sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O Brasil será hexa em 2014?


Eu tenho visto muito oba-oba por aí de pessoas achando que o Brasil com certeza será hexacampeão em 2014, porém, eu não teria tanta certeza assim.

Para começo de história, a seleção brasileira não está lá muito bem: perdeu jogos importantes contra Argentina, França e Alemanha - além de ter sido eliminada na Copa América pela frágil seleção paraguaia.
Outro problema notável está no fato da nossa seleção não disputar eliminatórias para a Copa. As eliminatórias são a melhor oportunidade para uma seleção se preparar para Copa, porque estará jogando para valer com os adversários. O Brasil terá apenas alguns amistosos para se preparar para o mundial. E como todos deveriam saber: amistoso não é a mesma coisa que um jogo valendo vaga numa Copa do Mundo. O Brasil enfrentou a seleção de Portugal num amistoso e a goleou por 6x0 em Brasília. Já na Copa do Mundo de 2010, mais ou menos um ano após essa goleada, ficou num 0x0 feioso com a mesma seleção portuguesa.
E talvez o maior problema esteja mesmo no excesso de euforia gerado pelo fato da Copa ser disputada no nosso território. Não é porque a Copa vai ser aqui que a gente deve sair por aí cantando vitória antes da hora. Basta lembrar das duas últimas Copas...

Derrota para a França em 2006

Derrota para a Holanda em 2010

O Brasil dançou ainda nas quartas-de-final mesmo sendo favorito absoluto nas duas últimas competições. E não é porque você tem uma Copa sendo disputada em casa que as suas chances de levar o título serão necessariamente maiores.

Se fosse para eu apostar, eu acredito que o Brasil, do jeito que está, só irá até as semifinais. Seria eliminado por uma seleção europeia qualquer e faria uma disputa do terceiro lugar sem nenhuma empolgação contra uma seleção adversária mais motivada.

Acredito que a final da Copa de 2014 seja entre uma seleção sul-americana (Uruguai ou Argentina) e uma seleção europeia tradicional (Alemanha, Itália, Holanda, Espanha, França ou Inglaterra). E como nenhuma seleção europeia conseguiu ser campeã no continente americano até hoje, possivelmente ou o Uruguai ou a Argentina darão a volta olímpica no Maracanã. Mas é claro que eu torço para essa previsão estar errada e que o Brasil finalmente seja hexa.

2 comentários:

  1. Tem razão, o Brasil não está nada bem. Do jeito que está será eliminado na primeira fase. Mas não creio que a Argentina será campeã... Acredito que os EUA surpreendam e vençam, é o único título esportivo que falta a eles. Uma curiosidade: o Brasil conquistou o tetra inédito nos EUA, então os EUA podem ganhar o titulo inédito aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do jeito que a coisa vai, eu tô começando a achar que vai ser a Espanha mesmo que vai levantar a taça.

      Obrigado pela participação.

      Excluir