quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

A tal crise dos 18 anos


Antes da famigerada crise dos 30 anos há outra crise muito pior que é a crise dos 18. Isso porque 18 anos de idade é uma idade horrível onde parece que nada dá certo e você ainda não manda na sua vida. Você não sabe quem você é e nem para onde vai. Você não é mais uma criança e também não é um adulto propriamente dito, mas ao mesmo tempo ainda é um misto dos dois. É muita pressão na nossa cabeça nessa fase com relação a trabalho, faculdade, primeira habilitação, tirar documentação, alistamento militar, filiação partidária, direcionamento espiritual, relacionamentos afetivos, responsabilidades que aumentam... 

Quando eu completei 18 anos, lembro que eu estava numa deprê horrorosa devido a uma crise existencial, minha saúde estava ruim, não tinha amigos, não tinha namorada, não tinha carro, não sabia dirigir, não tinha trabalho, não tinha renda, não tinha nenhum instrumento musical, não tinha celular, não tinha videogame ou computador e ainda era um sujeito completamente tímido e introvertido. Meus refúgios eram os desenhos à mão que eu fazia com os quadrinhos da Sociedade do Rock, as estórias fantásticas que eu escrevia em meus cadernos e as músicas que eu escutava num discman velho. Enfim, eu não tinha nenhuma boa perspectiva do futuro. Até hoje eu não sei dizer direito como superei meus 18 anos. Só sei que muitos desses problemas continuaram por anos e alguns continuam até hoje (falta de um carro, por exemplo. Se bem que isso não é exatamente um problema para mim). Acho que o segredo para ter sobrevivido a tudo isso foi não ter me desesperado, ter acreditado que superaria os problemas e ter saído da minha zona de conforto. Com o passar do tempo, a gente vai ficando mais calejado, mais maduro e mais perspicaz. A gente passa a entender melhor como a vida funciona. Graças a isso, a gente consegue enxergar soluções que a impulsividade e a inexperiência não permitiam antes. E talvez seja justamente esse o grande problema de ser ter 18 anos.

A dica que eu dou hoje aos meus 38 anos para alguém que acabou de fazer 18 é de não perder as esperanças, de focar num objetivo de cada vez com metas e prazos definidos e de ter a certeza que nunca mais você terá as chances de começar bem em algo como está tendo agora. Começar a fazer algo novo depois dos 30, por exemplo, é muito mais difícil e complicado, especialmente se for algo que demande esforço físico, como um esporte, por exemplo. Depois dos 29 você já estará "velho demais" para passar em certos concursos públicos, para iniciar uma carreira em algum esporte e até para conseguir emprego em algumas áreas. Mesmo que no começo as coisas saiam erradas, é melhor começar agora e errar do que ficar procrastinando, esperando uma chance perfeita que pode nunca vir. O tempo não volta e depois dos 18, a vida passa muito rápido. Se eu pudesse voltar no tempo ou mandar uma mensagem para o meu eu de 20 anos atrás, acho que apenas mostraria como a minha vida mudou e melhorou hoje – e como eu fui burro e lento em não ter acreditado nos meus potenciais.

0 comentários:

Postar um comentário