as injustiças sociais e contra pessoas morrerem de fome em um mundo onde toneladas de alimentos vão para o lixo ou são incineradas.

O ser humano é feminista até se casar
E para fechar com chave de ouro, uma bela pérola machista. Quer dizer que casamento virou "antídoto" contra feminista? E como explicar as milhares de mulheres feministas que são casadas? Ser casada não muda o fato de que a sociedade continua injusta, machista, misógina e patriarcal. E muitos casamentos abusivos são um motivo a mais para que as mulheres tornem-se ainda mais feministas.

Só faltaram dizer que todo ser humano é gay até levar umas porradas... Era só o que faltava.
Enfim, por hoje chega.

2 comentários:

  1. olá Wellington tudo bem
    pode assinar aqui! é para ter novas eleições! já que a Dilma caiu mesmo!https://secure.avaaz.org/po/brasil_fora_temer_loc/?kyyiOgb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana Cristina Tobias.
      Apesar de achar pouco eficaz assinar petições online, é melhor tentar isso do que nada. Quanto mais pressão houver a favor de novas eleições, melhor.
      Abraço.

      Excluir