sábado, 22 de abril de 2017

PC Gamer ou PS4: qual é a melhor opção para jogar?


Eu considerei com bastante convicção, durante muitos anos da minha vida, que o computador era muito melhor e mais vantajoso que os videogames para se jogar. Afinal de contas, no computador tínhamos jogos exclusivos muito bons, emuladores e uma qualidade gráfica normalmente superior a dos videogames. Porém, hoje em dia, eu já não penso mais da mesma maneira. E vou explicar o porquê.

PlayStation 4 ou Computador?
Vamos tomar como referência o PS4, que roda jogos em full HD a 60 fps. Então um PC que queira entrar na disputa com o console da Sony precisa rodar jogos, no mínimo, com esta mesma qualidade. Então, a partir disso, vamos fazer algumas comparações.
Primeiramente, temos a questão do preço. Um PlayStation 4 normal custa cerca de R$ 1.500. Já um PC gamer de configuração igual a do PS4 custa quase o dobro do preço do console da Sony. Só uma placa de vídeo que rode tudo no máximo em full HD no PC não sai por menos de R$ 1.500: valor este que já é o preço integral do próprio PS4! Isso sem incluir processador, HD, memória, placa-mãe, gabinete, fonte, etc – que vai dar, tudo junto, uns 3.000 paus.
Apesar dos jogos do PS4 serem mais caros (normalmente o dobro do preço dos de PC), o console em si tem um custo-benefício melhor por ser mais barato, por ser mais portátil e por não exigir a instalação de softwares, drivers e aplicativos. Fora que é muito mais fácil pegar um vírus no PC do que no PlayStation.

Mas o ponto que realmente faz toda a diferença são os jogos exclusivos. E no caso do console da Sony, os exclusivos são realmente espetaculares. Enquanto que os exclusivos para PC são quase sempre MMORPGs (que eu detesto), FPS estilo Counter-Strike (que eu já enjoei), jogos de estratégia (tipo Warcraft) e os indies toscos – os exclusivos da Sony simplesmente arrebentam em todos os estilos. Não há como negar que os exclusivos da Sony são os melhores. E não existem emuladores ainda para rodar jogos de PlayStation 3 e 4 no PC.

A seguir, deixo uma lista de alguns exclusivos da Sony (alguns também para o Xbox) que NÃO saíram para PC e que são obrigatórios para qualquer gamer que se preze:

Exclusivos do PlayStation:

-Days Gone
-Detroit: Become Human
-Bloodborne
-Uncharted
-Heavy Rain
-Beyond: Two Souls
-Last of Us
-Horizons Zero Dawn
-God of War
-Shadow of The Colossus 
-Last Guardian
-The King of Fighters XIV
-Red Dead Redemption 2 (também para Xbox)
-Super Street Fighter II Turbo HD Remix (também para Xbox)

Você vai precisar de um PC desses para superar um PS4

Claro que o PC hoje em dia ainda é uma ferramenta indispensável. Mas para jogar, um PS4 (ou mesmo um Xbox One) é a melhor opção – pelo menos para mim. O ideal seria ter um PC econômico para as atividades domésticas e escolares de um lado – e um console para jogar do outro. Mas gastar o dobro do preço de um PlayStation para não jogar exclusivos é uma atitude, no mínimo, burra. E mesmo que um PS4 não supere um "PC da Nasa", o que faz um jogo ser bom não são os seus gráficos, mas sim a diversão e o prazer que ele proporciona.

2 comentários:

  1. Ótimo post!Só tem um detalhe, nos exclusivos, você se esqueceu de ciar Nioh, NieR "Deus" Automata(quando voce jogar, você vai entender porque o chamei de Deus), franquia Infamous, Ratchet and Clank, Yakuza 0, e o recém-lançado Persona 5!
    Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, camarada! Um proprietário de PS4 não tem absolutamente nada a perder! E esses jogos maravilhosos que você citou são mais um exemplo de que a Sony é imbatível em matéria de títulos. Fora muitos outros exclusivos que eu ainda preciso conhecer e que devem valer cada centavo que custam.

      Abraço.

      Excluir