sábado, 2 de julho de 2016

Jamais faremos contato #2: Não há com quem conversarmos

Será que o universo é um grande desperdício de espaço?

Dizem que o ceticismo é a arte de estragar prazeres, porque destruir velhas crenças e atacar o que nos traz segurança espiritual é algo que tira muita gente da sua zona de conforto. Aceitar a dúvida como um fato é muito desagradável para seres que gostam de respostas fantásticas e imediatas. E o desafio do cético é justamente este: de abraçar o benefício da dúvida ao invés de crer no queremos que seja verdade. Se tratando de vida extraterrestre, não gosto de alimentar falsas esperanças e histórias pouco críveis que permeiam o nosso folclore e a cultura pop. Na minha opinião, nunca faremos contato com seres extraterrestres mais inteligentes. Além das razões citadas no post anterior, ainda há várias outras que corroboram a afirmação de que o contato com vida sapiente fora deste mundo nunca acontecerá conosco. Mas não pense que isso é algo ruim. Basta pensar um pouco sobre os riscos que corremos com um suposto contato. Há riscos de tragédias, doenças, escravidão e extermínio em escala global, muito pior do que ocorreu durante a colonização espanhola. Como diz o velho ditado de schrödinger: a curiosidade matou o gato. Portanto, cautela demais nunca é de menos. Isso porque eu nem levei em consideração o fato de que os alienígenas podem ser completamente indiferentes a nós e podem nos ignorar como ignoramos formigas, minhocas e outros animais que pisamos quando andamos na rua. Na verdade, a possibilidade de contato nem me preocupa tanto, porque ela é extremamente improvável. Claro que a possibilidade deles serem hostis é um risco. Mas o motivo real pelo qual eu acho que nunca faremos contato é simplesmente porque não há com quem conversarmos lá fora.

A Equação de Drake mostra que, se ela for preenchida da forma mais correta possível e também forem feita as devidas correções em sua fórmula, não há praticamente nenhuma civilização próxima o suficiente para realizarmos contato. O universo é grande demais, as distâncias entre as estrelas é absurda e a vida inteligente é muito rara, além de pender sempre para a autodestruição. A descoberta de armas nucleares é tecnologicamente anterior a de viagens interestelares e comunicação espacial, o que nos leva a crer que a chance de extinção de uma espécie antes dela dar um "oi" cósmico é bastante considerável. Veja o nosso caso, por exemplo. A humanidade só está presente hoje neste planeta por um grande conjunto de milagres. Por várias vezes durante a Guerra Fria ataques nucleares foram abortados quase no chute diante de alarmes falsos. Isso sem falar na crise dos misseis cubanos que foi o momento mais tenso da história da humanidade. E as armas nucleares continuam aí nos ameaçando e aumentando cada vez mais o seu poderio de destruição. Isso sem contar com a possibilidade de extinção por desastres naturais, doenças e colapso ambiental. Não temos nenhuma garantia que sobreviveremos para receber uma futura mensagem alienígena. Tudo isso porque eu nem estou levando em consideração que as civilizações duram muito pouco perto dos bilhões de anos de diferença que podem levar para surgirem outras civilizações com quem possam fazer contato. E em um universo com mais de 13 bilhões de anos, achar uma civilização fica ainda mais complicado, porque milhões delas podem surgido e desaparecido durante este tempo. Elas demoram muito para surgir e se destroem prontamente logo que descobrem armas atômicas.

E se os alienígenas forem seres robóticos de uma evoluída I.A.?

A possibilidade que mais me intriga sobre os extraterrestres é que eles possam ter criado um universo paralelo e tenham migrado para ele, posto em vista que o nosso é muito instável e terá um final assombroso. Ou talvez eles tenham construído super máquinas que simulem realidades virtuais onde tenha surgido um mundo perfeito dentro delas, de modo que o que está fora dela não interessa mais a eles. Os aliens podem viver numa espécie de matrix ou, se for possível, podem ter descoberto dimensões superiores onde as coisas sejam mais interessantes. Também ainda há a possibilidade de que formas de vida mais inteligentes sejam exclusivamente robóticas. Seres orgânicos seriam apenas uma etapa para atingir este patamar. Logo, seríamos uma espécie de animal pré-histórico para os aliens. Enfim, o fato é que eu não tenho nenhum bom motivo para acreditar que faremos contato um dia. Tudo está contra nós neste sentido.

O contato com eles ocorrerá apenas na nossa imaginação

PS: Eu estou desconsiderando os crop circles (inclusive aquele que responde a mensagem de Arecibo) por terem fortes indícios de fraude e também o sinal Wow, que também não quis dizer nada que possamos tratar de forma não especulativa.

0 comentários:

Postar um comentário