domingo, 31 de janeiro de 2021

O capitalismo dá os anéis para não perder os dedos


Quando vi a notícia de que um subgrupo do Reddit havia dado um prejuízo bilionário aos grandes investidores ao comprar em massa as ações da GameStop, fiquei com um pé atrás. Isso porque o mercado de ações é um ecossistema fechado, controlado pelos homens mais poderosos do capitalismo. Ao assistir um vídeo esclarecedor do professor Humberto Mattos sobre esse assunto, minhas desconfianças então mostraram-se verdadeiras. 

Ao contrário do que a direita liberaloide imagina, não foram alguns milhares de nerds do Reddit apaixonados por games que se uniram, do nada, para revolucionar o mercado de ações e mostrar o poder dos gamers, salvando a tão querida GameStop. O que aconteceu foi que bilionários (mais uma vez eles) agiram por trás dessa jogada. Foram os próprios especuladores tradicionais que encenaram essa "revolução", porque foram eles mesmos que conduziram o processo, instigando a galerinha da internet a agir como se fossem suas marionetes teleguiadas. Afirmo isso porque é praticamente impossível que pessoas comuns tenham condições, mesmo em grande número, de realizar tal feito: elas não possuem capital suficiente e nem informações privilegiadas para realizarem algo assim em um timing perfeito. Não é possível causar um prejuízo dessa ordem de grandeza no mercado especulativo sem que haja alguém grande de dentro dele mesmo agindo por trás dos panos. 

O objetivo dessa manobra foi apenas de criar um pretexto para que o Estado regulamente esse mercado (logicamente a favor dos "tubarões" de Wall Street) e o torne inacessível a novos especuladores em um momento de crise. Isso serve para manter o jogo do ganha-ganha entre aqueles que tradicionalmente já estão podres de ricos sem correr risco algum nessa espécie de "jogo de azar" dos ricaços. Ou seja: o mercado de ações é tipo um cassino dos bilionários feito para que eles fiquem ainda mais ricos. Esse estratagema foi mais uma manobra do capitalismo financeiro que se fecha ainda mais para se proteger de si mesmo, ou melhor: é o capitalismo dando os anéis para não perder os dedos.

Não se iludam. Não será possível fazer revoluções comprando ações na Bolsa. Isso é uma piada de mau gosto para que mais idiotas percam o seu dinheiro e achem que estão revolucionando ou mudando alguma coisa. Revoluções, para nós, pessoas comuns, se fazem através de consciência de classe, de greves organizadas e de luta sem trégua contra o capital. Afinal, o que gera riqueza não é a especulação, mas, sim, o TRABALHO.

0 comentários:

Postar um comentário