terça-feira, 8 de outubro de 2013

Filósofos machistas


Para grande parte dos filósofos, antigos ou não, faltava razão à mulher ou, na melhor das hipóteses, consideravam que elas possuíam um raciocínio inferior. Para os monges ocidentais, por exemplo, a figura feminina representava um constante risco a ser evitado; a personificação do próprio diabo. Talvez por isso mesmo que tantos absurdos tenham sido ditos sobre as mulheres até os dias atuais. Eis alguns exemplos:

“A mulher é um homem incompleto; um homem castrado." (Aristóteles)

“A mulher é um ser de cabelos longos e pensamentos curtos.” (Schopenhauer)

“Existe um princípio bom que gerou a ordem, a luz e o homem; há um princípio mau que gerou o caos, as trevas e a mulher.” (Pitágoras)

"O fato das mulheres se destacarem na história por sua capacidade intelectual não era um fator suficiente para serem reconhecidas. Para isto teriam que ser homens.” (Kant)

"A mulher foi moldada a partir das costelas de um homem." (São Tomás de Aquino)

"Deus criou a mulher de uma costela, de um osso torto. Se procurares endireitá-la, quebrará. Tenham pois paciência com as mulheres." (Maomé)

"Aconselhava-os a levar chicotes quando fossem com elas." (Nietzsche)

"A mulher foi o segundo erro de Deus." (Nietzsche)

"As mulheres podem tornar-se facilmente amigas de um homem; mas, para manter essa amizade, torna-se indispensável o concurso de uma pequena antipatia física." (Nietzsche)

"Dizia querer escrever de modo tão claro que até as mulheres o compreendessem." (Descartes)

“A inteligência da mulher é mais simples e elementar que a dos homens, mantém-se perpetuamente na infância; ela é incapaz de ver tudo que é exterior ao mundo fechado da domesticidade que a natureza lhe legou.” (Rosseau)

"Deve-se temer mais o amor de uma mulher, do que o ódio de um homem." (Sócrates)

"Fragilidade, o teu nome é mulher!" (Shakespeare)

"Eu não digo que toda mulher gosta de apanhar. Só as normais. As neuróticas reagem." (Nelson Rodrigues)

"O melhor movimento feminino ainda é o dos quadris." (Millôr Fernandes)


"A mulher é o negro do mundo. A mulher é a escrava dos escravos. Se ela tenta ser livre, tu dizes que ela não te ama. Se ela pensa, tu dizes que ela quer ser homem." (John Lennon)

PS: Não sei de que contexto a última frase de Lennon foi tirada. Ela pode ter sido apenas uma referência ao que o machismo faz com as mulheres, como crítica. 

 
Acho que comecei a entender porque existem tantas feministas radicais... Se até eu que sou homem acho essas frases uma fossa de misoginia, imagine uma mulher que sofre até os dias atuais com machismo, slut-shaming, assédios e outros absurdos. Sorte que o machismo está com os dias contados.

28 comentários:

  1. E depois esses merdas de mascus ficam tacando pedras na valérie Solanas....olha quantos misóginos existiram e todos "perdoados" por serem "frutos de seu tempo".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeita a sua observação. Engraçado que os masculinóides não aguentam uma frasezinha misândrica, enquanto que as mulheres tiveram que aguentar essa misoginia por séculos. Espero que as pessoas acordem e parem de achar que misoginia é piada ou frase de sabedoria.

      Excluir
    2. Errado Wellington. Misandria não existe, não existe o ódio aos homens, nem algo parecido. As mulheres adoram e invejam os homens, misandria nada mais que a objetificação sexual masculina ( por meio de piadas, na maioria das vezes) pelas mulheres como forma de transformar os homens em objetos sexuais para satisfaze-las. Agora a misoginia existe e está em toda parte.

      Excluir
    3. Caro Aaaron Jazz, eu discordo de absolutamente tudo que vc escreveu. Tudo mesmo. Fiquei até com preguiça de responder o seu comentário.

      Excluir
    4. Então não posso fazer nada, Wellington. Essa é a verdade. Você já viu racismo contra branco ? Preconceito contra heterossexual ? Sério ? Você já viu algum gay discriminar um hétero sexual ? Não. Da mesma forma com homens e mulheres. A misoginia está em toda parte e a própria " misandria " faz parte dela.

      Eu já espalhei ódio gratuito a mulheres, simplesmente adorava zoar elas, inferiorizar elas e não dava a mínima. Já me chamaram de misógino e anti-mulher, mas nunca dei a mínima, não me importo com mulheres ou com o que elas sentem, eu rio delas, é a melhor coisa do mundo, humilhar uma mulher pelo simples fato de não possuir um pênis já foi algo muito prazeroso pra mim.
      Mas hoje eu reduzi isso, antes eu machucava e humilhava as mulheres, agora simplesmente não me importo, a mulher nem se quer existe, como disse o grande Lacan. Sou um homem assexuado, não sinto atração pelo corpo da mulher, é feio, é nojento, é um homem castrado e deformado, em contrapartida, admiro e muito o corpo masculino, é um templo, um castelo, um monumento perfeito, mas nunca ficaria com outro homem.
      Mas por que eu estou te dizendo isso ? Porque eu vivi a misoginia, eu espalhei a misoginia, eu fiz mulheres chorarem e sofrerem humilhações em público simplesmente por serem mulheres. Esse papo de misandria é tudo bobagem, as mulheres ainda sofrem caladas, elas não alcançaram nenhum tipo de autonomia, muitas delas são depressivas por causa disso.
      A misoginia nunca será extinta, essa é a verdade, não adianta lutar pra combater isso, não se adianta discutir sobre isso, o que adianta é tentarmos reduzir ao máximo a misoginia.

      Eu até hoje sinto prazer em ver uma mulher sofrer, já tive enormes fantasias em que eu castro várias mulheres, mulheres são lixo. Mas em fim, como eu disse, hoje não faço mais isso, não me importo, quero apenas seguir meu caminho, conquistar minha glória e prestígio e me aproximar cada vez mais de Jesus e ser glorificado com ele. Passar bem.

      Excluir
    5. Puta que pariu, vc olha pra outro ser humano -mulher- e sente isso tudo e acha que nao é misogino pq não verbaliza? O respeito tmb passa por afeto pelo outro. Vc devia procurar terapia, você é um machista enrustido

      Excluir
    6. "Ame o próximo como ama a si mesmo", ô fanático de Jesus

      Excluir
    7. bolas ... um verdadeiro sillas ressuscitado




      Excluir
    8. Esse aaron deveria ser preso num manicômio, um verdadeiro doente mental. Ele não saiu do útero de uma mulher, deve ter saído do reto de algum misógino doente igual ele.

      Excluir
    9. Sugiro o livro "Rainha do Lar!? Uma OVA!

      Excluir
  2. ah,já ia me esquecendo...vc está certo em relação ao John Lennon,foi mesmo uma crítica como imaginou.Se não me engano,é um trecho de uma música sobre o tema....

    ResponderExcluir
  3. John Lennon fez essa musica com a esposa, Yoko Ono, que para variar, não é lembrada como compositora da música. O nome da música é Woman Is The Nigger Of The World

    ResponderExcluir
  4. É frustante como que toda vez que pego um filosofo para ler, nao importa quantas coisas lindas ele diga sobre o ser humano, na verdade mesmo ele está falando sobre homens - de preferencia brancos, hetero e cis. É uma decepção com a humanidade; conheço tantos homens incríveis, porém existem tantos ainda com esse pensamento arcaico, mesmo os com ideias complexas e profundas sobre a existência humana. Só rezo pela humanidade - e não deixo de expressar minhas impressões, claro, pois é o melhor que posso fazer para ocupar esses espaços roubados da mulher

    ResponderExcluir
  5. pois para mim as mulheres sao doceis como doce. nao todas, mas eu falo do instinto feminino. elas nasceram para cuidar. seus cursos na universidade escolhidos sao por mioria os voltados para o cuidar. de biologia e saude a pedagogia e psicologia. elas cuidam dos animais, da natureza, dos direitos dos outros e dos seres vivos. sem as mulheres nosso planeta estava perdido. eu devo muito a elas. aquelas corajosas que enfrentaram os homens maus. realmente a filosofia nao foi feita para as mulheres. os filosofos sao homens e glorificam a masculinidade. eu vejo o homem, seja gay ou hetero como um pervertido natural. nascemos com a unica intencao de gozar e sentir prazer. a unica coisa valiosa que temos e a inteligencia para as engenharias e ciencias e para a forca fisica diante de desafios.nossa pica quando esta dura sempre fala mais alto. vivemos para ela.

    ResponderExcluir
  6. frases de realmente com fundo de verdade, em epocas diferentes ja previam o caos que seria no futuro a mudança de querer ser o que não poder ser...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Fundo de verdade"? Vc só pode estar brincando. Não existe nada mais desumano que criar diferenças entre homens e mulheres e depois naturalizar essas diferenças.
      Será que Valerie Solanas também tinha um "fundo de verdade"?

      Excluir
    2. Valeire Solanas foi totalmente contra a história da humanidade. Me diga, como foi o fim das sociedades matriarcais ? Hahaha. Desumano criar diferenças ? Então a natureza é desumana, pois qualquer um percebe que somos diferentes pra caralho.

      Excluir
    3. O problema é criar diferenças que não existem para justificar a desigualdade. Dizer, por exemplo, que as mulheres são menos aptas que os homens para certas áreas do conhecimento (mais bem remuneradas) é criar diferenças onde não há. É por isso a grande necessidade de equidade e de direitos iguais.

      Excluir
  7. Não sei se interpretam direito, mas Kant foi feminista. No momento que ele fala que o poder intelectual da mulher não é o suficiente para serem reconhecidas, ele afirma que a sociedade é machista, e que elas "precisariam ser homens para isto", pois a sociedade só enfatiza os fditos masculinos. Mais cuidado nas interpretações para não sujar o nome de quem não deve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KANT É FEMINISTA AONDE SEU ANIMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAL

      Excluir
    2. sim, fizeram o mesmo com John Lennon. Ele quis dizer que a mulher e feita como escrava pela sociedade, que se quer ser livre a julgam como incapaz de amar, e se quer pensar a julgam como quem deseja ser homem, ou seja, nunca são livres pra ser o que são se não corresponder ao padrão imposto.

      Excluir
  8. Novamente um erro de interpretação, John Lennon está criticando a cultura do machismo, não a reforçando, mais atenção a ironias e críticas.

    ResponderExcluir
  9. Kkk rindo com o cristão acima... Doente, deve ser um homo frustrado que se autoflagela cada vez que pensa em um boy... Machucou e humilhou mulheres, acorda Alice!!! Nenhuma mulher se aproximaria de vc, e mais nenhum homem (gay) quer vc!Talvez por essa razão tanta doença nessa mente... Aproveita a demência e se mata, escória! Nem sua mãe vai ligar, afinal vc nasceu de uma pirxxxk...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, tola. O que mais tem no mundo hoje em dia são mulheres desequilibradas que se envolvem com esses loucos - maníaco do parque tá ai pra provar que eu tenho razão.

      Excluir
  10. Nossa essa história vai longe em kkkk
    Vários anos se passou e ainda o assunto é o msm
    Bom estou comentando aki pois tenho uma pequena história .
    Eu odeio namorar sou homem hétero adoro mulheres mais novas q eu mais é muito chato pq quando estou começando a gostar da pessoa ela já está apaixonada e quer namorar fica pegando no meu pé isso me afoga fico sem ar! A 3 meses conheci uma coroa linda corpo bonito ela estava solteira e fala o tempo todo mal d homens pensei será com ela q vou ficar rsrsrs mais não deu 1 mês e ela já começou a me encomodar com ligação msg no whatsapp querendo sair comigo todos os dias sério odeio mulher chata e não sou o bonitão pegador mais até hj é a msm coisa toda mulher q eu fico quer namorar fica chorando no meu pé será q todas as mulheres são asim ??
    Mulher devia ser como amigos d trabalho estão juntos durante o expediente acabou o turno cada um pra sua casa nada d ficar ligando pra saber se eu estou bem q eu saiba não fiquei com nem uma médica kkkkk
    Acho q toda mulher não conhece o próprio modo d agir pois desdenha ate o final mais depois ama com a própria vida mulher asim pra mim vai me desculpar mais bejo no rosto e tchau nunca mais me viu ........

    ResponderExcluir
  11. Deus fez o homem e a mulher para ser companheiro um do outro e não para ser dividido. o home e a mulher qnd juntos se forma um só corpo e um só pensamento então não dá pra tentar colocar um acima ou abaixo do outro em nível social etc .acho absurdo ver q homens discriminam mulheres sendo q dependerá de uma pra nascer pois não são Adão q foram simplesmente gerados .e tbm acho absurdo mulher discriminar homem pq tbm nos dependemos deles para sermos geradas .então galera ! vamos parar de tentar ser maior ou ver quem é menor...perante Deus somos iguais!

    ResponderExcluir
  12. Quanto anacronismo. Não q isso justifique o machismo de alguma maneira, mas várias frases postas nessa página estão fora de contexto. A análise feita por Nietzsche não tinha a intenção de ser machista e a de Sócrates, feita já faz até um tempinho, talvez mais de 1000 anos atrás, não faz referência a qualquer atitude falocêntrica ou misógina... Aristóteles, Tomás de Aquino de fato tinham essa conduta... mas vale analisar algumas dessas frases.

    ResponderExcluir