domingo, 12 de fevereiro de 2012

Somos filhos das estrelas

Os Pilares da Criação na Nebulosa da Águia evidenciam de onde viemos

Você já parou para se perguntar de onde vieram todos esses átomos que existem na natureza? Todos esses átomos que constituem a matéria bariônica vieram do espaço, mais especificamente falando: das estrelas. Exceto os átomos de hidrogênio, que se formaram com a condensação da energia do Big Bang, todos os demais elementos que formam a tabela periódica foram fabricados dentro das estrelas por um processo chamado fusão nuclear. Isso não é nenhuma surpresa para aqueles que, de alguma forma, já estudaram um pouquinho sobre astronomia elementar, mas o fato dos nossos átomos terem vindo das estrelas nos leva a uma conclusão inexorável: somos as cinzas de estrelas que explodiram. Em outras palavras: estrelas morreram para que nós pudéssemos existir.

Eis o responsável pela nossa existência

E como se não bastasse sermos formados de material estelar, a vida em nosso planeta só existe por causa de uma estrela: o Sol. É o Sol que nos dá luz, energia e calor. Sem essa estrela no meio do nosso sistema solar, não haveria vida e a Terra não passaria de uma bola de gelo e rocha fundida.
A conclusão a que chegamos é que a nossa existência se deve às estrelas. Graças a estrelas que explodiram e à estrela que nos dá a luz é que existimos e estamos vivos. Isso é muito mais profundo do que parece a princípio, porque se há algo no universo que tenha nos criado, esse algo se chama estrelas.



"Nós estamos no universo e o universo está em nós, porque nós somos feitos de poeira estelar" 
(Neil deGrasse Tyson, astrônomo)



A seguir, alguns vídeos que confirmam que nós somos poeira das estrelas:






Referências externas:
Nucleossíntese estelar
Processo alfa de fusão nuclear

2 comentários:

  1. Gente é pra brilhar, não pra morrer de fome!

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, llManuh! Sem combustível, nada pode brilhar - nem as estrelas e nem nós. Nosso dever cósmico como poeira das estrelas é fornecer combustível para que todos nós tenhamos a chance de brilhar. Devemos combater com todas as nossas forças as desigualdades para que possamos, todos nós, aquecer o mundo com o calor do nosso brilho.

      Abração.

      Excluir