domingo, 14 de maio de 2017

O que é pior: um ancap ou um fascista?


Certa vez me questionaram o que eu achava pior na direita brasileira, se eram os AnCaps (anarcocapitalistas) ou os fascistas (os tais "reaças"). E o que veio de imediato à minha mente pode ser resumido no meme abaixo:


Mas após parar para pensar um pouco, cheguei à conclusão que os fascistas são piores. Os fascistas são piores porque, via de regra, não gostam de democracia, são autoritários, violentos, preconceituosos, fanáticos religiosos, apaixonados por torturadores, anacrônicos, paranoicos, incoerentes e representam um grande atraso contra os avanços sociais. Já os ancaps, apesar de viverem no mundo do pirulito, ao menos respeitam as liberdades individuais e não são a favor de ditaduras. O maior problema dos ancaps e "libertários" em geral é que eles acabam apoiando, na prática, um neoliberalismo predatório que é nocivo até para eles mesmos. Fora que tanto ancaps quanto fascistas fazem parte da mesma direita pedante, golpista e pernóstica que apoia um moralismo brega e tem alergia a livros de história e sociologia. No fim das contas, apesar das diferenças, ancaps e fascistas não passam de farinha do mesmo saco.
Entre apoiar os molequinhos do MBL ou os defensores tresloucados da ditadura militar, eu prefiro me atirar de um precipício.

Comunistas, ancaps e fascistas: quem será o pior?

0 comentários:

Postar um comentário