quinta-feira, 16 de junho de 2016

Ser machista é a arte de inverter a realidade


Ser machista não é apenas estar do lado de um senso comum que supervaloriza as características do sexo masculino e traz inúmeros benefícios aos homens enquanto torna a vida das mulheres um verdadeiro inferno na Terra. Ser machista é também a capacidade de inverter a realidade e perpetuar mentiras históricas como se elas fossem verdades axiomáticas. Eis alguns exemplos:

-O machista diz que a mulher é o sexo frágil, mas as mulheres vivem mais e são geneticamente mais resistentes a doenças que os homens.

-O machista diz que toda mulher é interesseira, mas são os homens mais que matam e roubam por dinheiro.

-O machista diz que as mulheres são frígidas, mas ele finge que não reprime sexualmente as mesmas desde a infância.

-O machista diz que as mulheres dirigem mal, mas são os homens que mais causam acidentes de trânsito.

-O machista diz que a mulher veio da costela do homem, mas foram os homens que vieram dos úteros das mulheres.

-O machista diz que o homem veio primeiro que a mulher, quando, na verdade, Lilith foi criada ao mesmo tempo que Adão.

-O machista diz que os homens sofrem mais assassinatos que as mulheres, mas os próprios homens são que mais matam outros homens.

-O machista diz que homens e mulheres recebem o mesmo salário fazendo as mesmas funções, mas não diz que são as profissões mais "femininas" as mais mal remuneradas.

-O machista diz que assédio sexual não existe, mas ele é sempre o primeiro a assediar uma mulher na rua.

-O machista diz que todo estuprador tem que ser castrado, mas é o primeiro a relativizar o estupro para a mulher não abortar.

-O machista diz que o machismo não existe, mas...

Enfim, há dezenas de outras frases que mostram que o machismo é a arte de mentir e distorcer a realidade. Enquanto nós, homens, não passarmos a reconhecer os nossos privilégios e a enxergar a realidade como de fato ela é, seremos eternos opressores a jogar a culpa da nossa opressão sobre quem é oprimida. Privilégios de gênero – assim como todos os outros privilégios – precisam ser desconstruídos e transformados em direitos para todos. Tente ser menos macho e mais humano. As mulheres agradecem.


Não gostou?

0 comentários:

Postar um comentário