sexta-feira, 14 de abril de 2017

E daí que é impossível?


Utopia, para quem não sabe, significa uma situação ideal onde tudo é perfeito, harmônico e feliz. Ou seja: tudo que está no âmbito do irrealizável, que tende a não se realizar, é uma utopia.

Acabar com a fome do mundo é uma utopia. A justiça social plena também é uma utopia. O fim da violência é outra utopia. O fim da corrupção, mais uma. Mas será que por serem tais coisas impossíveis, devemos desistir de alcançá-las?
Claro que não!

São os sonhos que movem o mundo. Ou melhor: é a busca pelos sonhos que move o mundo. Não é porque eliminar completamente a fome do mundo é impossível que devemos nos conformar com as milhões de crianças em estado de subnutrição, ou com os assassinatos dos jovens pobres na periferia, ou com a desigualdade abissal do mundo capitalista. Temos que lutar, sim, pelo impossível.

Não me importo que achem uma perda de tempo lutar por um mundo melhor. Conformar-se com as injustiças é ser cúmplice delas. Eu não posso aceitar viver em um mundo desses: um mundo onde uns têm tudo e onde outros têm nada.
Vou lutar, sim, pela igualdade e pelo bem-estar de todos. E eu não me importo que isso seja impossível.

E daí que é impossível?

Lutar pelo impossível é que faz a vida valer a pena.

2 comentários:

  1. Adoro seu blog e leio sempre! adorei o artigo! como diz Eduardo Galeano
    "utopia serve para que eu não deixe de caminhar"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo prestígio, Ana Cristina!
      Pois é, o que seriam de nossas vidas se não fossem as utopias...

      Abraços.

      Excluir