quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Como os videogames aproximam as pessoas

Jogar videogame em dupla é muito mais divertido

Uma das coisas mais bacanas com relação aos videogames é a interação que eles promovem entre as pessoas. Jogar videogame não é simplesmente pegar um joystick, se sentar na frente da tv e sair detonando os desafios. O ato de jogar videogame pode fazer parte de um ritual muito maior onde as pessoas interagem entre si e unem as suas forças para vencer os obstáculos impostos pelo game.

Há muito tempo atrás, quando eu descobri uma locadora de videogames perto de casa, minha vida social passou a ficar mais ativa. Numa época onde não existia internet ou redes sociais, ir a uma locadora para jogar videogames acabava sendo uma oportunidade bacana de fazer amigos. Naquela época, a locadora que eu frequentava tinha uma promoção que deixava a hora jogada mais barata quando duas pessoas jogavam juntas o mesmo videogame (multiplayer). Isso era um incentivo que as locadoras davam para atrair mais clientes e que, no meu caso, me ajudou a fazer vários amigos naquele ambiente.

Os games são um bom motivo para juntar a galera

Esse esquema de pagar para jogar continuou até a minha adolescência, quando eu passei a frequentar os fliperamas (também conhecidos como playtimes). Lembro que quando eu tinha uns 13 anos, tinha um playtime numa galeria perto da minha casa que eu frequentava toda sexta-feira. Eu levava apenas R$ 5 e, como esse dinheiro, eu enchia a mão de fichinhas de fliperama e ainda sobrava grana para eu comprar um pastel de vento com refrigerante. Era uma época maravilhosa, porque ali eu curtia clássicos dos games como Metal Slug, Street Fighter, King of Fighters, Samurai Shodown, simuladores de corrida e ainda sobrava grana para traçar um pasteleco. E nessas minhas idas a esse fliperama, conheci uma rapaziada que jogava junto comigo, que emprestava fichas, apostava fichas e ainda dava dicas para ajudar a derrotar os chefões. Claro que também tinham aqueles garotos puxa-saco que ficavam pedindo fichas, mas eles também eram gente boa e interagiam junto com ambiente.

Campeonatos são uma forma divertida de interação

Claro que eu não poderia deixar de mencionar os videogames domésticos nessa história. Uma das coisas mais bacanas envolvendo os videogames caseiros era quando eu ia jogar videogame na casa de amigos, colegas ou familiares. Juntava aquela galerinha na frente da TV e cada um esperava a sua vez de jogar enquanto trocava uma ideia, fazia piadas, dava dicas e comia uns tira-gostos. E depois do videogame, às vezes a gente ainda jogava futebol, tomava banho de piscina ou tomava sorvete.

É por tudo isso que eu considero que os videogames são um meio de interação social dos mais divertidos que existem.
A seguir vou listar algumas razões pelas quais os videogames contribuem para aproximar as pessoas:

- Fazemos amizades
- Trocamos informações sobre os games
-'Rachamos' os gastos com o fliperama
- Nos divertimos fazendo outras coisas enquanto esperamos a nossa vez de jogar
- Conversamos bobagens durante os jogos
- Rimos juntos ao tirar onda com o colega que perdeu
- Fazemos campeonatos
- Comemos Elma Chips com Toddynho durante os jogos
- Jogamos futebol de verdade no intervalo entre as partidas
- Trocamos cartuchos e DVDs com os nossos amigos

Jogar videogame é um gesto social

A conclusão que eu chego é que a diversão não está apenas no videogame em si, mas em todo o contexto criado em torno ato de jogar videogame.
Jogar videogame é quase um ritual para algumas pessoas, pois chamamos amigos, temos lanche comunitário, brincamos e vibramos juntos e nos sentimos plenamente felizes.

É por isso que eu digo que videogame é bom demais da conta, uai!

2 comentários:

  1. Caro Wellington, parabenizo você pela explanação, que apesar do tempo (quase 3 anos) ainda se faz presente e atual.
    Feito isto, gostaria de te convidar a conhecer o 1º ônibus com videogames do Brasil, ideal para campeonatos de videogames ou apenas para uma festa divertida com GAMES na porta de casa. O nome dele é Rodas da Diversão.
    Fica a dica.
    www.rodasdadiversa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Retificando:
    Caro Wellington, parabenizo você pela explanação, que apesar do tempo (quase 3 anos) ainda se faz presente e atual.
    Feito isto, gostaria de te convidar a conhecer o 1º ônibus com videogames do Brasil, ideal para campeonatos de videogames ou apenas para uma festa divertida com GAMES na porta de casa. O nome dele é Rodas da Diversão.
    Fica a dica.
    www.rodasdadiversao.com.br

    ResponderExcluir