domingo, 17 de janeiro de 2021

O lucro acima da vida

Dando uma olhada rápida nas notícias do país, eu pude constatar que empresas privadas de transporte público estão amontoando os trabalhadores em ônibus e metrôs lotados em pleno auge da segunda onda pandemia do coronavírus. O que acontece é que muitas empresas de ônibus – que já tinham dispensado os cobradores dos transportes para maximizar seus lucros – agora estão colocando menos ônibus ainda em circulação para economizar os gastos com manutenção e combustível. E com o auxílio emergencial extinto, infelizmente, não resta ao povo outra alternativa a não ser ter que se expor ao risco de contaminação, encarando esses transportes abarrotados para poder sobreviver. O resumo da ópera é que a classe trabalhadora está sendo forçada a ir para o abatedouro. É cruel, é desumano, é genocida – mas é assim que funciona a lei do lucro. 

Mas a tragédia não para por aí. Em Manaus, onde atingiu-se o colapso do sistema de saúde por falta de oxigênio, a polícia apreendeu 33 cilindros de oxigênio que estavam sendo vendidos acima do preço para atender a fins especulativos. Isso é, literalmente, o lucro sendo colocado acima da vida de milhares de pessoas. E ainda há quem justifique essa barbaridade (a turma do "imposto é roubo") alegando que os impostos são altos demais e que tem que vender oxigênio caro mesmo para compensar. Vale lembrar que esse tipo de prática é absolutamente trivial dentro do capitalismo, porque é a lei da oferta e da procura, ou como dizem os liberais: é o "livre mercado". E olha que eu nem mencionei a mercantilização da vacina contra a Covid-19, que provavelmente será adquirida primeiro pelas clínicas privadas brasileiras antes do governo começar a vacinar gratuitamente os grupos de risco. Aí eu te pergunto para reflexão: será que tem disso em Cuba?

É o capitalismo, baby.

Enquanto isso, a elite econômica (tanto nacional quanto mundial) enriquece cada vez mais sem trabalhar. Os bilionários estão mais ricos do que nunca e, no caso brasileiro, a casta rentista encabeçada pelos grandes bancos privados saqueia o Estado de todas as formas possíveis e imagináveis. Ao contrário do que o ministro Paulo Guedes disse certa vez, os verdadeiros parasitas não são os "servidores públicos", mas sim esse bando de bilionários que não trabalham, que herdaram fortunas incalculáveis, que não pagam quase nada de impostos e que lucram cada vez mais com sua influência e poder sobre a política nacional. O mundo não precisa de bilionários, o mundo precisa de políticas de redistribuição de renda, de justiça social, de pleno emprego e do fim dessa loucura autodestrutiva chamada capitalismo. E para completar o desastre ainda temos o imperialismo euroamericano para saquear nossas riquezas, roubar nosso povo e evitar o nosso crescimento econômico. A Operação Lava Jato, por exemplo, foi pensada e planejada pelas elites internacionais com o intuito de destruir nossas construtoras que concorriam com as empresas estrangeiras de engenharia no cenário internacional. O resultado disso é desemprego, desindustrialização e prejuízo econômico para toda a nação. Qualquer semelhança com o neoliberalismo não é mera coincidência.

Essa é a lógica insana do capital: o lucro acima da vida. Enquanto uma minoria parasitária fica podre de rica, a grande maioria que produz a riqueza é explorada, saqueada e assassinada. E depois neguinho não entende porque tem tanto comunista no mundo.

0 comentários:

Postar um comentário