segunda-feira, 18 de julho de 2016

Qual instrumento é mais difícil: violão ou guitarra?


Essa é uma daquelas dúvidas que sempre aparecem nos foruns e debates na web especialmente entre os iniciantes: afinal, qual instrumento é mais difícil, violão ou guitarra?
Eu sei que ninguém fica satisfeito em escutar "depende", mas a verdade é que depende mesmo. Depende do tipo de música que você quer tocar, do tempo que você gasta com o aprendizado, da qualidade do instrumento que você usa, do tipo de encordoamento e até da sua vontade em aprender. Se eu fosse simplista na minha resposta, diria que, no geral, guitarra é mais difícil que violão. Afinal, no violão você só precisa decorar os acordes principais e conhecer as cifras das músicas que você quer tocar. Já na guitarra, além dos acordes, você precisa estudar escalas, timbragem do instrumento e como os efeitos afetam na tocabilidade. A curva de aprendizado da guitarra e os custos com ela são consideravelmente maiores do que com violão acústico. Porém, se você pretende ser um violonista clássico, que toca violão flamenco, com dedilhado mais refinado e um conhecimento sobre a música mais apurado, o violão vai parecer bem mais difícil que uma tocabilidade de guitarra intermediária.

Equipamento necessário para ter um violão

Faz quinze anos que eu toco violão e apenas dois que toco guitarra, mas acho que aprendi o suficiente sobre os dois para poder responder qual deles exige mais. Se eu tivesse que responder sinceramente, na lata, diria que guitarra é mais difícil. Apesar de ambos terem seis cordas e a mesma afinação, o violão é um instrumento mais simplificado, mais compacto, mais portátil e que cai muito melhor para acompanhar a voz. Para tocar violão, você só precisa do violão mesmo, enquanto que a guitarra você precisa de energia elétrica, um amplificador, cabos e pedais. Além disso, a guitarra mistura uma quantidade enorme de técnicas, como palhetadas sweep e alternada, ligados, bends, vibratos, slides, two hands, tapping, palm muting, harmônicos artificais, alavancadas e powerchords. Outra coisa que facilita no violão é que ele pode ter cordas de nylon, que calejam menos os dedos que as cordas de aço.
Quem sai do violão para guitarra costuma ter menos dificuldades em se adaptar do que no caso contrário. As cordas da guitarra são mais "sensíveis" e fáceis de fazer bends e o instrumento tem um braço mais estreito. Já quem sai da guitarra para o violão acha o violão mais duro e difícil de tocar. Uma coisa que eu estranhei bastante quando comecei a tocar guitarra foi que o peso do corpo dela é bem maior que o do corpo do violão, fato que nos obriga a usar correias quando for tocar em pé.

Equipamentos necessários para ter uma guitarra

Talvez o ponto de maior diferença entre os dois instrumentos seja com relação mesmo à parte elétrica e de timbragem. O violão acústico só tem aquele timbre único que ele proporciona. O violão elétrico oferece opções de timbragem através dos equalizadores do amplificador ou do pré-amplificador. Já a guitarra oferece uma possibilidade bem mais vasta de timbres seja através do amplificador, da pedaleira, dos pedais ou dos próprios potenciômetros e captadores da guitarra. Além disso, a regulagem na guitarra costuma ser mais complexa por ir além de tornar a tocabilidade mais confortável. Coisas como afinação das oitavas, ajuste do tensor, regulagem da ponte, blindagem elétrica e regulagem da parte elétrica são obrigatórias na guitarra. A guitarra também pode frustrar mais o iniciante porque geralmente ela possui chiados e ruídos (especialmente as mais baratas ou com single coil). Fora que guitarras boas são bem mais caras que violões bons.

Enfim, se tem uma opinião diferente ou algo a acrescentar, os comentários estão aí para isso.

5 comentários:

  1. Discordo sobre a guitarra ser mais difícil tecnicamente, o violão clássico e flamenco exigem muita técnica, além dos dedilhados há os rasgueados, trêmulos, vibratos laterais e as escalas são tocadas com alternância dos dedos na mão direita. Fora o fato do braço do violão ser mais largo e dificultar a agilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Felipe.

      Acho que o grau de dificuldade com cada instrumento varia de pessoa para pessoa. Como eu passei 13 anos tocando violão antes de passar para a guitarra, o violão sempre me pareceu muito mais familiar e fácil, mesmo o violão clássico. Já os solos mais complexos e que exigem grande agilidade na guitarra são quase impossíveis de se tocar para mim. Enfim, isso vai de cada um.

      Abraço e obrigado por sua participação.

      Excluir
    2. pqp, o cara nao leu o texto mesmo, nao é possivel. Ou é burrice ou é preguiça.

      Excluir
  2. Para quem quiser tocar os dois instrumentos, acho que melhor é começar pelo violão, devido ao esforço despendido, tanto na mão esquerda como na direita para garantir a audibilidade. Daí a transição do violão para guitarra é fácil. É só reduzir a força e, já está.
    Escala é necessária tanto na guitarra como no violão, para quem quer tocar bem.

    ResponderExcluir
  3. Olá, aprendi errado a tocar teclado, só conhecendo todas as notas mesmo... Os dedilhados são muito difíceis de tocar com as duas mãos! Eu arranho alguns acordes no violão, eu queria aprender a tocar guitarra, mas eu acho isso muito difícil! Parabéns pra quem já toca, é que eu não tenho as coordenações motoras pra levar isso adiante!

    ResponderExcluir