domingo, 16 de outubro de 2016

Homem primata, capitalismo selvagem


Todo mundo que passou pelo ensino fundamental sabe (ou deveria saber) que o capitalismo é um sistema competitivo e excludente para acúmulo de riqueza e exploração. Portanto, é um disparate falar em "capitalismo humano", como alguns românticos gostam de teorizar sobre a "domesticação" desse sistema. O máximo que pode haver dentro desse modo de produção é uma regulação estatal para evitar colapsos econômicos como a grande depressão de 1929. Devido à ganância e ao individualismo que se naturalizam dentro deste sistema, mesmo com regulação estatal, não há como haver justiça social de fato dentro do capitalismo. Quem optar por defender o capitalismo precisa saber que ele nunca será totalmente justo.

Também não existe democracia dentro do capitalismo. Como bem disse o professor de ciências políticas Luis Felipe Miguel: "A democracia é apenas tolerada pelas classes dominantes. Quando funciona do jeito que desejam, serve de mecanismo de apaziguamento do conflito e contribui para a manutenção da dominação. Mas sempre há o risco de que a promessa de igualdade política seja levada a sério e voltada contra os dominantes. Nesse caso, eles não hesitam em descartar a democracia e retornar a formas indisfarçadamente autoritárias de governo".

Capitalismo é o sistema onde o rico rouba o pobre

Temos que parar com essa idolatria cega a essa meritocracia de fachada que só vale para quem possui dinheiro. O capitalismo só deu certo para quem tem capital e para quem faz parte da classe dominante. Isso sem falar nas guerras, na destruição da natureza, no consumismo desenfreado, nas mortes por inanição, na violência e na pobreza criminosa que esse sistema desigual gera. Precisamos de um sistema melhor, mais justo, mais humano e mais igualitário. Do contrário, a humanidade estará condenada a apodrecer dentro do pior sistema que os primatas falantes da Terra puderam criar.


6 comentários:

  1. Você conseguiu falar tantas verdades neste texto tão curto que fica até impossível escolher uma delas e comentar sobre cara!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? Aí depois vem um coxinha qualquer e escreve um textão de 30 linhas só xingando, rosnando e fazendo ameaças. Parece que o ódio derreteu os neurônios dessa gente agressiva que comenta neste blog. Mas tá de boa. Quero ver refutarem o que foi dito neste post.
      Abraço, camarada.

      Excluir
  2. o que que o fascismo tem a ver com o capitalismo nao acho que ele era de esquerda mais capitalista ele nao era por favor me explique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fascismo foi um sistema apoiado pela alta burguesia italiana como forma de combater o "perigo vermelho" que vinha da União Soviética. O corporativismo fascista era uma forma autoritária de capitalismo, pois preservava a propriedade privada através da força. Por isso, entre outras coisas, que o fascismo é tratado como extrema-direita pelas academias de ciências sociais.

      Excluir
    2. eu não disse que ele era de esqueda

      Excluir
  3. Gostei da charge do banco mas achei que passou só metade da ideia. Ninguém é obrigado a pagar juros. Qualquer pessoa que tenha conta em banco ao invés de pagar juros, pode recebe-los do banco. É só uma questão de educação financeira.
    Assim como esse, existem outros argumentos no texto que podem ser facilmente refutados.

    ResponderExcluir