quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Dissecando a PEC da Morte


Que a PEC 241/55 é o AI-1 do novo regime cleptocrata-neoliberal, ninguém duvida. O problema é que muita gente inteligente tem se mantido indiferente e até omissa diante dessa PEC. Isso porque quem não tem tempo para se aprofundar sobre teorias econômicas acaba por viver numa bolha de ilusão de conhecimento produzida pela persistente lavagem cerebral midiática. Essa lavagem cerebral é criada através do monopólio de opiniões de supostos especialistas que falam na TV e que são financiados por grandes bancos e multinacionais. Tudo isso é apresentado ao telespectador sem um contraponto, sem uma opinião divergente. Aliás, falando em lavagem cerebral, na última segunda-feira, por exemplo, tive o descontentamento de assistir uma matéria no JN sobre o "conselhão" do Temer. Nesse conselho unilateral, o tragicômico empresário Nizan Guanaes sugeriu que Temer aproveitasse a sua impopularidade para impor medidas impopulares contra a população: e tão somente contra a população. Segundo o raciocínio do Nizan, os grandes empresários, a grande mídia, os muito ricos, os juízes e políticos não precisam provar desse "remédio amargo", apenas o povo. É mole?


Já esses neoliberais de apartamento que defendem a PEC da Morte usam constantemente comparações equivocas de aspectos complexos de macroeconomias inseridas em contextos de microeconomias para ludibriar os incautos e convencerem a si mesmos que estão certos. Porém, qualquer um que tenha noções básicas de economia sabe muito bem que a austeridade não é a única saída para se resolver uma crise. Na verdade, a austeridade não é solução para crise nenhuma. Há várias outras medidas que não sacrificam os trabalhadores, os aposentados, a saúde, a educação e os pobres para se combater a crise. Só que como o Golpe foi financiado pela elite para beneficiar a si mesma, o único que vai pagar sozinho pela conta dessa aventura golpista é o povo.
Indo nessa onda, os neoliberais pobres não se dão conta que o Brasil está entregando as suas riquezas e destruindo a sua própria indústria como se tivesse perdido uma guerra para os EUA. Aliás, sobre esse assunto, PHA fez um vídeo bastante esclarecedor mostrando as ironias do arrocho popular sugeridas por Nizan, que vou deixar anexado a seguir.



Mas enfim, como o assunto aqui é a PEC, e não as teorias plutocratas do Sr. Nizan, vou deixar abaixo três vídeos muito bons que dissecam a PEC 55, esclarecendo o que ela realmente é. Se quiser defender essa PEC, o direito é todo seu. Mas se for fazer isso, faça depois de assistir aos vídeos abaixo.







Para saber mais:
Temer prega austeridade e faz farra fiscal
Três medidas alternativas à PEC 241/55

0 comentários:

Postar um comentário