sábado, 20 de maio de 2017

Os 30 motivos para votar em Jair Bolsonaro (ou não)


Perambulando pelo Facebook, me deparei com algumas pessoas copiando e colando de algum lugar 30 argumentos para votar no deputado Jair Bolsonaro para presidente. Eu resolvi então fazer uma pequena reflexão sobre cada um desses argumentos para tentar entender melhor a cabeça desse povo que tanto ama esse ilustre deputado. Sem mais lero-lero, vamos ao que interessa:


30 Motivos para apoiar Jair Messias Bolsonaro:

1- Quer proibir o conteúdo implícito das Novelas da TV Globo e interditar o BBB (Big Brother Brasil).
Ou seja: quer censura. Ok, tá certo que as novelas da Globo estão cada vez piores e que esse BBB é um programa de quinta categoria. Mas querer proibir "conteúdo implícito"... Que conteúdo implícito seria esse? Isso pode ser interpretado de maneiras muito amplas e causar um censura generalizada de tudo que desagrade a certos grupos reacionários. Isso não me parece nem um pouco democrático.

2- Apoia diminuição do Estado (Menos Ministérios, Menos Estatais).
Quais ministérios e quais estatais pretende extinguir/privatizar? Será que diminuir esses ministérios e privatizar as estatais vai dar bilhão? Acho que reduzir esses juros indecentes da dívida pública, recuperar o dinheiro perdido pela sonegação e tributar lucros, dividendos e os mais ricos é muito mais eficiente.

3- Tem projeto de lei para agravar a pena para estupro.
O problema do Brasil não são as "penas leves". O problema do país é que a lei não é cumprida. De que adianta ter a pena mais cruel do mundo contra estupradores, se quase ninguém é punido por este crime? Dizer que vai castrar, matar, etc um estuprador é pura demagogia eleitoral. Isso não adianta. O estupro é um crime que precisa ser combatido na sua raiz, que é a cultura. Hoje nós ensinamos as meninas a não serem estupradas, quando o certo é ensinar os meninos a não estuprarem. O problema está na educação, na cultura e nessa coisa imunda que precisa ser extirpada urgentemente da nossa sociedade que é a misoginia. E falando em estupro, esse tal deputado Jair Bolsonaro, para quem não sabe, é réu na Suprema Corte por apologia ao estupro. Que moral um cara desse tem para falar sobre punir estupradores?

4- É contra o estatuto do desarmamento.
Bolsonaro é integrante da bancada da bala, logo, ele vai apoiar incondicionalmente a indústria bélica, mesmo com seus contrapontos. O problema de armar a população indiscriminadamente é que, primeiro, pobre não vai poder ter arma. Não tem dinheiro pra comprar comida, vai ter dinheiro pra comprar uma arma de fogo? Segundo que não é todo mundo que tem condições psicológicas de portar uma arma letal. Junte a isso o despreparo de muita gente em manejar uma arma e os incontáveis acidentes envolvendo armas de fogo. Isso porque eu nem entrei na discussão de que qualquer um que use uma arma para matar alguém, seja bandido ou não, vai pra cadeia por homicídio. Como a direita gosta de dizer: hoje bandidos tem mais direitos que o "cidadão de bem". Então esse negócio de liberar armas é totalmente incompatível com a nossa atual situação social.

5- Não se vendeu ao PT e nem ao PSDB, sendo citado como um dos únicos políticos do PP na época a não receber propina do mensalão e petrolão.
Não foi Bolsonaro que disse que seria o vice de Aécio em 2014?

6- Não é corrupto, não está sendo investigado em nenhuma operação da PF.
E Furnas? E a JBS? E aí?

7- Tem projeto de lei que isenta de impostos produtos de computadores, incentivando a área de informática.
Ele podia fazer melhor e acabar com os impostos sobre todas as mercadorias e passar a cobrar impostos justamente dos mais ricos, dos lucros, dos dividendos, dos rentistas e toda essa gente grande que faz farra com dinheiro público.

8- É a favor da redução da maioridade penal.
Interessante, reduz para os 16 anos amanhã, depois para os 14, para os 12, 10, 8, 6, 4, 2... Não, para por aí que vocês são contra o aborto, né?

9- É autor do projeto de lei do voto impresso.
É um projeto inútil, porque mesmo este sistema impresso não resolveria o problema de fraudes em urnas "viciadas", isso SE essas urnas existissem. Fora o risco da volta do voto de cabresto que isso causaria...

10- Denunciou o próprio partido por causa da corrupção.
 Não fez mais que a sua obrigação. Pena que não faz o mesmo estando no PSC.

11- É a favor da meritocracia.
Eu também sou. O problema é que o que ele chama de "meritocracia" é, na verdade, uma meritocovardia. Ele não quer ver pobres e ricos competindo de igual para igual. Se quisesse, apoiaria um governo de inclusão social onde pobres e ricos tivessem a mesma educação e as mesmas oportunidades. E Bolsonaro não apoia isso, porque se apoiasse, ele seria justamente o que ele mais odeia: um esquerdista.

12- Defende o livre mercado e a queda de impostos abusivos.
O livre mercado é uma modinha de adolescentes pós modernos que se graduaram em economia lendo memes e assistindo vídeos de apedeutas no YouTube. O laissez-faire laissez-passer nunca deu certo no mundo. Esse "livre mercado" só serviu para acentuar as desigualdades onde foi posto em prática, vide o Chile de Pinochet e a Inglaterra de Thatcher.

13- Ele é contra o Estado que controla tudo.
O Estado não controla tudo. Se controlasse, a Globo não teria dado o pontapé inicial no Golpe de 2016.

14- Defende o direito de que o cidadão de bem possa se defender.
E por acaso é proibido alguém se defender? É proibido apenas usar armas de calibres específicos, como 9mm e 7,62mm. Mas uma escopeta calibre 12 que abre uma pessoa no meio com um disparo, qualquer adulto com registro na PF pode adquirir.

15- É contra cotas, que dividem a população por cor e opção sexual.
Na verdade, a sociedade brasileira já está dividida há muito tempo. Enquanto os pobres e negros moram em favelas, cortiços e palafitas; os brancos, classe média e ricos vivem em condomínios com piscinas e têm carros do ano.

16- Não se acovarda pra esquerda.
Mas se acovarda quando mais se precisa dele, se abstendo de votar contra a terceirização.

17- Não tem rabo preso com corruptos.
Tipo os grandes lá da JBS?

18- É contra as doutrinas do MEC nas nossas escolas e universidades fazendo nossas crianças a aprender que o socialismo é a solução sendo que não é e nunca foi.
Uma pessoa que acha que o MEC "doutrina" as pessoas no socialismo precisa urgentemente descer da sua espaçonave e vir conhecer o planeta Terra. Somente a direita delirante brasileira é capaz de inventar uma imbecilidade desse tamanho para dar suporte ao fim da pedagogia crítica nas escolas.

19- É contra material escolar gay no ensino fundamental para crianças de 6 anos de idade.
Não existe "material escolar gay", isso é homofobia reacionária vitimista do pior tipo. É preciso ser muito tapado para acreditar em mentiras dessa magnitude.

20- Já declarou que vai diminuir ministérios.
Mesma coisa do item 2.

21- Tem PL que torna roubo de automóvel como crime hediondo.
Grande coisa que é exigir isso em um país onde a impunidade reina. 

22- É contra auxilio reclusão e indenização para família de presos.
E deixa os filhos dos presos morrerem de fome. E depois o fascista sou eu.

23- É a favor da pena de morte para crimes hediondos como estupro e latrocínio.
De novo redundância de outros itens. Pena mais dura não resolve porcaria nenhum num país onde  a impunidade é lei e onde a educação é fraca. Melhorar a educação ninguém quer, cuidar das famílias desestruturadas ninguém quer: só querem punir com mais severidade sem nunca atacar a raiz do problema.

24- É a favor da escola sem partido.
Consequência do item 18. A escola sem partido é outra imbecilidade partidária de origem fortemente reacionária e sem nenhum lastro na realidade. Isso não passa de macarthismo tresloucado e alucinação reacionária digna de tratamento.

25- Contra o marco civil da internet.
Ou seja: a internet deve continuar sem regulação, com seus espiões, hackers, traffic shaping e outras coisas lamentáveis soltas por aí.

26- Tem política de planejamento familiar.
E é contra o aborto e a pílula. Nenhuma contradição, imagina...

27- A favor de trabalhos forçados de presidiários.
Joseph Stalin também era. Lembra dos Gulags na Sibéria? Bolsonaro é Stalinista para querer o mesmo? 

28- Tem como objetivo tirar as famílias da pobreza através do Conhecimento.
Que legal, mas isso aí não vale, porque ele plagiou essa ideia do ET Bilu. Ele devia ser a favor de tirar as famílias da pobreza através da inclusão social e das reformas de base. Pena que ele não quer isso.

29- A Favor da proteção da Amazônia e sua biodiversidade e também o único a querer mudar o Código Penal falido do pais, etc.
É a favor da proteção da a Amazônia? Então por que ele não está lutando pelos povos indígenas, contra o latifundiários e contra a bancada ruralista que quer transformar a Amazônia numa grande fazenda? E ele não é o único a querer a mudar o código penal.

30- Só vota em Bolsonaro quem é homem de verdade, defende a família, o direito, a propriedade e gosta de trabalhar. Então anotem e pensem em tudo isso ok...
Ok, sua vaga no Zorra Total está garantida. Tenho que admitir: você tem senso de humor.

Pra mim, chega.

Típico eleitor do Bolsonaro.

12 comentários:

  1. Ressalvas para o seu comentário no item 8

    é uma falácia do declive escorregadio, há argumentos melhores para se usar contra a redução da maioridade penal, uma delas é a de q... se é legítimo reduzir a maioridade penal de alguém e expor essa pessoa à barbárie das prisões brasileiras, é legítimo reduzir sua maioridade como um todo, em vez de 18, passa a ser 16 a maioridade no geral, ou 14, q seja

    se pode responsabilizar criminalmente uma garota de 16 ou 14, tb pode permiti-la se prostituir, por exemplo

    É o princípio da isonomia, garanto q os defensores da pornografia infantil ganhariam muito com a redução da maioridade penal

    E também no 9

    Penso eu (esse projeto nem é do bolçolixo, ele não é original), q a máquina vai só imprimir o seu voto, mas a contabilidade continuará sendo informatizada, ng vai contar papelzinho não

    Enquanto ao resto: bolçomijo é só um boçal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi um argumento fraco que eu usei no item 8, especialmente porque escrevi esse post na pressa e não tive tempo​ para elaborar um argumento mais contundente. Eu posso me aprofundar melhor nesta questão em uma postagem específica.

      E esse negócio de imprimir o voto não me parece uma ideia nada inteligente, porque não vai adiantar nada na prática. Só vai encarecer o processo eleitoral.

      Excluir
    2. Concordo q é inútil e completamente irrelevante, mas é uma ~exigência da sociedade~

      E já q isso não atenta contra o direito de ninguém, penso q não custa atendar a essa frescura popular, sabe, só pro povo ficar "contente", não muda nada na vida de ng mesmo, deixa o povo ficar feliz com a frescurite

      Excluir
    3. Wellington, vc já notou q ninguém ainda, nem o pessoal de esquerda, se dispôs a expor a correlação entre: menor intervenção do estado e liberdade econômica com crescimento de corporações e monopólios? Pq será, o q nós estamos esperando pra tirar a principal máscara do capitalismo "moral" q os liberalecos sustentam?

      Excluir
    4. Eu já tentei conversar com os liberais sobre isso, mas eles insistem em dizer que é "o Estado malvadão que gera monopólios através do corporativismo". O problema é que se o Estado for eliminado - como sonham os ancaps - vira anarquia e não há mais ninguém para reconhecer a propriedade privada. E o tal "livre mercado", com menor intervenção estatal, apenas agrava os atuais problemas. Não há solução para o lado dos liberais.

      Não adianta sonhar, a solução para o capitalismo passa pelo Estado. O problema é a corrupção do Estado e a falta de regulação do mercado. Afinal, alguém precisa garantir que o mercado está agindo de acordo com as regras. Mas vai explicar isso para um liberal...

      Um dos poucos progressistas que entra nessa discussão sobre liberalismo a fundo é o professor Humberto do canal Saia da Matrix. Pena que ele tem pouquíssima visualização no YouTube.

      Excluir
  2. lula é bem melhor para os pobres do que o bolsonaro

    ResponderExcluir
  3. uma observação essa lista de furnas não e verdade agora esse bozonaro e um completo otário tem gente que o compara com trump eneas uma vergonha

    ResponderExcluir
  4. E mais uma, do arigo 5:

    http://bolsonazi.tumblr.com/post/106313675657/votou-em-lula-e-fez-lobby-para-aldo-rebelo-prova#notes

    E ainda votou no Ciro Gomes (que agora é chamado de "comuna").

    ResponderExcluir
  5. So argumento de criança de 7˚ série?

    ResponderExcluir
  6. Obrigado por COMPARTILHAR!! Vou usar o seu conteúdo para discussões com jovens (aliados) ao meu redor, porque sinceramente temo pelo nosso pais!

    ResponderExcluir
  7. Bom são os governantes que sugam o nosso país, roubam bilhões mas ajudam o povo, sinceramente iremos dar a chance ao BOLSONARO, já perdemos a oportunidade de colocarmos o Enéias na presidência, um homem íntegro e inteligente e brasileiro , não um traidor da pátria. Tudo pode nesse país, inclusive roubar, matar, estuprar e etc, chega dessa pouca vergonha.

    ResponderExcluir