sexta-feira, 24 de junho de 2016

Faremos contato com civilizações extraterrestres?


Após pensar um pouco sobre esse assunto, cheguei à conclusão de que provavelmente nunca faremos contato com vida extraterrestre inteligente. Há quem discorde e diga até que os aliens já estão por aqui nos observando, mas eu nunca vi uma única evidência sequer que me convencesse de que a humanidade entrou, entra ou entrará em contato com civilizações alienígenas. Além disso, como já disse Neil DeGrasse Tyson: "somo estúpidos demais para os aliens". Ora, que civilização superior teria interesse em fazer contato com um bando de primatas territorialistas, egocêntricos, agressivos e que destroem o próprio planeta através de um capitalismo predatório? Acrescente a isso o fato de que também não temos nada de interessante para oferecer a inteligências maiores que a nossa. Não somos interessantes para os extraterrestres. Isso porque eu não estou nem levando em consideração a possibilidade de não haver qualquer civilização com quem possamos fazer contato. Já imaginou se não houver nenhuma vida inteligente lá fora? A própria Equação de Drake mostra o quão improvável é ter alguma civilização próxima de nós na galáxia. E mesmo que exista vida inteligente lá fora, o problema é que as distâncias absurdas, a baixíssima quantidade de civilizações e o desinteresse por parte dos ETs são determinantes para que nunca façamos qualquer contato.
É claro que a possibilidade de contato existe, mas acho ela muito remota e também perigosa. Stephen Hawking já alertou sobre os riscos de fazermos contato com aliens predadores, hostis ou indiferentes a nós. Então talvez seja realmente melhor que nunca façamos contato com ninguém. Se nós mal fazemos contato com outras espécies inteligentes do nosso planeta, por que esperar algo melhor com seres muitas e muitas vezes mais avançados tecnologicamente e intelectualmente que nós? Seríamos, na melhor das hipóteses, tratados como seres irracionais por eles.
Creio que o nosso primeiro contato com vida extraterrestre, se ocorrer, será com seres unicelulares. A vida unicelular se forma rapidamente em condições adequadas, o que aumenta teoricamente as nossas chances de achá-la. Mas devido a grande escala de tempo que leva para a vida unicelular se desenvolver para multicelular e o risco razoável de extinções em massa, talvez o mais provável mesmo seja que venhamos a encontrar bactérias fossilizadas em alguma lua de Júpiter. 

0 comentários:

Postar um comentário