terça-feira, 18 de outubro de 2016

Enquanto isso, em Cuba...


Qualquer observador minimamente imparcial percebe que o Brasil transformou-se numa nação onde uma nova religião tem ganhado força: a religião neoliberal. Essa 'religião' emburreceu as pessoas de tal modo, que idolatrar o deus Mercado e demonizar certos países "subversivos" virou praticamente uma obrigação cívica entre seus seguidores. Num país onde os reacionários da internet se consideram "revolucionários", difamar os países independentes do imperialismo virou senso comum até para quem não é dessa seita política.
Como eu não sou dessa turma aloprada que defende livre mercado, "meritocracia", Estado mínimo, privatizações e que repete babelicamente que "imposto é roubo", vou desafiar o status quo mais uma vez e ousar mostrar que Cuba não é o "inferno na Terra" que pintam por aqui.

A seguir, algumas notícias que mostram que Cuba é um pouco diferente do que os neoliberais brazucas contam:

-WWF aponta Cuba como o único país com desenvolvimento sustentável.

-Cuba supera Japão em porcentagem de centenários.

-Cuba é o único latino-americano a atingir metas de educação, diz Unesco.

-Cuba é o terceiro país com mais mulheres parlamentares.

-Cuba não registra vítimas fatais após passagem do furacão Matthew.

-Chefe da ONU elogia médicos de Cuba e afirma que país pode ensinar ao mundo como cuidar da saúde.

E se achou pouco, neste outro post ainda tem mais.

Pois é, parece que Cuba não é esse inferno todo que tentaram te convencer que era...

4 comentários:

  1. Mas como você é ridículo, Cuba é tão bom que os cubanos tentam desesperadamente fugir para o pais mais capitalista do mundo, os EUA, e ainda são fuzilados quando são pegos fazendo isso. Se fosse tão maravilhoso ninguém fugiria de lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa, você está desatualizado. A Lei Migratória cubana permite, desde 2013, que cubanos viajem para fora do país.

      Além do mais, não é questão de ser "maravilhoso" ou não o país em questão. Ter desejo de conhecer outros países e outras culturas é normal entre todos os humanos de todas as nacionalidades. Será que os estadunidenses que viajam definitivamente da terra natal deles para morar em outros países também deixam os EUA por acharem o próprio país uma porcaria? Deixar um país não significa que ele seja necessariamente ruim.

      Cuba pode não ser um paraíso, mas levando em consideração o embargo econômico e as poucas riquezas naturais que lá existem, o país tem um grau de desenvolvimento melhor que muitos países capitalistas do terceiro mundo.

      Excluir
  2. Realmente, sempre me disseram que Cuba era um país horrível, que as pessoas não tinham saúde, que todos eram miseráveis e que a educação não era lá tão boa... Claro que o país passa por dificuldades, mas qual país não passa, né? E como você mesmo disse: os EUA também tem sua parcela de culpa nisso tudo.
    E depois que li essa reportagem sobre a ONU ter elogiado os médicos cubanos, fiquei pensando sobre quando a ex-presidente Dilma tinha apresentado o programa Mais Médicos e uma parte da população (acredito que uma minoria) veio com discursos racistas e xenofóbicos para criticar o programa. Um exemplo foi quando médicos brasileiros vaiaram médicos cubanos, achando que esses profissionais iriam "roubar" seus empregos, é esse tipo atitude que mostra qual é o caráter de alguns médicos daqui. Às vezes sinto que muitas pessoas que querem fazer medicina acabam seguindo a carreira não por querer ajudar os outros ou porque gostam e sim pelo dinheiro e pelo "status social" que os médicos possuem... É esse tipo de coisa que deixa nosso país cada dia pior. É como diz a reportagem: deveríamos seguir o exemplo dos cubanos sendo mais generosos e solidários.
    Aqui algumas postagens mostrando o quão xenofóbicas e racistas algumas pessoas insistem em ser: http://s2.glbimg.com/fL1V9Cq1ZSDiAYuH_2UadJzX47Q=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2013/08/27/borrada.jpg
    https://youtu.be/B5lnkApccbA

    Gostei muito da sua matéria, abraço.

    ResponderExcluir